A terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apresentada pelo Ministério da Educação no dia 6 de abril, define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.
1 CONHECIMENTO, 2 PENSAMENTO CIENTÍFICO,CRÍTICO E CRIATIVO, 3 SENSO ESTÉTICO, 4 COMUNICAÇÃO, 5 ARGUMENTAÇÃO. 6 CULTURA DIGITAL, 7 AUTOGESTÃO, 8 AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, 9 EMPATIA E COOPERAÇÃO, 10 AUTONOMIA.
ELABORE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE OPORTUNIZE AO ALUNO DESENVOLVER UMA DAS COMPETÊNCIAS ABORDADAS.