sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Novas mídias: Leitura e produção textual

Durante nossa formação pudemos analisar nossa prática pedagógica frente ao uso das TIC's no ambiente escolar, além da trocas de atividades e práticas realizadas em sala de aula. Hoje realizamos a leitura reflexiva de um texto.
Registre a síntese da análise do artigo "Novas Mídias: Leitura e Produção Textual" de Fernando Moreno da Silva da Revista Odisséia . Relate os tópicos analisados e os componentes de seu grupo de trabalho.

6 comentários:

  1. NOVAS MÍDIAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO:
    O blog foi criafo em 1997 pelo norte americano Dave Winer, no Brasil chegou no ano 2000 com o radicado brasileiro Nemo Nox.
    É importante inserir esta metodologia na vida das crianças, pois trabalhar com os gêneros textuais é um bom exercício para os nossos alunos, pois o mesmo precisa refletir sobre o contexto desenvolvido em cada gênero textual.
    E de acordo com o texto lido podemos afirmar que é de suma importância atrelar as novas mídias às propostas dos PCNs, para melhor aprendizagem das crianças e inserção dos mesmos no cotidiano, porém esta realidade não nos compete, já que não possuímos as ferramentas apropriadas e tempo adequado para execução das propostas citadas.

    Grupo: Alessandra Afrea, Renilda, Rita, Marcia, Sueli, Juliana, Cleice, Glaudir.

    ResponderExcluir
  2. Novas Mídias: Leitura e Produção de Textual
    ( Introdução / Novas Mídias)
    Fernando Moreno da Silva


    O texto de Fernando Moreno da Silva, nos fala da avalanche de informações que sofremos nos dias de hoje. Nos últimos trinta anos recebemos mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Todo esse cenário foi impulsionado ainda mais com os benefícios da internet, pois as informações que recebemos hoje vem de uma forma rápida (em tempo real).
    No âmbito social todo esse aparato a nossa disposição estabeleceu novas formas de relação.
    O meio trouxe inúmeras facilidades, com maior acesso a pesquisa e comodidade, pois as fontes são diretamentes acessíveis ( só devemos ter cuidado com a veracidade) ao contrário da imprensa e da TV que são instrumentos de manipulação em massa. Na internet o usuário é capaz de ler a informação e tirar suas próprias conclusões, expressando opiniões. Trouxe uma nova forma de relação entre as pessoas, esta cada vez mais presente no cotidiano. Portanto, é um fênomeno irreversível, que tem mudado os comportamentos e, consequentemente, a cultura.

    Grupo: Angela, Fabiana, Hellen, Kátia, Maria de Fátima, Maria José e Renata

    ResponderExcluir
  3. “ Novas mídias como instrumento pedagógico” e
    “ considerações finais”


    Nessa leitura refletimos sobre a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, ressaltando o contato de diferentes tipos de textos ( esportivo, literário, musical, jornalístico, cientifico, digital etc ), refletindo sobre os mecanismos linguísticos e extralinguísticos que estão presentes no processo comunicativo.

    As novas mídias trouxeram novos gêneros textuais que o professor não pode ignorar, até mesmo porque na maioria das vezes faz parte da realidade direta do educando, proporcionando uma melhor aprendizagem e utilização sobre a nova ferramenta.

    O BLOG pode ser uma boa opção de utilização no gênero digital especifico para cumprimento de tais objetivos como de criação, leitura, desenvolvimento do senso critico e produção, considerado assim um “diário virtual”.

    O BLOG foi criado em 1.997 pelo norte americano Dave Winer chegando ao Brasil por volta de 2.000, onde houve um crescimento considerável em relação a outras tecnologias de comunicação lançadas ao longo da história.

    A principal contribuição do texto é apresentar os encaminhamentos que têm sido dados a essa discussão nas literaturas nacionais o que pode ser útil a quem deseja aproximar-se das tendências atuais da introdução das novas tecnologias na educação.

    Grupo: Alyne, Cátia, Elvina, Margarete, Patricia Leite, Regiane e Roberta Cecilia.

    ResponderExcluir
  4. GENEROS TEXTUAIS PARA A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

    Gerero Textual:Discussão no Sistema Educacional - Ensino da Lingua Portuguesa.
    Sec XIX: era ensinada em três disciplinas: Gramatica,Retórica e Poética.
    1950 - Mudanças Iniciadas no Ensino: UNIÃO DA NOMENCLATURA "LINGUA Portuguesa.
    1970 - lEI DE DIretrizes e Bases : 2ª mudança - Forma mais pragmática - instrumento de comunicação.
    1980 - Recebeu contribuições da Linguistica.
    #ensino renovado da gramática,pautado na linguistica
    # busca de um novo objeto de ensino,reflexão do uso da lingua.
    Pratica da leitura e da Produção Textual.
    A Educação comprometida com o exercicio da cidadania ´precisa criar condições para o alunoa possa desenvolver sua competencia de leitura ,fala e escrita.
    Parametros Curriculares Nacionais: são diretrizes que norteiam os curriculos e os conteúdos de Lingua Portuguesa.
    Discussões e criticas voltada ao ensino tradicional da Lingua (somente ao ensino da Gramatica)
    O ALUNO DEVE CONHECER E EMPREGAR AS DIVERSAS FORMAS E SITUAÇÕES DA COMUNICAÇÃO.
    Desenvolvendo a competencia comunicatica.
    Maior contato com Textos Jornalistica,blogs,sites, Hq, piadas,musical,cartas,resenha,edital,reportagem etc...
    Grupo; Patricia Alcantara ,ELOISA H.B.Junquiera,
    Erica Parra,Milena Pires,Juliana Contadine,Fabiana Carvalho,Maria Cecilia Lemos,Cleonice C. Canabrava.

    ResponderExcluir
  5. Grupo 1
    Introdução e Novas Mídias

    Hoje o homem esta vivendo um diluvio de informações de diferentes meios e formatos e muitas vezes não consegue absorver tudo o que lhe é transmitido causando assim uma saturação.
    Toda essa informação é causada pela rapidez e a diversidade nos meios de comunicação principalmente da internet que trouxe consequências , onde fomos influenciadas nos aspectos social, cultural e econômico , mas esta influencia nos libertou da formalidade nos dando a possibilidade de um confronto critico e direto alterando completamente os meios de comunicação tradicional.

    A internet criou uma oposição entre mídias tradicionais ( jornal, revista, tv , livros etc) e novas mídias como e-mail, sms, msn , mídias sociais que fazem uma interação entre pessoas possibilitando um conteúdo compartilhado dentro do ( facebook, Orkut, myspace, wikipedia etc).
    Os jovens de hoje vem construindo um novo meio de aprender buscando novas fontes de informação tornando- os mais dinâmicos e participativos .
    Apesar , de toda proliferação da internet, a exclusão digital ainda é grande , dai a necessidade de promover o letramento digital, criando condições para que o aluno possa se desenvolver com a linguagem multimodal do ambiente digital, enfim, pôr o aluno em contato com gêneros que estão cada vez mais presentes na comunicação mediada por computador .

    Vania
    Viviane
    Luciana
    Roselene
    Eliane

    ResponderExcluir