quinta-feira, 6 de junho de 2013

Recursos Educacionais Abertos

Compartilhe sua síntese e suas descobertas neste espaço, registre o nome dos componentes de seu grupo

LEITURA REFLEXIVA DO TEXTO EM GRUPO  “ REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagem” – Lilian Starobinas

LIVRO – RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS – ORG.BIANCA SANTANA - EDUFBA

Compartilhar sua síntese com o grupo

                                                 Aulas na informática
                                                 Ideias para inserir tecnologia ao planejamento pedagógico - por Ana Paula Costa

12 comentários:

  1. REA - Recursos Educacionais Abertos. Um material de domínio público disponível na internet com uma ferramenta a mais para ser usada na educação.
    O recurso rompe com a tradição de direitos autorais permitindo a edição e reutilização de materiais apropriados para a educação. "É UM VERDADEIRO INCENTIVO A NOVA AUTORIAS",permitindo um "REMIX" recheado de novas informaçoes.
    :)

    DENISE-TELMA-RITA DE CÁSSIA-CARLA TAMARA- DÉBORA AMÉLIA-SORAIA MARIN.

    ResponderExcluir
  2. VIAJANDO PELOS BLOGS SUGERIDOS NA AULA DE HOJE 07/06/13
    :)
    TODA VIAGEM PELO MUNDO DA APRENDIZAGEM SÓ PODERÁ APRESENTAR RESULTADOS POSSITIVOS. COM ESSA NÃO FOI DIFERENTE:
    VISITANDO, APRENDENDO A APRENDER - AULAS NA INFORMÁTICA E IDEIAS PARA INSERIR TECNOLOGIA AO PLANEJAMENTO PEDAGOGICO PODEMOS OBSERVAR E FACINAR-SE COM TANTA DIVERSIDADE DE MATERIAL DIDATICO, PODEMOS DESTACAR O "LIVRO VIRTUAL" - MY EBOOK - SIGNIFICADO DOS NOMES ENTRE TANTOS. COM TANTO UM DOS SITES NÃO FORNECE TRADUÇÃO EM PORTUGUES DIFICULTANDO SUA UTILIZAÇÃO.
    DENISE - TELMA - RITA DE CASSIA - CARLA TAMARA - DÉBORA AMÉLIA E SORAIA MARIN.

    ResponderExcluir
  3. Compreendemos que para que o aluno crie a partir de referências inspiradoras, ampliando seus horizontes por meio da interdisciplinaridade, os recursos educacionais abertos contribuem para estimular a troca e compartilhamento de produções e informações. Consequentemente propiciam a construção de conhecimentos, não somente a apreensão ou reprodução destes.
    Equipe: Vanessa Máximo, Valquíria Salles, Tatiene Viana, Luzinete Lucena, Edenisee Alves e Simone Silva.

    ResponderExcluir
  4. Os recursos educacionais abertos tornaram a busca do conhecimento mais acessível em âmbitos educacionais, culturais e sociais. O aluno têm uma visão ampla e real do conteúdo apreendido. O professor tem liberdade de transpôr de maneira exploratória e abrangente o conteúdo e suas várias possibilidades de aprender. Para a sociedade em si, essa disponibilidade auxilia na construção profissional e intelectual onde o suporte digital torna-se uma prática e necessidade engrandecendo a cultura.
    Jaqueline, Cristina Poleto, Lucimara, Adriana, Cristina Gatz

    ResponderExcluir
  5. O professor deve ser mediador, adotar uma postura dialogica em relação aos recursos que utiliza, viabilizando o trabalho coletivo, a troca de experiências entre os alunos na construção de conteúdos e conhecimentos no coletivo.

    Grupo: Cristiane Damásio; Viviane Ventura; Simone Rodrigues; Érica Parra; Regiane Almeida; Virginia Souza; Simone Fortunato.

    ResponderExcluir
  6. A partir da leitura do texto “Compartilhamento de criatividade e conhecimento” (Lilian Starobinas), foi possível refletir sobre a importância e necessidade do trabalho interdisciplinar, pois permite ganhos do conhecimento e criatividade para o aluno. A escola nos moldes da sociedade industrial é criticada, uma vez que compartilha o conhecimento encapsulado (tradicional).
    A legislação atual dá direito ao acesso à obras, porém o pesquisador se depara com restrições com relação a alguns materiais, situação essa que minimiza a qualificação do mesmo, já que todos tem direito ao acesso a conteúdos que possibilita a construção do conhecimento.
    Diante disso, pesquisamos dentro dos blogs sugeridos atividades variadas e de livre acesso para o uso no laboratório de informática, variando os temas e conteúdos, abrangendo todas as disciplinas, alguns disponibilizados por ano, facilitando e enriquecendo a atuação do professor em sala de aula, sendo recursos educacionais abertos que colaboram com a prática do docente. Márcia Pedroso, Irenilda Oliveira, Elaine Garcia, Rosana Tascin, Vânia Siano, Márcio Urban.

    ResponderExcluir
  7. SINTESE
    “REA” E A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO

    O TEXTO ABORDA SOBRE A MUDANÇA DE PARADÍGNAS DA EDUCAÇÃO, NO QUE DIZ RESPEITO A DINÂMICA DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. COLOCA EM REFLEXÃO À NOSSA METODOLOGIA, NA MAIORIA FOCADA NO CONTEÚDO E LIVRO DIDÁTICO, DESPREZANDO FERRAMENTAS IMPORTANTES COMO O COMPUTADOR, O USO DA INTERNET, ENTRE OUTRAS TECNOLOGIAS.
    NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA E COLABORATIVA A APRENDIZAGEM SE DÁ NAS RELAÇÕES E INTERAÇÕES, NÃO SE RESTRINGINDO SOMENTE AO PROFESSOR E ALUNO. O REA ( RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS), É UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA NESSA AQUISIÇÃO E NA DISSEMINAÇÃO DE NOVOS SABERES, CRIAÇÃO E REALIMENTAÇÃO COM NOVAS IDÉIAS, NESSA REDE DE SABERES. COM ISSO, TODOS PARTICIPAM DESTE PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

    BLOGS

    COMO O PRÓPRIO TEXTO NOS COLOCA OS BLOGS FAZEM PARTE DESSAS FERRAMENTAS NA APROPRIAÇÃO DO SABER E POR SUA VEZ, MULTIPLICAR E DIMENSIONAR OS FUTUROS SABERES. TODOS APRENDEM.

    PROFªS

    MÁRCIA APARECIDA - ELIZANGELASANTANA - CLEONICE CARNEIRO- SHIRLEI MOURA - CINTIA RIBEIRO - MARILIA APARECIDA E PAULA ADRIANA

    ResponderExcluir
  8. O Rea é uma estratégia para promover a aprendizagem com diálogo e muitas idéias. Ao mesmo tempo pode ser um instrumento de avaliação produzidos pelos alunos(correção Coletiva)entre outros.
    Possibilitando intercâmbios de várias coisas, principalmente de ideia, para serem compartilhadas entre todos.
    O saber não é fixo sempre está em mudança e aperfeiçoamento.

    Professoras Ana Crístina, Camila, Daeli, Daniele, Fabiana, Fernanda, Mariza, Rosemeire, Silvandira, Simone M. O Rea é uma estratégia para promover a aprendizagem com diálogo e muitas idéias. Ao mesmo tempo pode ser um instrumento de avaliação produzidos pelos alunos(correção Coletiva)entre outros.
    Possibilitando intercâmbios de várias coisas, principalmente de idéias, para serem compartilhadas entre todos.
    O saber não é fixo sempre está em mudança e aprefeiçoamento.

    Professoras Ana Crístina, Camila, Daeli, Daniele, Fabiana, Fernanda, Mariza, Rosemeire, Silvandira, Simone M.

    ResponderExcluir
  9. Compartilhamento de criatividade e conhecimento
    O referido texto, enfatiza a importância desse pensar em projetos que façam uso do REA na sua estruturação, ou seja, propondo a abertura de recursos educacionais sendo também uma oportunidade de trabalhá- los utilizando conjunto de diferentes refefenciais disciplinares como: textos,vídeos, softwares e leitura de imagens.
    Nesse sentido teremos um enfoque interdisciplinar permitindo ganhos no compartilhamento de conhecimentos entre professores e alunos.
    Para tanto se faz necessário facilitar o acesso, o uso e a circulação de produtos culturais em suas diferentes formas de expressão,
    Dentro do contexto da disceminação da cultura digital está garantido o direito ao acesso de recurso educacionais abertos para que educadores e alunos usufruam de forma criativa, dinâmica com o objetivo de ampliar seus conhecimentos.

    Os blogs são recursos que possibilitam uma diversidade de conteúdos que abrange todas as faixas etárias e disciplinas e proporciona ao professor o acesso à atividades interdisciplinares.

    Profºs
    Claudemar, Gislaine, Ivonete, Juliana, Marinalda e Simone.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Cap. 3-Compartilhando arquivos desconhecidos

    Certamente você possa ter em seu computador um arquivo que poderá facilitar sua buscas com rapidez como: Lime ware, Ares ou Emule ( permite a troca de redes chamadas Peetro-Peer ou P2P).
    Podemos estar envolvidos e na facilidade de encontrar o que queremos rápido não atentamos de onde são provenientes estes arquivos. Porém não sabemos e nem levamos em consideração que no momento do download, podemos estar cometendo um crime de violação do Direito Autoral.
    Essas redes P2P estão diretamente relacionadas com atos ilícitos, como a pirataria e a violação dos direitos autorais.
    Lembrando que o risco de gravarem arquivos desconhecidos no computador podem ter vírus e causar diversos danos no computador e nas transações que são9 feitas pela internet. Sem contar com conteúdos impróprios disponíveis sem controle.
    Pense nos riscos e benefícios do uso das redes P2P.

    Maria Cecília da Silva Lemos

    ResponderExcluir
  12. Capítulo-2
    Claudemar F. Cambuí
    A diferença - “Hacker” e “Cracker”
    O termo hacker foi atribuído às pessoa que gostavam muito da tecnologia e que se especializaram a ponto de usarem seus conhecimentos para diversificados fins. Entretanto algumas dessas pessoas usavam seus conhecimentos para o seu benefício e de quem os procurassem, enquanto outros usavam para lesar empresas e a sociedade em geral.
    Para separar os bem intencionados dos demais, foi criado o termo “cracker”- pessoas que usam seus conhecimentos para lesar as empresas , serviços dos governos, entre outros. O “hacker” por outro lado é procurado pelas empresas para a realização de trabalhos que envolvam a tecnologia, pois são pessoas que usam seus conhecimentos a benefício da sociedade
    Os crackers na sua maioria são jovens que usam a internet para a prática de vandalismo e crimes cibernéticos. Suas práticas geralmente acontecem devido falhas na segurança desses meios que por eles são atacados atacados.

    ResponderExcluir