quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PEDAGOGIA DE PROJETOS

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6 comentários:

  1. Podemos definir a Pedagogia de Projetos como uma atividade intencional que pressupõe um objetivo que dá unidade e sentido as várias atividades passando para o aluno a responsabilidade e autonomia. Tornando co-responsáveis pelo trabalho de Projetos. Apresenta também uma característica de autenticidade, pois o problema a resolver é relevante e tem o caráter real para os alunos em que não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. Assim, os Projetos envolvem uma complexidade e resolução de problemas e o objetivo central constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas que exige uma atividade para sua resolução. (Cintia - EMEF Hugo Ribeiro de Almeida, Érica - EMEF Osvaldo Quirino Simões, Alice - EMEF Edmundo Burjato, Irenilda EMEF - Biondo, Djully - EMEF Zulika, Wérlen - EMEF Antonio de Sampaio)

    fonte:www.propgpq.uece.br/semana_universitaria/anais/.../humanas_24.doc acessado em 08/11/2013

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  2. EXECUÇÃO OU DESENVOLVIMENTO

    "Execução ou desenvolvimento: é nesta etapa que ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber (...) e criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema."

    http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm

    PROFª: DENISE; RITA, SORAIA, MÁRCIA, VANESSA.

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  3. A avaliação é inclusiva, onde a criança é protagonista na realização do projeto em questão, dando oportunidades de envolvimento, interesse e participação no desenrolar das diversas etapas deste projeto, ou seja, a criança a partir da execução do mesmo organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões individualmente e coletivamente, promovendo assim amplitude no âmbito cognitivo, social, afetivo e emocional.
    Profs. Shirley, Renilda, Fatima, Virginia, Daniele, Elaine, Marilia.

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  4. 3-Execução e desenvolvimento


    Os projetos desenvolvem-se em sala de aula a partir das problemáticas locais ou de temas de interesse
    dos alunos.
    Portanto, é fundamental que o professor compreenda as
    potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de
    projetos em sala de aula, nos quais os alunos são sujeitos ativos da
    aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplem
    a autoria dos alunos e preservem a função essencial da escola: o
    desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de
    conhecimentos e a construção da cidadania.
    Não é o professor quem planeja para os alunos executarem,
    ambos são parceiros e sujeitos do processo de conhecimento, cada um atuando segundo seu papel e nível de
    desenvolvimento.
    O projeto deve-se buscar a sua problemática,e o desenvolvimento das etapas ao qual o objetivo delimitou devendo atuar dentro de uma realidade entre ambos(aluno-professor).

    Componentes:
    Milena
    Eduardo
    Fernanda
    Márcia

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  5. Pedagogia de Projetos


    A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas flexíveis, de forma coletiva, entre alunos, professores e comunidade.
    O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas. professores e comunidade.
    A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
    Participantes:Angelica -Daeli - Maria Cecília - Rosa Ferrari

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  6. AVALIAÇÃO

    A avaliação deve ser algo absolutamente inerente ao nosso trabalho, na perspectiva de uma postura constante de observação, investigação e crítica construtiva em relação à qualificação de nossa prática e intervenções didáticas, procurando conscientizar-nos dos aspectos que estão dando certo e que podemos ampliar, dos que têm de ser modificados, revistos, melhorados e aprofundados e do que ainda tem de ser buscado, inventado, criado em termos de novas alternativas, dentro da própria equipe, em nossos momentos de estudo e trabalho coletivo, através de iniciativas individuais ou de cursos e seminários que frequentamos ou promovemos.
    Essa avaliação inclui o professor e sua própria prática, a equipe pedagógica e a proposta da escola, passando pela relação com os pais e comunidade escolar geral, com os alunos e sua própria aprendizagem.

    Grupo: Ivonete Barbosa, Simone Barbosa, Marly Puzzi, Marinalda Amorim, Simone Mendes, Daniele Martinho e Claudemar Cambuí.

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