PROJETO
DE INFORMÁTICA
TEMA:
A
ÁGUA NO COTIDIANO DO ALUNO: SUA IMPOTÂNCIA, USOS E IFLUÊNCIA CULTURAL.
PÚBLICO
ALVO:
5ºs ANO
JUSTIFICATIVA:
Percebendo a importância de que a água é um elemento essencial no
cotidiano do aluno e sobrevivência de todos os seres vivos, é que vimos a
necessidade de conscientizar os alunos sobre o uso adequado dos recursos
Hídricos, já que estamos passando por
uma crise de escasseies de água.
OBJETIVO
GERAL:
- Ajudar os alunos a
descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem
enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade
de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do
ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Ø Conscientizar
os alunos sobre o uso consciente da água;
Ø Respeitar
e preservar o meio ambiente;
Ø Levar
os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da
preservação da água e de seus ciclos;
Ø Relacionar
os fatos do seu cotidiano com os acontecimentos do País em virtude da falta de
água.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Através das experiências já vividas pelos
alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir
para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante
da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de
água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas
atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia,
no meio social.
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância
da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos, apresentação de um
vídeo: A água , o mundo com ela...o mundo sem ela e discussão sobre o tema
apesentado.
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, no
site:www.bebernadarpescar.net, fazendo a leitura em duplas do texto: Direito à Água: Entendendo seus
Componentes Econômico, Social e Cultural como Fatores de Desenvolvimento para
os Povos Indígenas. Disponível em: http://www.surjournal.org/conteudos/getArtigo17.php?artigo=17,artigo_03.htm
3ª Etapa: cada aluno poderá fazer uma produção textual
com suas conclusões referente a leitura realizada, finalizando com apresentação
de cada dupla.
4ª Etapa: explorar jogos relacionados ao tema como:
site: atividades e jogos educativos: jogo da água. os materiais restantes para
a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade
escolar;
5ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de
Guilherme Arantes, onde as crianças irão desenhar no Paint retratando o que entenderam da mesma;
Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções
utilizadas durante a realização do projeto, como vídeos, textos informativos, jogos
educativos ,computadores, data show, caixa de som.
Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com
relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes
diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o
envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o
desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
Conclusão:
Espera-se
que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da
água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses
aprendizados.
PROFESSORAS
PARTICIPANTES:
ÉRICA
– EMEF-OSVALDO QUIRINO
ELIZABETE
– EMEF- BENEDITO WESCHENFELDER
RENILDA
– PROFº JOÃO CAMPESTRINI
TATIANE – EMEF – VICTOR
BRECHERET
Nenhum comentário:
Postar um comentário