quarta-feira, 1 de abril de 2015

Roteiro 6

PROJETO DE INFORMÁTICA
TEMA: A ÁGUA NO COTIDIANO DO ALUNO: SUA IMPOTÂNCIA, USOS E IFLUÊNCIA CULTURAL.
PÚBLICO ALVO: 5ºs ANO
JUSTIFICATIVA:
Percebendo a importância de  que a água é um elemento essencial no cotidiano do aluno e sobrevivência de todos os seres vivos, é que vimos a necessidade de conscientizar os alunos sobre o uso adequado dos recursos Hídricos, já que  estamos passando por uma crise de escasseies  de água.
OBJETIVO GERAL:
- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Ø  Conscientizar os alunos sobre o uso consciente da água;
Ø  Respeitar e preservar o meio ambiente;
Ø  Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Ø  Relacionar os fatos do seu cotidiano com os acontecimentos do País em virtude da falta de água.

 PROBLEMATIZAÇÃO:
 Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

Etapas Previstas:


1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos, apresentação de um vídeo: A água , o mundo com ela...o mundo sem ela e discussão sobre o tema apesentado.

2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, no site:www.bebernadarpescar.net, fazendo a leitura em duplas do texto: Direito à Água: Entendendo seus Componentes Econômico, Social e Cultural como Fatores de Desenvolvimento para os Povos Indígenas. Disponível em: http://www.surjournal.org/conteudos/getArtigo17.php?artigo=17,artigo_03.htm
3ª Etapa: cada aluno poderá fazer uma produção textual com suas conclusões referente a leitura realizada, finalizando com apresentação de cada dupla.

4ª Etapa: explorar jogos relacionados ao tema como: site: atividades e jogos educativos: jogo da água. os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;

5ª Etapa:  trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão desenhar no Paint  retratando o que entenderam da mesma;

Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como vídeos, textos informativos, jogos educativos ,computadores, data show, caixa de som.
Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
 Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

PROFESSORAS PARTICIPANTES:
ÉRICA –  EMEF-OSVALDO QUIRINO
ELIZABETE – EMEF- BENEDITO WESCHENFELDER
RENILDA – PROFº JOÃO CAMPESTRINI
TATIANE – EMEF – VICTOR BRECHERET


Nenhum comentário:

Postar um comentário