sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Projeto Novembro Negro

Em 2003, a lei nº 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.  A partir da sanção dessa lei, as escolas brasileiras, públicas e privadas, passaram a ter que implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.

  Em Osasco, o desenvolvimento desse processo, passou a acontecer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental I (EMEF), através de projetos transversais que buscam desenvolver atividades de conscientização.   Um dos projetos é desenvolvido em conjunto com a Coordenadoria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual, que é denominado “Novembro Negro”. Publique aqui os roteiros de aulas do Projeto Novembro Negro:

segunda-feira, 18 de abril de 2016

PRÊMIO ARCELOR MITTAL DE MEIO AMBIENTE

No ano de 2016, o tema escolhido para o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente envolve a proposta de investigar e conhecer aspectos relacionados à busca de soluções sustentáveis ligadas à temática da energia.

O site para pesquisa é: www.arcelormittalciencias.net
O tema é instigante, pois nos convida a um percurso multidisciplinar. Que desafios temos que enfrentar com relação à energia? Como podemos buscar modos de viver mais sustentáveis? Pode ser que, para alunos do ensino fundamental, a questão da energia não constitua, ainda, um desafio a se enfrentar. Mas é aí que entra em cena a iniciativa do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente: colocar em foco essa questão tão relevante, promovendo um contexto favorável para uma movimentação de pessoas dispostas a pensar e aprender sobre essa temática. Muitas conversas e recursos serão mobilizados para colocar as questões sobre energia no centro de um debate proveitoso.
A energia está em nosso cotidiano e envolve muito conhecimento científico, de diferentes áreas. Ao pensarmos sobre a energia do ponto de vista da física e da química, percebemos que existem pelo menos dois aspectos importantes a serem considerados: as transformações e a conservação. Dizemos que a energia sempre é conservada. Ela pode ser obtida por meio da transformação de outras formas de energia já existentes.
Do ponto de vista tecnológico, é importante considerar a evolução dos artefatos e instrumentos envolvidos na produção e transformação da energia. Já do ponto de vista social, é preciso entender que as questões relacionadas à energia impactam diretamente nossos modos de vida.
Aí está um grande desafio para nós professores: que caminhos podemos trilhar, junto com nossos alunos, para aprendermos um pouco mais sobre o tema e tomarmos consciência da complexidade que envolve a produção, a transformação, os usos da energia e os impactos ambientais associados a essas atividades?
 Veja os temas  das  Referências e indicações de aprofundamento para aprofundar sua pesquisa:

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Portal Trilhas

Olá queridos professores.
Estamos iniciando as formações no ano de 2016.
Para auxiliá-los no trabalho com alfabetização estamos disponibilizando o portal do PROJETO TRILHAS.
www.portaltrilhas.org.br

Nele há sugestões, referências bibliográfias,  cursos online e a também a possibilidade de ganhar um kit com os materiais do projeto.
Além disso segue o link com sugestões literárias que podem potencializar seu trabalho em sala de aula.

http://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/resenhas-saida-bx-2-20160210155422.pdf

Bom ano letivo