sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Projeto Novembro Negro

Em 2003, a lei nº 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do país.  A partir da sanção dessa lei, as escolas brasileiras, públicas e privadas, passaram a ter que implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.

  Em Osasco, o desenvolvimento desse processo, passou a acontecer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental I (EMEF), através de projetos transversais que buscam desenvolver atividades de conscientização.   Um dos projetos é desenvolvido em conjunto com a Coordenadoria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual, que é denominado “Novembro Negro”. Publique aqui os roteiros de aulas do Projeto Novembro Negro:

19 comentários:

  1. Projeto novembro negro 4º Ano - ”Aproximação da África ao nosso cotidiano”
    1º aula:
    - Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a África
    - Vídeo de apresentação geral sobre a cultura africana. As tranças de Bintou (youtube)
    - Roda de conversa
    2º aula:
    Aspectos culturais: música, dança, culinária, religião.
    - Apresentação do power point
    - Roda de conversa
    - Dividir os alunos em grupo e cada grupo pesquisar sobre um tema.
    - Colar figuras no word sobre o tema e fazer legendas
    3º aula
    - Líderes negros: os 5 líderes que fizeram história:
    https://www.pensandogrande.com.br/consciencia-negra-5-lideres-que-fizeram-historia-deixam-licoes-valiosas-para-pmes/
    - Roteiro de pesquisa
    - Pesquisa (biografia)
    4º aula
    - Fechamento
    - Produção textual com colagem de uma imagem representativa
    Professores:
    Daeli Gengo - EMEF Prof. Max Zendron
    Patrícia Aparecida Marinho Freire – EMEF Olavo Spínola
    Marina Denise de C. Vieira - EMEIEF Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda
    Maria Cecília da Silva Lemos – EMEF José Veríssimo
    Eduardo Muniz – EMEF Manoel Tertuliano
    Paula Adriana Moura - EMEF Luiz Bortolosso

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  2. PLANO DE AULA PARA O 3ºANO


    1. TEMA: AFRICANIDADE

    2. OBJETIVO: Reconhecer e valorizar a cultura africana, fraternidade, a diferença cultural e elevar a autoestima.

    3. CONTEÚDO: Cultura Africana.

    4. DURAÇÃO: 4 aulas.

    5. DESENVOLVIMENTO:

    1ª AULA: Cultura Africana
    http://pt.slideshare.net/ProfEricaVit/cultura-africana-3-ano
    Roda de Conversa.
    2ª AULA: LIVRO: A Princesa Negra
    http://pt.slideshare.net/andreaperez1971/a-princesa-negra
    Como forma de registro desenho no paint.
    3ª AULA: LIVRO: O cabelo de LELE.
    http://pt.slideshare.net/naysataboada/o-cabelo-de-lele
    Roda de Conversa
    Desenhar no Paint um autorretrato
    4ª AULA: Animais da Africa
    https://cenfophistoria.files.wordpress.com/2010/07/fui-a-africa-e-vi.png
    http://www.ojogos.com.br/jogo/voo-na-africa
    Jogos online.

    Sugestão de leitura para o professor.
    http://acervo.novaescola.org.br/consciencia-negra/africa-brasil/historia-da-africa.shtml

    Professores:
    Ana Maria Nogueira - EMEF Maestro Domingos Blasco
    Cleise Gonçalves Passos - EMEF Monsenhor Elidio Mantovani
    Dalva Leandro da Silva Santos - EMEF Oscar Pennacino
    Denise Aparecida Castanho Pineda - EMEF Alice Rachine
    Marcela Asiático - EMEF Manoel Barbosa de Souza
    Samara Prado - EMEIEF João Euclydes Pereira

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  3. PROJETO INFORMÁTICA NOVEMBRO NEGRO
    CABELO DE LELÊ
    1º ANO

    - SLIDESHARE DO LIVRO O CABELO DE LELÊ;
    - RODA DE CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DA HISTÓRIA, ENFATIZANDO AS DIFERENÇAS DOS CABELOS ENTRE OS ALUNOS;
    - AUTORRETRATO NO PAINT MOSTRANDO COMO É O CABELO DE CADA UM;
    - LISTA DE PALAVRAS REALIZADA COM OS ALUNOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE LELÊ. NUMA PRÓXIMA AULA OS ALUNOS DIGITARÃO NO WORD ESSAS PALAVRAS, MEDIANTE A LISTA FIXADA NA LOUSA;
    - JOGOS: DA MEMÓRIA, CRUZADINHA E CAÇA-PALAVRAS COM BANCO DE MEMÓRIA.
    COMPONENTES DO GRUPO: ALICE NORIKO LEMOS (EMEE EDMUNDO BURJATO) ; ELISBETH FÁTIMA(CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI); GISELE CRISTINA(EMEIEF MESSIAS GONÇALVES DA SILVA); LUANA LIMA(EMEF IRMA TECLA MERLO); LUCIANA LEITE (EMEF OLINDA M. LEMES DA CUNHA); SILVANA MARIA (EMEF ONEIDE BORTOLOTE); SILVANA PELLICER (EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES) E VIVIANE ROCHA(EMEF CECÍLIA CORRÊA CASTELANI)

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  4. Sequência Didática 5º ano

    1ª Aula
    • Deleite vídeo KIiriku e a feiticeira;
    • Atividade no Paint de ordenar letras de palavras de origem africanas.

    2ª aula
    • Deleite vídeo no site A cor da cultura: Ana e Ana;
    • Pesquisa no Smartkids: texto dia da consciência negra, após fazer a leitura utilizar o Word para colocar imagens e um breve resumo sobre as personalidades que contribuíram para a cultura negra no Brasil.

    3ª aula
    • Deleite vídeo no site A cor da cultura: Bichos da África;
    • Pesquisa no Google sobre os animais de origem africana e no Powerpoint montar uma apresentação com algumas curiosidades sobre esses animais.

    4ª aula
    • Deleite vídeo Kiriku, os homens e as mulheres;
    • Atividade no Paint: caça palavras dos instrumentos musicais afro-brasileiros.

    Professoras:
    Karin – EMEF Marina P. Von
    Leila – CEU José Saramago
    Marlucia – EMEF Benedicto Weschenfelder
    Roberta – EMEF João Guimarães Rosa


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  6. PROJETO NOVEMBRO NEGRO
    INFORMATICA EDUCACIONAL

    Publico alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
    Orientadores: Professores de Informática Educacional.
    Duração: 4 semanas.
    Objetivo:
     Ter consciência do que é ser negro;
     Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade;
     Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro;
     Valorizar o negro e o ‘afrodescendente nesta sociedade racista e excludente;
    Estratégias e recursos da aula
     Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questionamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz, etc.).
     Exibição do vídeo História de Zumbi dos Palmares.
    Pesquisa na internet:
     Movimento Abolicionista;
     A importância da cultura negra no Brasil atual.
     Personalidades Negras ou mestiças na história do Brasil.
     Populações descendentes dos quilombos (quilombolas).
    Avaliação:
    Finalizada as pesquisas peça aos alunos que exponham o que encontraram quais elementos mais chamaram a atenção durante a investigação. Inicie um debate sobre as dificuldades impostas aos negros no Brasil.
    Professoras;
    Eliane Rodrigues-EMEIF Saad Bechara
    Sandra lima-EMEF Élio Aparecido da Silva
    Francigleide- EMEF General Antônio Sampaio

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  8. PROJETO NOVEMBRO NEGRO: ANCESTRALIDADE E HERANÇA CULTURAL

    Público alvo: 2° ano

    Duração: 4 aulas

    Objetivo geral: Valorizar a arte e a cultura Africana e suas manifestações.

    1ª aula: apresentação do vídeo animado “Menina bonita do laço de fita”.
    Roda de conversa: argumentação de ideias das vivências do filme com a realidade de cada criança.
    Atividade: ilustração no Paint do que mais marcou no vídeo.

    2ª aula: roda de conversa, retomada do vídeo anterior (Menina bonita do laço de fita) e relatos sobre os descendentes africanos e sua cultura.
    Atividade: a criança terá que montar uma história em quadrinhos (no Paint) seguindo uma sequência do filme.

    3ª aula: apresentação dos slides da obra, proposta pela Secretaria de Educação do município, dando ênfase ao autor da obra.
    Atividade: releitura da obra apresentada pelos alunos no Paint.

    4ª aula: roda de conversa sobre as influências musicais africanas.
    Possibilidades: samba, axé, capoeira, soul, rap, jazz, entre outros.
    Cada ritmo será apresentado através da audição das crianças.

    Professores: Mirian, Claudia, Renilda, Ana Paula, Erica, Marcio, Fátima e Homero.

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  9. Plano de Aula 2016
    UNIDADE: Ensino Fundamental I
    TEMA: Novembro Negro
    SÉRIE: 5º ano
    JUSTIFICATIVA:
    Trabalhar as questões étnicas raciais com os alunos de 4º e 5º ano no laboratório de informática no livro “ Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto às crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor que se insere no projeto “O líder em mim” Hábito 5 : Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido .
    OBJETIVOS DO PROJETO:
    Levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-os na reflexão, quanto ás semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
    PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
    1ª AULA: Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema: “NOVEMBRO NEGRO” (Inserindo o projeto “O líder em mim Hábito 5 em “ Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido”) e verificar o que entenderam sobre a questão de IDENTIDADE sobre Zumbi dos Palmares dado em sala de aula pela professora de classe. Depois promover discussão sobre os valores humanos e os afrodescendentes do Brasil. Solicitar que o aluno faça um desenho no PAINT com o tema: DIVERSIDADE/IDENTIDADE/NOVEMBRO NEGRO.
    2ª AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora Livro “Menina Bonita do Laço de fita com interpretação textual
    3ª “AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora sobre análise do livro Menina Bonita do laço de fita e escrever a parte do livro que mais gostou.
    4ª “AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora atividade de matemática feita pela professora.
    Sites de pesquisa:
    http://mundinhodacrianca10.blogspot.com.br/2012/10/projeto-menina-bonita-do-laco-de-fita.html

    RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:

    • Computador;
    • PAINT;
    • PowerPoint .
    DURAÇÃO: Quatro aulas
    AVALIAÇÃO:
    A avaliação será realizada mediante a participação do estudante, sendo observados seu interesse e seu comprometimento no decorrer da atividade.
    Componentes do grupo:
    EMEF José Martiniano de Alencar (Professora Luciana Leme Borin).
    EMEF João Guimarães Rosa( Professora Sonia Regina de Souza Faria).
    EMEF Marina Saddi Haidar( Professora Ana Marcia),
    CEMEIEF Professra Zuleika Gonçalves Mendes ( Professora Alessandra)
    EMEF Manoel Barbosa (Professora Annahi)
    EMEIEF Professor João Euclydes Pereira ( Professora Valquiria)
    Cemeief Maria Tarcilla Fornasaro Melli - Profª Mariza Carvalho Rega

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  12. NOVEMBRO NEGRO - ROTEIRO DE AULA: 2º ANO
    Grupo: Claudemar; Marinalda; Luciane; Kelly; Marly Puzzi
    1ª Aula:
    - Leitura do livro O menino Marrom;
    - Roda de conversa;
    - Desenho no Paint;
    2ª Aula:
    - Vídeo: Que cor é a minha cor;
    - Escrita de frases ou palavras no Word;
    - Jogos online referentes ao tema: http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-para-colorir-consciencia-negra
    -3ª Aula:
    - Roda de conversa sobre a obra de arte do autor que cada escola está trabalhando;
    - Pesquisa sobre obras de arte do autor estudado;
    4ª Aula:
    - Releitura de uma dessas obras.

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  13. Roteiro das Aulas: O cabelo de Lelê

    I- Identificação

    Projeto de estudo - O cabelo de Lelé
    Período de realização: Novembro
    Grupos envolvidos - 3ºs anos


    II- Justificativa

    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, da lei 10.639 que abrange como obrigatoriedade no currículo estaremos trabalhando a cultura afro descendente ressaltando as diferentes características.
    Através da História “ O Cabelo de Lelê ” podemos inserir nas atividades práticas pedagógicas a valorização do negro, com suas diferenças, na cor e na sua cultura, através destas estaríamos aguçando nas crianças os valores dos negros, destacando a cultura africana.
    O livro conta uma história de uma menina que não gostava dos seus cabelos cacheados, mas depois de pesquisar em livros, descobre que tem herança dos povos africanos. O projeto justifica-se, pela necessidade de focar um tema que tem como objetivo conscientizar o aluno/criança que todos são iguais, independente de sua cor, raça ou religião, futuramente teremos adultos com formação humana focado nos valores.
    "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." (Nelson Mandela)

    III- Objetivo geral:

    • Conscientizar os alunos a importância do negro, sabendo respeitar e valorizar suas diferenças culturais e étnicas;

    I- Objetivos específicos para o (a) aluno (a)
    • Descobrir que somos todos os iguais, focando a igualdade de direitos;
    • Despertar o gosto pela literatura;
    • Favorecer o desenvolvimento criativo do aluno através de desenhos.
    • Valorizar suas características: sua cor e seu cabelo.
    • Desenvolver a linguagem oral expressando pensamentos e ideias.
    • Perceber e respeitar as diversidades étnico/cultural e física existentes em seu meio social.
    • Desenvolver a autoestima da criança negra ou afro descendente;
    • Respeitar e valorizar as características de cada ser humano.

    Desenvolvimento:
    - A Leitura deleite do conto ou apresentação de vídeo.
    - Roda de Conversa
    - Técnicas de pintura (Paint);
    - Reescrita da História no Word.
    - Lista de palavras com 05 nomes de países africanos pesquisados pelo Google.
    - Recorte e Colagem do Paint para o Power Point ou imagens do Google referente aos diferentes cabelos da personagem.
    - Jogo no site: www.noas.com.br/ as diferenças.


    Avaliação
    Ø Através da linguagem oral das crianças e no decorrer do processo de aprendizagens.
    Ø Nos registros da fala da criança sobre o que traz do seu convívio familiar.
    Ø Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação às diferenças. As crianças observaram e aceitaram suas diferenças e a dos outros?
     Como ficou a relação em sala depois desse trabalho?

    Bibliografia/sugeridas
    Ø Livros:
    Ø O cabelo de LELÊ. Países Africano – Valéria Belém
     Uso da Internet.


    Educadoras responsáveis de informática:
    Karina (Anézio Cabral), Kátia (Renato Fiúza) , Sandra (Saad Bechara), Tatiane (Vitor Brecheret), Yara (Marechal Bittencourt), Márcia( João Larizzatti) e Liliane( Alípio).

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  14. PROJETO AFRICANIDADES – NOVEMBRO/2016

    OBJETIVO:
    VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA E PRESENÇA DA CULTURA AFRICANA EM NOSSO DIA-A-DIA.

    JUSTIFICATIVA:
    PROJETO A SER DESENVOLVIDO NAS U.E. SOB DETERMINAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
    PÚBLICO ALVO:
    1º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
    DURAÇÃO:
    4 SEMANAS, UM MÊS, NOVEMBRO/2016

    SITUAÇÃO DIDÁTICA:
    UMA AULA SEMANAL PARA CADA ANO;
    UM VÍDEO/HISTORIA
    JOGOS: DIVERSÃO E APRENDIZAGENS



    1ª SEMANA
    FESTAS POPULARES- LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
    JOGOS: CDROM – COLEÇÃO CIRANDA CULTURAL ( VOLUMES 1 E 2)

    2ºSEMANA
    CULINÁRIA AFRICANA – LEITURA DO LIVRO
    JOGOS: CDROM CIRANDA CULTURAL – VOLUMES 3 E 4

    3ª SEMANA
    ARTES – LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
    JOGOS: 5 E 6
    4ª SEMANA
    RELIGIÃO –LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
    JOGOS: CDROM – CIRANDA CULTURAL – AFRICANIDADES – VOLUMES 7, 8 E 9


    GRUPO DE TRABALHO
    REUNIÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA – 19/10/2016



    DAMARYS MACEDO LOPES
    ELISANETE LOPESCOSTA DE OLIVEIRA
    MARIA DE FÁTIMA PACHECO DE SOUSA
    MARINETE CUNHA
    SIMONE FRETES MENDES
    TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI
    VIVIANE DE FATIMA DOS SANTOS

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  15. Roteiro de Aula – NOVEMRBO NEGRO - Para 4º ano
    TEMA: HERÓIS NEGROS
    OBJETIVO: RECONHECER O NEGRO COMO HERÓI.
    CONTEÚDO: CULTURA AFRICANA
    DURAÇÃO: 4 AULAS.
    DESENVOLVIMENTO:
    1º aula:
    • Iniciaremos o assunto levantando a questão sobre o negro e o branco.
    • Sondagem prévia sobre heróis.
    • Roda de conversa sobre os heróis negros: quais vocês conhecem?
    • Cada aluno pesquisará sobre os heróis Citados.
    (Temos aqui por base os heróis: PANTERA NEGRA, FALCÃO, LUKE CAGE, TEMPESTADE, RAIO NEGRO, CIBORGUE, BLADE, VIXEN, AÇO, SUPER CHOQUE).

    2º aula:
    • Os alunos deverão reproduzir no PAINT o desenho de um dos heróis negros citados.
    3º aula:
    • No WORD, o aluno criará uma história envolvendo os heróis negros.
    4º aula:
    • Para finalizar o trabalho, será unida a História escrita com o Desenho, para (tentar) montar painéis com os trabalhos impressos.
    • Enviar as atividades para o e-mail dos pais ou responsáveis.

    PROFESSORES:
    ALANE BARBOSA – EMEF. PROF. JOÃO CAMPESTRINI
    IVONETE BARBOSA – EMEF. MAESTRE DOMINGOS BLASCO
    JÉSSICA MONTEIRO – EMEF. DEPUTADO ALFREDO FARHAT
    HERICA EVERLIN TOMÉ – EMEF. MARINA VON MELLI
    FABIANA MELICIO – EMEF. MAX ZENDRON
    MARIA NADIMA – EMEIF. VALTER DE OLIVEIRA
    RUTH SILVA – EMEIF. OLINDA MOREIRA
    ANGELA FERRAZ – EMEF. PROF. JANETE BEALCHAMPI
    FÁTIMA MAMMOCCI – EMEIF. MESSIAS GONÇALVES

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    Respostas
    1. Site para conferência:

      https://splashpages.wordpress.com/2015/11/20/os-10-super-herois-negros-mais-importantes-dos-comics/

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  16. http://oincrivelze.com.br/2015/11/download-arquivo-com-34-contos-africanos/

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  17. O site acima se refere os contos africanos para fazer download

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