Em
2003, a lei nº 10.639/2003, tornou obrigatório o ensino da História e da
Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do
país. A partir da sanção dessa lei, as
escolas brasileiras, públicas e privadas, passaram a ter que implementar o
ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história
afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.
Em Osasco, o desenvolvimento desse processo,
passou a acontecer nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental I (EMEF),
através de projetos transversais que buscam desenvolver atividades de
conscientização. Um dos projetos é
desenvolvido em conjunto com a Coordenadoria da Mulher, Igualdade Racial e
Diversidade Sexual, que é denominado “Novembro Negro”. Publique aqui os roteiros de aulas do Projeto Novembro Negro:
Projeto novembro negro 4º Ano - ”Aproximação da África ao nosso cotidiano”
ResponderExcluir1º aula:
- Levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a África
- Vídeo de apresentação geral sobre a cultura africana. As tranças de Bintou (youtube)
- Roda de conversa
2º aula:
Aspectos culturais: música, dança, culinária, religião.
- Apresentação do power point
- Roda de conversa
- Dividir os alunos em grupo e cada grupo pesquisar sobre um tema.
- Colar figuras no word sobre o tema e fazer legendas
3º aula
- Líderes negros: os 5 líderes que fizeram história:
https://www.pensandogrande.com.br/consciencia-negra-5-lideres-que-fizeram-historia-deixam-licoes-valiosas-para-pmes/
- Roteiro de pesquisa
- Pesquisa (biografia)
4º aula
- Fechamento
- Produção textual com colagem de uma imagem representativa
Professores:
Daeli Gengo - EMEF Prof. Max Zendron
Patrícia Aparecida Marinho Freire – EMEF Olavo Spínola
Marina Denise de C. Vieira - EMEIEF Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda
Maria Cecília da Silva Lemos – EMEF José Veríssimo
Eduardo Muniz – EMEF Manoel Tertuliano
Paula Adriana Moura - EMEF Luiz Bortolosso
PLANO DE AULA PARA O 3ºANO
ResponderExcluir1. TEMA: AFRICANIDADE
2. OBJETIVO: Reconhecer e valorizar a cultura africana, fraternidade, a diferença cultural e elevar a autoestima.
3. CONTEÚDO: Cultura Africana.
4. DURAÇÃO: 4 aulas.
5. DESENVOLVIMENTO:
1ª AULA: Cultura Africana
http://pt.slideshare.net/ProfEricaVit/cultura-africana-3-ano
Roda de Conversa.
2ª AULA: LIVRO: A Princesa Negra
http://pt.slideshare.net/andreaperez1971/a-princesa-negra
Como forma de registro desenho no paint.
3ª AULA: LIVRO: O cabelo de LELE.
http://pt.slideshare.net/naysataboada/o-cabelo-de-lele
Roda de Conversa
Desenhar no Paint um autorretrato
4ª AULA: Animais da Africa
https://cenfophistoria.files.wordpress.com/2010/07/fui-a-africa-e-vi.png
http://www.ojogos.com.br/jogo/voo-na-africa
Jogos online.
Sugestão de leitura para o professor.
http://acervo.novaescola.org.br/consciencia-negra/africa-brasil/historia-da-africa.shtml
Professores:
Ana Maria Nogueira - EMEF Maestro Domingos Blasco
Cleise Gonçalves Passos - EMEF Monsenhor Elidio Mantovani
Dalva Leandro da Silva Santos - EMEF Oscar Pennacino
Denise Aparecida Castanho Pineda - EMEF Alice Rachine
Marcela Asiático - EMEF Manoel Barbosa de Souza
Samara Prado - EMEIEF João Euclydes Pereira
PROJETO INFORMÁTICA NOVEMBRO NEGRO
ResponderExcluirCABELO DE LELÊ
1º ANO
- SLIDESHARE DO LIVRO O CABELO DE LELÊ;
- RODA DE CONVERSA SOBRE O CONTEÚDO DA HISTÓRIA, ENFATIZANDO AS DIFERENÇAS DOS CABELOS ENTRE OS ALUNOS;
- AUTORRETRATO NO PAINT MOSTRANDO COMO É O CABELO DE CADA UM;
- LISTA DE PALAVRAS REALIZADA COM OS ALUNOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE LELÊ. NUMA PRÓXIMA AULA OS ALUNOS DIGITARÃO NO WORD ESSAS PALAVRAS, MEDIANTE A LISTA FIXADA NA LOUSA;
- JOGOS: DA MEMÓRIA, CRUZADINHA E CAÇA-PALAVRAS COM BANCO DE MEMÓRIA.
COMPONENTES DO GRUPO: ALICE NORIKO LEMOS (EMEE EDMUNDO BURJATO) ; ELISBETH FÁTIMA(CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI); GISELE CRISTINA(EMEIEF MESSIAS GONÇALVES DA SILVA); LUANA LIMA(EMEF IRMA TECLA MERLO); LUCIANA LEITE (EMEF OLINDA M. LEMES DA CUNHA); SILVANA MARIA (EMEF ONEIDE BORTOLOTE); SILVANA PELLICER (EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES) E VIVIANE ROCHA(EMEF CECÍLIA CORRÊA CASTELANI)
Sequência Didática 5º ano
ResponderExcluir1ª Aula
• Deleite vídeo KIiriku e a feiticeira;
• Atividade no Paint de ordenar letras de palavras de origem africanas.
2ª aula
• Deleite vídeo no site A cor da cultura: Ana e Ana;
• Pesquisa no Smartkids: texto dia da consciência negra, após fazer a leitura utilizar o Word para colocar imagens e um breve resumo sobre as personalidades que contribuíram para a cultura negra no Brasil.
3ª aula
• Deleite vídeo no site A cor da cultura: Bichos da África;
• Pesquisa no Google sobre os animais de origem africana e no Powerpoint montar uma apresentação com algumas curiosidades sobre esses animais.
4ª aula
• Deleite vídeo Kiriku, os homens e as mulheres;
• Atividade no Paint: caça palavras dos instrumentos musicais afro-brasileiros.
Professoras:
Karin – EMEF Marina P. Von
Leila – CEU José Saramago
Marlucia – EMEF Benedicto Weschenfelder
Roberta – EMEF João Guimarães Rosa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPROJETO NOVEMBRO NEGRO
ResponderExcluirINFORMATICA EDUCACIONAL
Publico alvo: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Orientadores: Professores de Informática Educacional.
Duração: 4 semanas.
Objetivo:
Ter consciência do que é ser negro;
Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade;
Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro;
Valorizar o negro e o ‘afrodescendente nesta sociedade racista e excludente;
Estratégias e recursos da aula
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questionamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? (cor da pele, tipos de cabelo, lábios, nariz, etc.).
Exibição do vídeo História de Zumbi dos Palmares.
Pesquisa na internet:
Movimento Abolicionista;
A importância da cultura negra no Brasil atual.
Personalidades Negras ou mestiças na história do Brasil.
Populações descendentes dos quilombos (quilombolas).
Avaliação:
Finalizada as pesquisas peça aos alunos que exponham o que encontraram quais elementos mais chamaram a atenção durante a investigação. Inicie um debate sobre as dificuldades impostas aos negros no Brasil.
Professoras;
Eliane Rodrigues-EMEIF Saad Bechara
Sandra lima-EMEF Élio Aparecido da Silva
Francigleide- EMEF General Antônio Sampaio
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPROJETO NOVEMBRO NEGRO: ANCESTRALIDADE E HERANÇA CULTURAL
ResponderExcluirPúblico alvo: 2° ano
Duração: 4 aulas
Objetivo geral: Valorizar a arte e a cultura Africana e suas manifestações.
1ª aula: apresentação do vídeo animado “Menina bonita do laço de fita”.
Roda de conversa: argumentação de ideias das vivências do filme com a realidade de cada criança.
Atividade: ilustração no Paint do que mais marcou no vídeo.
2ª aula: roda de conversa, retomada do vídeo anterior (Menina bonita do laço de fita) e relatos sobre os descendentes africanos e sua cultura.
Atividade: a criança terá que montar uma história em quadrinhos (no Paint) seguindo uma sequência do filme.
3ª aula: apresentação dos slides da obra, proposta pela Secretaria de Educação do município, dando ênfase ao autor da obra.
Atividade: releitura da obra apresentada pelos alunos no Paint.
4ª aula: roda de conversa sobre as influências musicais africanas.
Possibilidades: samba, axé, capoeira, soul, rap, jazz, entre outros.
Cada ritmo será apresentado através da audição das crianças.
Professores: Mirian, Claudia, Renilda, Ana Paula, Erica, Marcio, Fátima e Homero.
Plano de Aula 2016
ResponderExcluirUNIDADE: Ensino Fundamental I
TEMA: Novembro Negro
SÉRIE: 5º ano
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar as questões étnicas raciais com os alunos de 4º e 5º ano no laboratório de informática no livro “ Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto às crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor que se insere no projeto “O líder em mim” Hábito 5 : Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido .
OBJETIVOS DO PROJETO:
Levar ao aluno à valorização do ser humano, ajudando-os na reflexão, quanto ás semelhanças, diferenças étnicas e sociais e relações familiares.
PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E ETAPAS DO PROJETO (discriminação de tarefas):
1ª AULA: Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema: “NOVEMBRO NEGRO” (Inserindo o projeto “O líder em mim Hábito 5 em “ Procure Primeiro Compreender, Depois Ser Compreendido”) e verificar o que entenderam sobre a questão de IDENTIDADE sobre Zumbi dos Palmares dado em sala de aula pela professora de classe. Depois promover discussão sobre os valores humanos e os afrodescendentes do Brasil. Solicitar que o aluno faça um desenho no PAINT com o tema: DIVERSIDADE/IDENTIDADE/NOVEMBRO NEGRO.
2ª AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora Livro “Menina Bonita do Laço de fita com interpretação textual
3ª “AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora sobre análise do livro Menina Bonita do laço de fita e escrever a parte do livro que mais gostou.
4ª “AULA: Trabalhar em Power Point a atividade montada pela professora atividade de matemática feita pela professora.
Sites de pesquisa:
http://mundinhodacrianca10.blogspot.com.br/2012/10/projeto-menina-bonita-do-laco-de-fita.html
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
• Computador;
• PAINT;
• PowerPoint .
DURAÇÃO: Quatro aulas
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada mediante a participação do estudante, sendo observados seu interesse e seu comprometimento no decorrer da atividade.
Componentes do grupo:
EMEF José Martiniano de Alencar (Professora Luciana Leme Borin).
EMEF João Guimarães Rosa( Professora Sonia Regina de Souza Faria).
EMEF Marina Saddi Haidar( Professora Ana Marcia),
CEMEIEF Professra Zuleika Gonçalves Mendes ( Professora Alessandra)
EMEF Manoel Barbosa (Professora Annahi)
EMEIEF Professor João Euclydes Pereira ( Professora Valquiria)
Cemeief Maria Tarcilla Fornasaro Melli - Profª Mariza Carvalho Rega
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNOVEMBRO NEGRO - ROTEIRO DE AULA: 2º ANO
ResponderExcluirGrupo: Claudemar; Marinalda; Luciane; Kelly; Marly Puzzi
1ª Aula:
- Leitura do livro O menino Marrom;
- Roda de conversa;
- Desenho no Paint;
2ª Aula:
- Vídeo: Que cor é a minha cor;
- Escrita de frases ou palavras no Word;
- Jogos online referentes ao tema: http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-para-colorir-consciencia-negra
-3ª Aula:
- Roda de conversa sobre a obra de arte do autor que cada escola está trabalhando;
- Pesquisa sobre obras de arte do autor estudado;
4ª Aula:
- Releitura de uma dessas obras.
Roteiro das Aulas: O cabelo de Lelê
ResponderExcluirI- Identificação
Projeto de estudo - O cabelo de Lelé
Período de realização: Novembro
Grupos envolvidos - 3ºs anos
II- Justificativa
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, da lei 10.639 que abrange como obrigatoriedade no currículo estaremos trabalhando a cultura afro descendente ressaltando as diferentes características.
Através da História “ O Cabelo de Lelê ” podemos inserir nas atividades práticas pedagógicas a valorização do negro, com suas diferenças, na cor e na sua cultura, através destas estaríamos aguçando nas crianças os valores dos negros, destacando a cultura africana.
O livro conta uma história de uma menina que não gostava dos seus cabelos cacheados, mas depois de pesquisar em livros, descobre que tem herança dos povos africanos. O projeto justifica-se, pela necessidade de focar um tema que tem como objetivo conscientizar o aluno/criança que todos são iguais, independente de sua cor, raça ou religião, futuramente teremos adultos com formação humana focado nos valores.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." (Nelson Mandela)
III- Objetivo geral:
• Conscientizar os alunos a importância do negro, sabendo respeitar e valorizar suas diferenças culturais e étnicas;
I- Objetivos específicos para o (a) aluno (a)
• Descobrir que somos todos os iguais, focando a igualdade de direitos;
• Despertar o gosto pela literatura;
• Favorecer o desenvolvimento criativo do aluno através de desenhos.
• Valorizar suas características: sua cor e seu cabelo.
• Desenvolver a linguagem oral expressando pensamentos e ideias.
• Perceber e respeitar as diversidades étnico/cultural e física existentes em seu meio social.
• Desenvolver a autoestima da criança negra ou afro descendente;
• Respeitar e valorizar as características de cada ser humano.
Desenvolvimento:
- A Leitura deleite do conto ou apresentação de vídeo.
- Roda de Conversa
- Técnicas de pintura (Paint);
- Reescrita da História no Word.
- Lista de palavras com 05 nomes de países africanos pesquisados pelo Google.
- Recorte e Colagem do Paint para o Power Point ou imagens do Google referente aos diferentes cabelos da personagem.
- Jogo no site: www.noas.com.br/ as diferenças.
Avaliação
Ø Através da linguagem oral das crianças e no decorrer do processo de aprendizagens.
Ø Nos registros da fala da criança sobre o que traz do seu convívio familiar.
Ø Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação às diferenças. As crianças observaram e aceitaram suas diferenças e a dos outros?
Como ficou a relação em sala depois desse trabalho?
Bibliografia/sugeridas
Ø Livros:
Ø O cabelo de LELÊ. Países Africano – Valéria Belém
Uso da Internet.
Educadoras responsáveis de informática:
Karina (Anézio Cabral), Kátia (Renato Fiúza) , Sandra (Saad Bechara), Tatiane (Vitor Brecheret), Yara (Marechal Bittencourt), Márcia( João Larizzatti) e Liliane( Alípio).
PROJETO AFRICANIDADES – NOVEMBRO/2016
ResponderExcluirOBJETIVO:
VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA E PRESENÇA DA CULTURA AFRICANA EM NOSSO DIA-A-DIA.
JUSTIFICATIVA:
PROJETO A SER DESENVOLVIDO NAS U.E. SOB DETERMINAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PÚBLICO ALVO:
1º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DURAÇÃO:
4 SEMANAS, UM MÊS, NOVEMBRO/2016
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
UMA AULA SEMANAL PARA CADA ANO;
UM VÍDEO/HISTORIA
JOGOS: DIVERSÃO E APRENDIZAGENS
1ª SEMANA
FESTAS POPULARES- LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
JOGOS: CDROM – COLEÇÃO CIRANDA CULTURAL ( VOLUMES 1 E 2)
2ºSEMANA
CULINÁRIA AFRICANA – LEITURA DO LIVRO
JOGOS: CDROM CIRANDA CULTURAL – VOLUMES 3 E 4
3ª SEMANA
ARTES – LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
JOGOS: 5 E 6
4ª SEMANA
RELIGIÃO –LEITURA DO LIVRO DA COLEÇÃO
JOGOS: CDROM – CIRANDA CULTURAL – AFRICANIDADES – VOLUMES 7, 8 E 9
GRUPO DE TRABALHO
REUNIÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA – 19/10/2016
DAMARYS MACEDO LOPES
ELISANETE LOPESCOSTA DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA PACHECO DE SOUSA
MARINETE CUNHA
SIMONE FRETES MENDES
TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI
VIVIANE DE FATIMA DOS SANTOS
Roteiro de Aula – NOVEMRBO NEGRO - Para 4º ano
ResponderExcluirTEMA: HERÓIS NEGROS
OBJETIVO: RECONHECER O NEGRO COMO HERÓI.
CONTEÚDO: CULTURA AFRICANA
DURAÇÃO: 4 AULAS.
DESENVOLVIMENTO:
1º aula:
• Iniciaremos o assunto levantando a questão sobre o negro e o branco.
• Sondagem prévia sobre heróis.
• Roda de conversa sobre os heróis negros: quais vocês conhecem?
• Cada aluno pesquisará sobre os heróis Citados.
(Temos aqui por base os heróis: PANTERA NEGRA, FALCÃO, LUKE CAGE, TEMPESTADE, RAIO NEGRO, CIBORGUE, BLADE, VIXEN, AÇO, SUPER CHOQUE).
2º aula:
• Os alunos deverão reproduzir no PAINT o desenho de um dos heróis negros citados.
3º aula:
• No WORD, o aluno criará uma história envolvendo os heróis negros.
4º aula:
• Para finalizar o trabalho, será unida a História escrita com o Desenho, para (tentar) montar painéis com os trabalhos impressos.
• Enviar as atividades para o e-mail dos pais ou responsáveis.
PROFESSORES:
ALANE BARBOSA – EMEF. PROF. JOÃO CAMPESTRINI
IVONETE BARBOSA – EMEF. MAESTRE DOMINGOS BLASCO
JÉSSICA MONTEIRO – EMEF. DEPUTADO ALFREDO FARHAT
HERICA EVERLIN TOMÉ – EMEF. MARINA VON MELLI
FABIANA MELICIO – EMEF. MAX ZENDRON
MARIA NADIMA – EMEIF. VALTER DE OLIVEIRA
RUTH SILVA – EMEIF. OLINDA MOREIRA
ANGELA FERRAZ – EMEF. PROF. JANETE BEALCHAMPI
FÁTIMA MAMMOCCI – EMEIF. MESSIAS GONÇALVES
Site para conferência:
Excluirhttps://splashpages.wordpress.com/2015/11/20/os-10-super-herois-negros-mais-importantes-dos-comics/
http://oincrivelze.com.br/2015/11/download-arquivo-com-34-contos-africanos/
ResponderExcluirO site acima se refere os contos africanos para fazer download
ResponderExcluir