No ano de 2017, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente propõe o desdobramento do tema Energia, trabalhado em 2016 e que se provou tão relevante e rico.
O Prêmio convida agora professores e estudantes a trazerem seu olhar crítico para o que está mais perto — sua cidade, sua escola, suas casas —, e desenvolverem projetos voltados para a realidade da comunidade onde estão inseridos.
A temática traz a oportunidade de dar continuidade e enriquecer as experiências iniciadas em 2016, assim como de descobrir novas questões motivadoras com viés local.
A energia está em nosso cotidiano e envolve muito conhecimento científico, de diferentes áreas. Ao pensarmos sobre a energia do ponto de vista da física e da química, percebemos que existem pelo menos dois aspectos importantes a serem considerados: as transformações e a conservação. Dizemos que a energia sempre é conservada. Ela pode ser obtida por meio da transformação de outras formas de energia já existentes.
Do ponto de vista tecnológico, é importante considerar a evolução dos artefatos e instrumentos envolvidos na produção e transformação da energia. Já do ponto de vista social, é preciso entender que as questões relacionadas à energia impactam diretamente nossos modos de vida.
PLANO DE AULA PARA 2º ANO “PROJETO ACELOR MITTAL”
ResponderExcluirPÚBLICO- ALVO: 2º ANOS
DURAÇÃO: 2 AULAS
AULA 1
• Roda de conversa com o tema “Como surge à energia elétrica”, analisando o conhecimento prévio sobre o assunto;
• Vídeo da Kika sobre de “Aonde vem à energia elétrica”
https://www.youtube.com/watch?v=cJLnOk1BzXk
• Jogos no site http://www.furnas.com.br/frmSOEnergiaEficienteAnimacoesJogos.aspx
• Continuamos a roda de conversa, levantando questões pertinentes ao tema, apontando atitudes conscientes sobre o uso da energia elétrica.
• Em seguida, pediremos como lição de casa que observem como os familiares utilizam a energia elétrica e desenhe o que não está apropriado.
AULA 2
• Retomaremos o assunto com a devolutiva da observação das crianças, ouvindo seus relatos.
• Pediremos que desenhem no PAINT atitudes que corrijam o que não contribuem para a preservação do planeta.
• Jogos no site http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=1774
EMEIEF. PROFª ETIENE SALES CAMPELO – PROFESSORA ANA PAULA
EMEF. JOÃO CAMPESTRINE – PROFESSORA RENILDA BULHÕES
EMEF. IRMÃ TECLA MERLO – PROFESSORA LUANA SARRICO
ANO: 4º E 5º ANOS – DUAS AULAS
ResponderExcluirMEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA
1ª AULA: MEIO AMBIENTE
AULA DE INTRODUÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE IMAGENS (DATASHOW) SOBRE “MEIO AMBIENTE”
TEXTO INFORMATIVO ENCONTRADO NO:
http://www.smartkids.com.br/trabalho/meio-ambiente
JOGOS ONLINE
http://daiaeducambiental.blogspot.com.br/2011/10/jogo-on-line-sobre-o-meio-ambiente.html
2ª AULA: COLETA SELETIVA
LEITURA COMPARTILHADA DO SITE:
http://www.smartkids.com.br/trabalho/meio-ambiente
JOGOS ONLINE:
http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/
*Dica para o educador
De uma maneira divertida, o jogo contribui com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança, pois ela memoriza rapidamente as cores usadas na Coleta Seletiva e aprende como separar os resíduos para a reciclagem.
Além disso, a cada avanço, ela recebe informações de fácil entendimento sobre os danos que esses resíduos causam à natureza, caso não sejam reciclados.
PROFESSORAS: FÁTIMA BISPO E LUCINEIA MARQUES
Plano de aula 5º anos (Turma da Manhã)
ResponderExcluirEnergia na minha cidade
Roda de conversa sobre o assunto pautar perguntas para os alunos levarem para discutir com a família e responsáveis com o objetivo de conscientizar para propor uma qualidade de vida sustentável com o meio ambiente.
Pesquisa com a família;
A partir da pesquisa confeccionar gráfico no excel;
Site: racha cuca, escola games, smart kids, ciência hoje (www.chc.org.br),
Professores: Paula Adriana, Deise Santos, Leandro Dias
1. TEMA: Energia na minha cidade 1º ano.
ResponderExcluir2. OBJETIVO: Conscientizar sobre o consumo excessivo da energia elétrica, promover atitudes de conservação do meio ambiente.
3. CONTEÚDO: Sustentabilidade
4. DURAÇÃO: 4 aulas
5. DESENVOLVIMENTO:
1º AULA:
Roda de conversa sobre os tipos de energias mais utilizados.
www.smartkids.com.br/trabalho/energia-sustentavel
2ºAULA:
Apresentação de um vídeo sobre energia renovável.
www.smartkids.com.br/video/energia-renovavel
3ºAULA:
Atividades para colorir com o tema proposto.
www.smartkids.com.br/colorir/desenho-energias-energia-solar
www.smartkids.com.br/colorir/desenho-energias-energia-fossil
4ºAULA:
Jogos educativos para fixação do conteúdo.
portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/jogo-da-sustentabilidade
Professores:
Ana Claudia Rodrigues – CEU Dra. Zilda Arns Neumann
Cristiane Maria dos Santos – EMEF Profª Olinda Moreira Lemes da Cunha
Samara Prado – EMEIEF Profº João Euclydes Pereira
Rejane Menezes – CEMEIEF Marina Saddi Haidar
Viviane Elias – CEU Dra. Zilda Arns Neumann
PLANO DE AULA PARA TRABALHAR O TEMA “ENERGIA DOS ALIMENTOS” COM OS 3ºS ANOS NAS AULAS DE INFORMÁTICA.
ResponderExcluir*LEITURA DO JORNAL JOCA – 97 IMPRESSO OU ON LINE
ESCOLAS ADOTAM “SEGUNDA SEM CARNE”
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
• LEITURA INDIVIDUAL;
• LEITURA PELA PROFESSORA;
• NOVAS PALAVRAS – VOCABULÁRIOS;
• SOCIALIZAÇÃO DA NOTÍCIA;
• COMENTANDO NO PORTAL DO JOCA.
JOGOS:
*CDROM FRUTOLÂNDIA – CRUZADINHA – FRUTAS
* www.samrtkids.com.br
JOGO DA FORCA – FRUTAS/PIZZA OU COMIDA JAPONESA
JOGOS DE COZINHAR
EMEF PROFESSOR LAERTE JOSÉ DOS SANTOS
PROFª TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
Projeto Belgo – 2017 – 3ºs ANOS
ResponderExcluir“Meio ambiente e ciência: a energia na minha cidade”
1. Introdução do Projeto com o vídeo da Turma da Mônica:
“Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta”
2. Após esse vídeo, partimos para um tema específico que é A Energia Sustentável, onde faremos uma roda de conversa sobre o assuntos, levantando o que podemos fazer para favorecer esse comportamento sustentável.
3. Em seguida, eles farão uma leitura do site de pesquisa indicado abaixo:
http://www.smartkids.com.br/trabalho/energia-sustentavel
4. Finalizando com a escolha de um dos tipos de energia, e uma representação desta no Paint.
5. Após, segue lista de jogos para trabalhar a sustentabilidade:
http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/jogo-da-sustentabilidade
http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-trivia-sustentabilidade
http://www.smartkids.com.br/atividade/sustentabilidade-liga-pontos
Professoras:
Márcia Aparecida – João Larizzatti
Alane Barbosa – João Campestrini
Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente
ResponderExcluirPlano de aula “Energia e sustentabilidade”
Publico alvo: 4º Ano do ensino fundamental
Duração: 2 aulas
1ª Aula
• Roda de conversa sobre energia e sustentabilidade o que os alunos tem a dizer sobre o assunto.
• Pesquisar na internet tipos de energias sustentáveis.
• Registrar no word os tipos de energias sustentáveis e como são geradas.
2ª Aula
• Roda de conversa resgatando a aula anterior, pesquisar imagens na internet para ilustrar as energias sustentáveis registradas anteriormente.
• Jogo energia sustentável no site:
http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-trivia-energia-sustentavel
PROFESSORA BRUNA STEFANELI – CEMEIEF PROFº DARCY RIBEIRO
PROFESSORA NÁDIMA ALMEIDA – EMEIEF PROFº VALTER DE OLIVEIRA FERREIRA
ENERGIA NA MINHA CIDADE
ResponderExcluirObjetivo
• Identificar a utilização de energia elétrica dentro de casa.
• Promover ações e atitudes para economizar energia.
• Criar hábitos de uso, sem desperdícios.
Conteúdo
• Energia (O que é?)
• Fontes de Energia (Quais são as fontes de energia?
• Onde utilizamos a energia em casa?
Ano:
• 1º ano
Duração
• 3- Aulas
Desenvolvimento
1º Aula – Roda de conversa, sobre conteúdo energia.
2º Aula – Apresentação de slades no data show, sobre onde encontramos energia em nossa casa, escola, áreas públicas, etc.
3º Aula – Desenhos para colorir no site www.smartkids.com.br
Link: http://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-energias-energia-solar
Fontes que utilizamos para este projeto:
www.novaescola.com.br
www.smartkids.com.br
Integrantes:
Camila Pontes Ribeiro – EMEIEF Professor João Euclydes Pereira.
Denise Apolinário Kaiya – EMEF Benedicto Weschenfelder
Ivani Aguiar Oliveira – EMEF Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA 2º ANO
ResponderExcluirTema: Uso consciente da energia
• Em roda de conversa iniciar a aula levantando a questão o que é energia e sua utilidade;
• Em aula de informática realizar pesquisas sobre tipos de energia;
Pesquisa em sites da AES Eletropaulo
Google
• O que podemos fazer para utilizar a energia de maneira consciente;
Pesquisa sobre as diferenças das lâmpadas e seu consumo
Hábitos para um consumo consciente direcionado ao meio ambiente (desligando as luzes dos ambientes vazios, tirando das tomadas alguns eletrodomésticos e eletrônicos, não tomando banhos demorados)
• Análise das contas de energia dos alunos
Gráficos de consumo
Sugestões de sites
AESeletropaulo
www.aneel.gov.br
www.youtube.com/channel
Gesiane Cristina Almeida de Oliveira
Maisa dos Santos Oliveira
Deiseane Rocha
Maria Marlene Sergio Cordeiro Cruz
Prof Informática
Projeto – Descobrindo os diferentes tipos de geração de energia
ResponderExcluirProfessoras: Mariza, Jéssica, Ana Maria, Denise e Adriana
Público Alvo: 3º ano
Duração: 5 aulas
Objetivo: Conscientização no uso dos diversos tipos de energia.
1ª aula: Apresentação do Jornal Joca online com a notícia: “Festival usa xixi para gerar energia elétrica”. Leitura e roda de conversa sobre o assunto.
2ª aula: Divisão dos alunos em grupos, onde cada um realizará uma pesquisa sobre as diferentes formas de produção de energia.
3ª e 4ª aula: Ainda em grupos, os alunos produzirão slides simples explicando cada forma de geração de energia.
5ª aula: Apresentação dos slides para a turma.
Sites para pesquisa:
Http://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm
https://jornaljoca.com.br/portal/festival-usa-xixi-para-gerar-energia-eletrica/
www.aneel.gov.br
www.clubinhosabesp.com.br
www.pucrs.br
www.eletrobras.com
PROJETO MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA: A ENERGIA NA MINHA CIDADE
ResponderExcluir1º ANO
OBJETIVO GERAL
Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.
CONTEÚDOS
Energia em casa
MATERIAL UTILIZADO
Material de apoio da ArcelorMittal
Revista Ciência Hoje Das Crianças
DESENVOLVIMENTO
- Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do consumo de energia elétrica doméstica;
- Leitura compartilhada dos materiais utilizados com roda de conversa (debate) sobre os assuntos abordados;
- Lista de palavras com o nome dos aparelhos domésticos que dependem da energia elétrica;
- Discussão com a turma sobre o consumo de energia na vida diária, esclarecendo que algumas atividades que gastam energia são necessárias (lâmpadas, geladeira) mas que podemos utilizar com inteligência economizando de uma maneira sustentável;
- Listagem de como economizar energia elétrica em casa, com ilustrações feitas pelos alunos;
- De posse das informações obtidas durante as aulas, os alunos irão preparar cartazes ou folhetos informativos (em grupo) com dicas sobre economia de energia. Os resultados dos trabalhos podem ser apresentados a outras turmas da escola e para a comunidade;
- Vídeo do site www.furnas.com.br com animações e curiosidades sobre o caminho da energia até chegar a casa das pessoas e os cuidados que devemos ter para evitar acidentes com a energia elétrica;
- Jogos educativos on-line dos sites:
* Ciência Hoje Para Criança REX ECONOMIZANDO ENERGIA
* www.furnas.com.br
Elisbeth Fátima Lara da Silva, Geisa Zabotto; Simone Bento
Meio ambiente e ciências, a energia na minha cidade.
ResponderExcluir1º aula: Os alunos deverão trazer uma conta de energia elétrica para a escola. Durante a aula as contas serão analisadas, observando:
›› Cada estudante traz a conta relativa ao mesmo mês do ano (o consumo de energia pode variar muito conforme a época do ano, então é importante que todas as contas sejam do mesmo período).
›› Para cada aluno, anote o gasto mensal em kWh e o número de pessoas que moram na casa. Monte uma planilha para organizar os dados. Com isso, vocês vão conseguir determinar o gasto médio de cada casa por pessoa e daí fazer a comparação.
›› A análise vai ficar interessante quando vocês incluírem o levantamento de informações mais específicas, por exemplo, a quantidade e o tipo de eletrodomésticos que cada residência tem, ou o número de banhos e o tempo médio deles. São vários dados que podem ser cruzados, comparados e analisados para criar um retrato do perfil de consumo das famílias dos seus alunos. Vocês podem ir além da comparação e identificar pontos de desperdício e possibilidades de economia, com troca de dicas entre os participantes.
Observar os tipos de bandeiras:
Bandeiras tarifárias Para garantir que não falte energia no Brasil e evitar o prejuízo das concessionárias, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que acrescenta uma taxa extra na conta de luz, conforme as condições de geração de energia (ou seja, a variação do custo de operação no período).
São três bandeiras:
›› BANDEIRA VERDE: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo.
›› BANDEIRA AMARELA: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,015 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido.
›› BANDEIRA VERMELHA - PATAMAR 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,030 para cada quilowatt-hora kWh consumido.
›› BANDEIRA VERMELHA - PATAMAR 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,045 para cada quilowatt-hora kWh consumido. O sistema leva em conta as peculiaridades de cada região, considerando o nível dos reservatórios, o número de consumidores e a extensão da rede de distribuição.
2º aula: COMO PODEMOS ECONOMIZAR ENERGIA?
Os alunos farão uma pesquisa no laboratório de informática da escola para descobrirem maneiras para economizar energia elétrica em casa
3º Aula: escolher um tema e desenvolver o projeto com pesquisas, sobre o mesmo.
Sites de referencias:
www.arcelormittalciencias.net/premio2017/downloads/manual-educador-Premio-2017.pdf
www.eletrobras.com
www.furnas.com.br
www.aneel.com.br
Daeli Gengo - EMEF Professor Max Zendron
Lilian Luciana dos Santos – EMEF Manoel Tertuliano de Cerqueira Prof°.
Cristiane Gomes Luiz da Silva - EMEIF Zuleika Gonçalves
Tatiana Menezes - EMEIF Zuleika Gonçalves
Maria Aparecida Martins – EMEF Pastor Josias Batista
Silvana Lima – EMEF Cecilia Castelano
Alyx Martins do Santos – EMEF Padre José Grossi
Julio César – EMEF João Larizatti
Jorge Antônio Costa – EMEF Turibio
Nadir Sanches – EMEF Elza Battiston
PROJETO ARCELOR MITTAL 2017
ResponderExcluirENERGIA NA MINHA CIDADE - 5º ANOS
BIODIESEL
OBJETIVO – Para que os alunos reflitam e conheçam a importância e a utilização dessa fonte de energia sustentável e saibam o que fazer com óleo de cozinha usado. Visto que é um frequente problema para residências e empresas, pois quando descartado no meio ambiente provoca poluição de solos e rios.
JUSTIFICATIVA - Atualmente, a maior parte do biodiesel produzido pelo Brasil vem da soja. Apesar de a soja possuir um dos menores teores de óleo por peso, ela apresenta outras vantagens para o seu cultivo, como o rápido retorno de investimento, pois o objetivo principal de seu plantio é a obtenção de ração animal. Além disso, ela pode ser armazenada por longos períodos de tempo, tem crescimento relativamente rápido e seu uso não é restrito a climas quentes ou frios.
Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (óleo de soja, gordura animal, óleo de algodão), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.
Vantagens do biodiesel:
A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global.
Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.
Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo.
Deixam as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo.
Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.
Desvantagens do biodiesel
Se o consumo mundial for à larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas. Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos. Ou seja, diminuição das reservas florestais do nosso planeta.
Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que os utilizam em alguma fase de produção. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.
Desenvolvimento do projeto
Apresentação de vídeos sobre o tema (youtube.com.br)
Debate sobre o vídeo;
Roda de conversa;
Pesquisa sobre matérias-primas usadas na produção do biodiesel e suas respectivas regiões
Jogos educativos: www.atividadeseducativas.com.br
Legislação sobre o biodiesel:
“Definição da Legislação Brasileira: Segundo a Lei n°11.097, de 13 de janeiro de 2005”.
Pesquisa: Osasco e o Biodiesel
Produto final: produção de texto com ilustração.
Grupo:
Claudia Abs (EMEF José Martiniano)
Luís Gustavo (EMEF Marina Von)
Marina Vieira (EMEIEF Francisco C. P. Miranda)
Patrícia Marinho (EMEF Olavo Spinola)
Erica Parra (EMEF Osvaldo Quirino Simões)
Homero Pedro (CEU José Saramago)
Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2017
ResponderExcluirTema para o 2º ano: Você sabia que o cocô também gera energia?
Temas para discussão:
- O que é energia?
-De onde ela vem?
- Os benefícios que a energia traz?
- Quais os tipos de energia? Onde o cocô entra nisso?
Objetivos:
Reconhecer os diferentes tipos de energia existentes em nosso meio.
Compreender os benefícios que a energia nos traz.
Utilizar corretamente a energia.
Conscientizar- se que a energia serve para todos, que cada um precisa fazer a sua parte para tê-la por muito tempo.
Situação didática
Roda de conversa;
Leitura deleite em vídeo; A História do Cocô - Cocoricó (480p) - YouTube; música: Xixi, Cocô e Pum - Grandes Pequeninos - YouTube; História: O Pobre cocozinho- Rosana Pamplona;
Apresentação do Caderno de atividades do 1º ao 3º ano – Projeto Arcelor Mittal;
Sites educativos: http://www.museudaenergia.org.br/unidades/rede-museu-da-energia/jogos-educativos-online
http://www.furnas.com.br/frmSO EnergiaEficienteAnimacoesJogos.aspx
www.jogos.com.br/jogo/circuito-de-energia;
No Word- Lista de palavras em ordem alfabética com os tipos de energia;
No Paint - Ilustrações dos diferentes geradores de energia;
Conclusão: Confecção de panfletos com curiosidades sobre a energia gerada pelo cocô.
Participantes: Rosângela ( E.M.E.F. Dr. José Manoel Ayres); Fernanda Silveira (E.M.E.F. Deputado Alfredo Farhat) ; Kátia Soares (E.M.E.F. Renato Fiúza Teles); Cristina Gatz (E.M.E.F Profº Anézio Cabral); Teresa Cristina Batista de Carvalho ( E.M.E.F. José Veríssimo de Matos)
PLANO DE AULA PARA 2º ANO “PROJETO ACELOR MITTAL”
ExcluirPÚBLICO- ALVO: 4º ANOS
DURAÇÃO: 2 AULAS
A. TEMA: Energia na minha cidade 1º ano.
B. OBJETIVO: Conscientizar sobre o consumo excessivo da energia elétrica promovendo de conservação do meio ambiente.
C. CONTEÚDO: Sustentabilidade
D. DURAÇÃO: 2 aulas
E. DESENVOLVIMENTO:
• 1º AULA:
Roda de conversa sobre o assunto e discutir sobre o consumo excessivo da energia elétrica usado na escola, nas casas que os alunos moram e município de Osasco. Dialogar mostrando imagem de energia sustentável a fim de conscientizar a influencia do G.E.E.
Atividade: Vídeo da Kika sobre de “Aonde vem à energia elétrica”(https://www.youtube.com/watch?v=cJLnOk1BzXk) e jogos educativos no site http://www.furnas.com.br/frmSOEnergiaEficienteAnimacoesJogos.aspx
• 2ºAULA:
Retomar a aula passada e aprimorar conhecimento com vídeos sobre energia renovável dentro da sustentabilidade e jogo educativo s (www.smartkids.com.br/video/energia-renovavel).
Professores:
Rosemeire Nunes de Oliveira Bastos – EMEF Alice Rabechini Ferreira
Sonia Regina de Souza Faria – EMEF João Guimarães Rosa
Eduardo Muniz – EMEF Manoel Tertuliano Cerqueira
Luciana Leme Borin – EMEF José Martiniano de Alencar
Sustentabilidade – 1º ano
ResponderExcluirViviane – Oscar Pennacino
Simone – Osvaldo Quirino
Gesiane – Quintino Bocaiuva
Laide – Benedito Alves Turibio
Heloisa – Max Zendron
Tema: Energia elétrica
Objetivo: Reconhecer a importância de economizar a energia elétrica.
Metodologia:
- Assistir o vídeo “De onde vem a energia elétrica” da Kika;
- Ouvir o clip musical da Turma da Mônica “Economizar água”
- Fazer uma roda de conversa sobre o tema para identificar de onde vem a energia e como podemos economizar em casa;
- Apresentar os jogos do site http://www.furnas.com.br que ensinam sobre o tema;
- Atividades pedagógicas, como por exemplo diferenciar atitudes certas e erradas em relação ao consumo da energia elétrica.
Projeto – Trabalhando a Energia (5º Anos)
ResponderExcluirPara que a aprendizagem ocorra desde cedo, os alunos precisam explorar circuitos elétricos, ver na prática a energia estática e a eletrodinâmica, aprender que existem materiais condutores e isolantes e saber que a energia pode estar armazenada em uma pilha ou em uma estação elétrica. Tudo isso para terem questionamentos como: por que uma lâmpada acende? Como funciona um interruptor? De que maneira as pilhas guardam energia? "O mais proveitoso é que os alunos possam usar suas experiências para pensar nas questões que os circundam, como a luz de casa", afirma José Claudio de Oliveira Reis, professor do curso de licenciatura em Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele destaca que, quanto mais dúvidas surgirem e questões forem formuladas, maior o sucesso na aprendizagem. Por isso, mesmo que as crianças não tenham informações exatas sobre a eletricidade, é provável que façam afirmações como "a luz vem dos fios da rua" para se referir à rede elétrica e à transmissão de energia, ou digam que "ela parte de um armário na cozinha", sobre as caixas de força. Essas frases dão ótimas dicas para as próximas intervenções do professor.
Para compreender a eletrostática - ou a energia elétrica estática -, um pente pode ser friccionado na cabeça das crianças. Como depois disso ele passa a atrair os fios de cabelo, elas vão se animar com um fenômeno como esse. Entra aí a fala do professor: mas por que isso ocorre? Mesmo que não saibam exatamente os conceitos, todos podem aprender, no contato com o estudo de textos e nas discussões, que é o resultado do desarranjo de elétrons eletrizados. A leitura é essencial para gerar dúvidas e esclarecer equívocos. Cabe ao professor saber escolher quais os materiais mais adequados para sua turma, procurando, por exemplo, aqueles que mostrem o pensamento dos cientistas ao longo dos anos e como os conceitos evoluíram. Assim, a criançada confronta o que viu com o modo pelo qual a ciência explica esses fenômenos. Além da eletrostática, outro conhecimento importante da Física é a eletrodinâmica (ou energia constante). Os alunos precisam conhecer suas características, tanto a que se refere ao armazenamento de energia (como nas pilhas) quanto ao bloqueio (tirando um aparelho na tomada ou apertando um interruptor). E mais: para a energia ser ativada, é essencial uma organização de elementos, o chamado circuito elétrico. Para mostrar sobre o que se está falando, uma opção é usar uma pilha, alguns fios e uma lâmpada pequena. Dependendo de como os fios encostam na pilha e na lâmpada, a luz se acende. Se uma das peças sai do lugar, o circuito elétrico é desligado. Em seguida, vale estudar o assunto com a garotada nos livros.
Percorrer esse caminho - oferecer um desafio para o aluno resolver e depois pedir que ele leia a respeito - faz com que a experiência não seja apenas a comprovação do que o texto ensinou, mas mais um elemento de discussão. Quando os alunos tiverem uma base sobre o assunto, pode-se incluir produções científicas para a turma colher os dados de que necessita em uma linguagem técnica.
https://novaescola.org.br/conteudo/1171/energia-e-eletricidade-nos-anos-iniciais
https://www.aeseletropaulo.com.br/Paginas/aes-eletropaulo.aspx
https://www.google.com.br/search?q=NOVA+ESCOLA+ENERGIA&oq=NOVA+ESCOLA+ENERGIA&aqs=chrome..69i57j69i60l2j0l3.11144j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Daniela Morbi Costa – CEU “José Saramago”
Mariza Carvalho Rega – Cemeief Maria Tarcilla Fornasaro Melli
Raphaella Jacob da Silva – EMEF Professor Anezio Cabral
Marinete Cunha EMEIEF José Grossi
Fabiane Paschoa – Dr. José Manoel Ayres