O projeto
TRILHAS é uma iniciativa de formação
docente que apoia o trabalho de professores com alfabetização por meio de um
conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do
professor no campo da leitura, escrita e oralidade.
Nesta formação nos apropriamos dos materiais, do portal Trilhas, do curso em EAD e elaboramos sequências didáticas com atividades sobre os gêneros textuais apresentados no KIT.
Veja as sequências aqui:
Atividade em grupo : História de Repetição
ResponderExcluir1) Características do gênero :
- Auxilia a criança na memorização de uma sequência;
- Desperta a curiosidade do imaginário infantil;
- Possibilita o reconto individual e em grupo.
2) Gênero :
Literária / prosa – verso
3) Importância para a alfabetização :
- Desperta o interesse pelos personagens da História;
- A repetição torna o texto mais familiar, apoiando o descobrimento de novas palavras e fixação das palavras já conhecidas;
- Melhora a compreensão da sequência de acontecimentos da história e dos personagens;
- Desenvolve a fluência;
- Aprimora a interpretação do texto.
4) Nome do Livro :
“ BRUXA , BRUXA venha a minha festa “ - Arden Druce
https://pt.slideshare.net/cirleisantos/bruxa-bruxa-venha-minha-festa-20793777?qid=24818b64-2b98-49e2-b32f-cf7e48bdc0a0&v=&b=&from_search=1
5) Sequência Didática :
- Leitura do livro em roda;
- Reconto da história feito pelas crianças;
- Reescrita no Word e ilustração no paint;
- Lista de convidados, de itens para festa, desenvolvimento de um convite;
- Confecção de máscaras dos personagens
- Dramatização.
- Realizar uma festa com o grupo.
EMEF Pastor Josias Baptista – Maria Aparecida
EMEIF Prof. Valter de Oliveira Ferreira – Nádima Almeida
EMEF Cecília Correa Castelani – Silvana
EMEIEF Saad Bechara – Eliane Rodrigues
EMEF Gal Antonio de Sampaio – Jéssica Almeida
EMEF Mal Bittencourt – Geisa Ramalho
PROJETO TRILHAS
ResponderExcluirTurma: 3º ano
A relação do gênero com o documento do RECEF :
- Literária Prosa/ Verso
A importância do gênero na fase da alfabetização:
Ampliar o repertório das crianças ao mesmo tempo garantir que apreciem versos e aprendam sobre a língua.
Livro: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira
Poema escolhido: Vem navio
Autor: Haroldo de Campos
Sequência didática:
- Fazer um jogral com os alunos, dividindo por gênero (meninos e meninas)
- Leitura com movimentos (expressão corporal)
- Reescrita com rimas e ilustração
- Lista de palavras com a letra V
- Trabalhar o sentido dos verbos vir (locomoção) e ver (visão)
- Cruzadinhas e caça-palavras com a letra V
Site:
www.proativa.vdl.ufc.br/oa/tirinhas/tirinhas.html
Montar uma história em quadrinhos com o tema do poema.
Grupo:
Marina Vieira – EMEIEF. Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda
Patrícia Marinho- EMEF. Olavo A.B. Spínola
Luís Gustavo – EMEF. Marina Von
Ana Maria Alves Nogueira- EMEF. Maestro Blasco
Jorge Antônio Costa- EMEF. Benedito Alves Turíbio
Márcio Urban- EMEF. Frei Gaspar da Madre de Deus
Gênero: Histórias de engano
ResponderExcluir• As características do gênero são: Narrativa em que o engano está presente. Ação e intenção são diferentes uma da outra.
• É importante trabalhar esse gênero, pois, vale a pena dedicar especial atenção e incluir atividades que façam as crianças pensarem sobre a relação entre os personagens, suas ações, pensamentos e intenções ao longo da narrativa. É importante que os alunos entendam a diferença entre ação e intenção.
• Este gênero está presente na esfera literária de prosa/verso do Recef.
• Durante a fase de alfabetização, este gênero facilita a memorização da historia e sua interpretação, por meio das repetições. É uma história curta e de fácil entendimento.
• Livro: Cabritos, Cabritões.
Autores: González, O. e Fernández, F.
• Livro: Branca de Neve – Link no Slideshare: https://pt.slideshare.net/eduardarcosta/branca-de-neve-e-os-sete-anes?qid=fc54afa0-f4d4-4a24-b312-17269e03bacf&v=&b=&from_search=1
• Ideia de sequência didática com o livro “Cabritos, Cabritões”:
Iniciar contando a história em roda e realizar uma discussão sobre o mesmo.
Fazer uma lista de palavras com os alunos.
Solicitar que façam um reconto.
Podemos finalizar essa sequência com os seguintes jogos:
• http://www.escolagames.com.br/
• http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/
Atividade que estimula a leitura e a escrita dos alunos, em processo de alfabetização.
• http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/
Jogo de visual legal que estimula a leitura e concentração dos alunos.
• http://www.escolagames.com.br/jogos/maiorMenorSelva/
Além do conceito relacionado a maior e menor, de modo divertido, o jogo auxilia na complementação dos estudos sobre mamíferos, répteis e aves.
LILIAN L. DOS SANTOS - EMEF MANOEL TERTULIANO DE CERQUEIRA, Prof.
JÉSSICA RODRIGUES – EMEF OSCAR PENNACINO
NADIR SANCHES SILVA – EMEF ELZA BATTISTON
ADRIANA VIANA MENDES – EMEF QUINTINO BOCAIUVA
LUCINEIA MARQUES DA SILVA – EMEF JANETE BEAUCHAMP
CRISTIANE MARIA DOS SANTOS – EMEF PROF. OLINDA MOREIRA LEMES DA CUNHA
ANA PAULA BRANDÃO DE GODOY – EMEIF PROF. ETIENE SALES CAMPELO
ERICA MACHADO – EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES
Histórias Clássicas
ResponderExcluir1. É importante trabalhar com contos clássicos porque são histórias narrativas conhecidas do imaginário infantil, passadas de geração em geração e abordam temas pertinentes a idade como medo, abandono, o bem e o mal, engano.
2. Esfera literária
3. Apreciar o gosto pela leitura, aguçar o imaginário, texto de memória, parte da realidade dos alunos;
4. O Pequeno Polegar
https://pt.slideshare.net/evagois/o-pequeno-polegar-turma-da-mnica
5. Sequência Didática para 2º e 3º ano
a) Roda de conversa sobre o conto e interpretação oral;
b) Escrita coletiva tendo o professor como escriba;
c) Escrita espontânea partindo da leitura de imagens;
d) Encontro de palavras no texto;
e) Textos lacunados;
f) Caça palavra de contos clássicos
http://www.imagem.eti.br/caca-palavras/caca-palavras-conto-de-fada-rapunzel-estudo.php
g) Jogos da memória no SMART KIDS
http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-da-memoria-contos-de-fadas
h) Montar um desafio com sites educativos voltados ao conto de fadas
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/240-letras-da-rapunzel
https://novaescola.org.br/conteudo/4832/jogo-da-memoria
http://m.jogosparamenina.net/jogo/quebra-cabeca-de-conto-de-fadas.html
nomes:
Luana Sarrico Lima EMEF. IRMÃ TECLA MERLO
Geisa Zabotto EMEF BIONDO
Mariza Pereira da Silva CEMEIEF MARIA JOSÉ FERREIRA FERRAZ
Edina Rocha EMEF HUGO RIBEIRO
Rosangela Marques Rodrigues EMEIEF MANOEL AIRES
Fernanda Silveira EMEF ALFREDO FARAH
Elisbeth CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI
Kátia Soares EMEF PROFESSOR RENATO FIUZA TELES
PROJETO TRILHAS
ResponderExcluirLIVRO: BRINQUE-BOOK/ CANTA E DANÇA ( SUZANA SANSON E GRAÇA LIMA)
GENÊRO TEXTUAL: CANÇÃO
ESFERA DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA: PROSA E VERSO
OBJETIVO: É UMA FORMA DIVERTIDA DE ESTIMULAR A ORALIDADE E RESGATAR COSTUMES E TRADIÇÕES REPASSADOS DE GERAÇÕES EM GERAÇÕES, ALÉM DE FAVORECER NOVAS HABILIDADES COMO MEMORIZAÇÃO E ESCRITA.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CANÇÃO: POBRE RICA
IMPOTÂNCIA:
A música e as crianças:
- Ensina a criança a cantar e a ter ritmo
- Anima a criança a fazer gestos
- Melhora a forma de falar das crianças
- Aumenta o seu vocabulário
- Apura a sua concentração
- Dá segurança, auto-estima, confiança e apoio emocional à criança
- Aproxima a criança à outras crianças
- Melhora o estudo, especialmente de matemática. A música é matemática.
- Permite à criança a aprender outros idiomas
Letra de 'Eu sou pobre, pobre, pobre'. Canção infantil
Eu sou pobre, pobre, pobre,
de marré-marré-marré
Eu sou pobre, pobre, pobre,
de marré-de-si (BIS)
Eu sou rica, rica, rica,
de marré-marré-marré
Eu sou rica, rica, rica,
de marré-de-si (BIS)
Quero uma de vossas filhas,
de marré-marré-marré
Quero uma de vossas filhas,
de marré-de-si (BIS)
Escolhei a qual quiser,
de marré-marré-marré
Escolhei a qual quiser,
de marré-de-si (BIS)
Eu quero a Mariazinha...
de marré-marré-marré
Eu quero a Mariazinha...
de marré-de-si (BIS
PRIMEIRO MOMENTO
• RODA DE CONVERSA E LEVANTAMENTO PRÉVIO SOBRE AS CANTIGAS DE RODA
• ESCOLHA DA CANTIGA COM A TURMA
SEGUNDO MOMENTO
• OUVIR A CANTIGA E ESCRITA DA LETRA
• TRABALHAR TEMA PROFISSÕES ( QUANDO ADIQUIRIR A FASE ADULTA)
• CONSTRUIR GRÁFICO DAS PROFISSÕES
TERCEIRO MOMENTO
• APARTIR DO CONHECIMENTO DA LETRA HAVERÁ SORTEIO DE PESONAGENS ENVOLVIDOS NA LETRA E ENTRE ESSES PERSONAGENS AS PROFISSÕES.
• ENVOLVER O GRUPO NA CANTIGA DE RODA REALIZADA NO PÁTIO DA ESCOLA
ESFERA DE CIRCULAÇÃO: IMAGÉTICA
• ILUSTRAÇÃO DA CANTIGA DE RODA E RELATOS SOBRE A MESMA
INTRUMENTO TECNOLÓGICO
• SITE: JOGOSDAESCOLA
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/637-jogo-das-cantigas
EMEF. ÉLIO APARECIDO DA SILVA PROF° CLEIDE
EMEF. JOÃO CAMPESTRINI PROF° RENILDA
EMEF. PROF° TEREZINHA MARTINS PROF° CARLA
CEMEIF. MARINA SADDI HAIDAR PROF° REJANE
EMEF. LUMBRALES PROF° KAREN
EMEF. JOSÉ VERISSIMO DE MATOS PROF° TERESA
LIVRO O BICHO FOLHARAL - Angela lago
ResponderExcluirCARACTERÍSTICAS DO GÊNERO: A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
QUAL A RELAÇÃO DO GÊNERO COM O DOCUMENTO DO RECEF: è um gênero literário prosa e verso / fábula.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: As histórias de animais facilitam a conversa com as crianças sobre dimensões aparentemente complexas dos textos, por que, em sua maioria, são textos curtos que perseguem uma ideia central. Além disso, o enredo costuma ser convidativo as crianças, já que faz uso do recurso da personificação de animais que tanto as atrai.
LIVRO: O BICHO FOLHARAL
1º AULA: Apresentação do livro; leitura e roda de conversa.
2º AULA: Exploração dos personagens e suas ações.
3º AULA: Lista de palavras dos personagens (professor como escriba)
4º AULA: Registro através de desenho/ confecção de livrinhos das partes principais da história.
5º AULA: Exposição dos trabalhos.
SUGESTÃO DE JOGOS ON-LINE:
http://www.jogos360.com.br/fabulas/
http://universoneo.com.br/fund/index.php?task=category&id=25
http://igkids.ig.com.br/jogos-online/educativos/a-lebre-e-a-tartaruga/
http://www.homerjogosgratis.com/jogos-gratis/jogos-de-fabulas
PROFESSORAS / ESCOLAS
Deise Santos E.M.E.I.E.F. – Profeª Oneide Bortolote
Mara Lígia E.M.E.F.- Benedicto Weschenfelder
Paula Adriana E.M.E.F.- Luiz Bortolosso
Samara Prado E.M.E.I.E.F. – Proº João Euclydes Pereira
Viviane Gomes – CEU – Drº Zilda Arns NNelman
Tatiana Menezes – EMEF Zuleika Gonçalves Mendes
Aparecida Ferreira – EMEF – Escultor Victor Brecheret
Daeli Gengo – EMEF – Max Zedron
PROJETO HISTORIAS CLÁSSICAS
ResponderExcluirCARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA
OS CONTOS CLASSICOS SE CARACTERIZAM POR INICIAR COM “ERA UMA VEZ”, TEM A PRESENÇA DE PRÍNCIPES, PRINCESAS, CASTELOS, ENCANTOS E MAGIAS E TERMINAM COM “UM FINAL FELI”.
TRQAZEM LIÇÕES DE VIDA E REPRESENTAM A NATUREZA HUMANA.
CARREGAM TRAÇOS CULTURAIS, SOBREVIVEM AO TEMPO E TRATAM TEMAS QUE SÃO UNIVERSAIS TAIS COMO MEDO, AMIZADE, PERIGO E OUTROS.
EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUI COMO BONS EXEMPLOS E VIRTUDES, DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR SEU ENCANTAMENTO.
RELAÇÃO GÊNERO COM O DOCUMENTO DA RECEF
AS HISTORIAS CLÁSSICAS SE RELACIONAM COM A ESFERA DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA PROSA E VERSO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA AULA DE INFORMÁTICA 3º ANO – FUND I
CHAPEUZINHO VERMELHO
1. RODA DE CONVERSA PARA COLHER CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA DA AULA;
2. APRESENTAÇÃO DA HISTORIA EM SLIDE SHARE;
3- SOCIALIZAÇÃO DA HISTÓRIA;
ATIVIDADES PROPOSTAS NO COMPUTADOR:
• DESENHO NO PROGRAMA PAINT DA HISTORIA TRABALHADA
• JOGOS ON LINE – WWW.SMARTKIDS.COM.BR
JOGO DA FORCA – FADAS E PRINCESAS
NOME:
TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI
MARINETE AUGUSTA DE OLIVEIRA CUNHA
VIVIANE DE FÁTIMA DOS SANTOS SOUZA
RUTH DA SILVA CAVALCANTI
MARIZA CARVALHO REGA
MARLY PUZZI
Atividade em grupo: Conto de acumulação
ResponderExcluir1) Características do gênero:
- Auxilia a criança na memorização de uma sequência;
- Desperta a curiosidade do imaginário infantil;
- Possibilita o reconto individual;
- Favorece a compreensão e memorização do texto permitindo uma leitura autônoma.
2) Gênero :
Literária / prosa – verso
3) Importância para a alfabetização :
- Desperta o interesse pelos personagens da História;
- A repetição torna o texto mais familiar, apoiando o descobrimento de novas palavras e fixação das palavras já conhecidas;
- Melhora a compreensão da sequência de acontecimentos da história e dos personagens;
- Aprimora a interpretação do texto;
- Desafia a memorização da história .
4) Nome do Livro :
“O GRANDE RABANETE. “ - BELINKY, TATIANA https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/infantil/literatura/o-grande-rabanete-269369
5) Sequência Didática :
- Leitura do livro em roda na data show;
- Reconto da história feita pelas crianças;
- Reescrita no Word e ilustração no paint;
- Jogos online “smartkids” (memória e pintura);
- Criar um “Rato Herói “ para mascote da dupla.
Grupo –período tarde
EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus – Cristiane de Oliveira Benis
C.E.U Zilda Arns Neumann – Ana Cláudia Rodrigues de Sá
EMEF Terezinha Martins Pereira – Maisa Dos Santos Oliveira
CEMEIEF Marina Saddi Haidar – Maria Marlene Sergio Cordeiro Cruz
EMEF José Martiniano de Alencar– Luciana Leme Borin
Atividade em Grupo : Poemas
ResponderExcluir1) Características do gênero :
“Poesia é brincar com palavras
Como se brinca com bola, papagaio, pião
Só que bola, papagaio, pião gastam,
As palavras não...”
- O poema, materializado em diversos tipos de gêneros, resulta do trabalho especial que se faz com as palavras, no qual prevalece a função poética da linguagem.
- Jogo de sons e sentidos das palavras;
- Rima;
- Jogo visual.
2) Gênero :
Literária / prosa – verso
3) Importância para a alfabetização :
- Faz com que a criança reflita sobre as relações entre o oral e o escrito;
- É prazeroso;
- Amplia o repertório linguístico;
- Ajuda o leitor na construção do conhecimento;
- Desenvolver a leitura oral e interpretação de textos pela criança;
- Aumenta a consciência fonológica dos alunos.
4) Nome do Livro/Poesia :
Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira – para crianças de qualquer idade
“A casa” de Vinícius de Moraes
5) Sequência Didática :
- Leitura do poema;
- Roda de conversa;
- Ilustração do poema;
- Reflexão sobre a escrita das palavras do poema: CASA, TETO,
- Texto lacunado;
- Dobradura;
6) Instrumento Tecnológico:
Jogo: http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/atividades-portugues/485-a-casa-e-seu-dono
Instrumento teórico: https://pt.slideshare.net/SMBibliotecas/projeto-o-jogo-do-poema
Arcanja Núbia Gomes Machado – EMEF Olavo Spinola
Claudemar Ferreira Cambui – EMEF General Antonio Sampaio
Bruna Stefaneli – CEMEIEF Prof. Darcy Ribeiro
Marcia Miwa Hiratani – EMEIEF Profa. Etiene Sales Campelo
PROJETO TRILHAS - FÁBULAS
ResponderExcluir• Característica do gênero fabula: texto que traz personagens animais com características humanas
• Trabalhar com fabulas, traz elementos para que haja uma discussão da moral expressa no texto nas ações do cotidiano; aumento de repertório do vocabulário, linguagem corporal e prazer em ouvir diversos tipos de leituras.
• Esfera de circulação: Gênero literário Prosa/verso.
• Em fase de alfabetização as fabulas, incentivam as crianças a ouvir, fantasiar, interpretar, estimulando a linguagem oral e escrita.
• Livro: A Flauta do tatu; contada por Angela-Lago, editora ROCCO.
• No slide share não consta em power point.
• Sequência didática:
- Leitura da fábula, A flauta do tatu.
- Roda de conversa com os alunos, sobre o entendimento da leitura
- Reescrita coletiva ( a professora como escriba).
- Para finalizar cada dupla, fará a ilustração da fábula no programa Paint.
• Complementação da atividade, nos sites www.escolagames.com.br (jogo da memória animal) e www.smartkids.com.br (jogo de cenário).
Nomes dos participantes:
Solange Ribeiro da Silva – EMEIF Francisco Cavalcante Pontes de Miranda.
Gesiane Cristina Paliares – EMEF Quintino Bocaiúva.
Mirian Nobre Couto Vilas Boas – EMEF Marechal Bittencourt.
Denise Apolinário Kaiya – EMEF Benedicto Welchenfelder.
Marivalda de Oliveira – EMEF Tobias Barreto de Menezes.
PROJETO TRILHAS
ResponderExcluirLIVRO: Quer brincar de pique-esconde?
GÊNERO: História com repetição.
IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ESTE GÊNERO?
Estimular a imaginação através da possibilidade de criar novos acontecimentos para a história, compreendendo melhor a narrativa.
A relação do gênero com o documento da RECEF, é que devemos considerar a leitura de Mundo da criança, ou seja, a leitura e interpretação da ilustração antes da escrita.
Na fase da alfabetização, este gênero é importante, pois relaciona os símbolos com a escrita por meio da leitura por repetição.
Uma música que podemos elencar com este livro é “Hoje é domingo”.
Link do livro no Slideshare: pt.slideshare.net/naysataboada/quer-brincar-de-pique-escondepptx
SEQUÊNCIA DIDÁTICA (1º ano):
- Leitura do livro;
- Reconto coletivo;
- Roda de conversa sobre a história (onde o professor pergunta “E agora?” e os alunos completam com os acontecimentos da história);
- Lista de animais;
- Ilustração da história
SITES E JOGOS:
http://www.jogosdaescola.com.br/play/
http://www.brincandocomarie.com.br/arie-1/
https://rachacuca.com.br/
PROFESSORAS:
ALANE BARBOSA – EMEF PROF JOÃO CAMPESTRINI
FABIANE – EMEF DR JOSE MANOEL AYRES
GESIANE - EMEF IRMÃO TECLA MERLO
CAMILA PONTES – EMEIEF JOÃO EUCLYDES PEREIRA
REGINA – EMEF DEP ALFREDO FARÁ
IVONETE – EMEF MAESTRO DOMINGOS BLASCO
LAÍDE – EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO