terça-feira, 26 de setembro de 2017

PROJETO TRILHAS

     O projeto TRILHAS é uma iniciativa de formação docente que apoia o trabalho de professores com alfabetização por meio de um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade.
     Nesta formação nos apropriamos dos materiais, do portal Trilhas, do curso em EAD e elaboramos sequências didáticas com atividades sobre os gêneros textuais apresentados no KIT.
     Veja as sequências aqui:
     


11 comentários:

  1. Atividade em grupo : História de Repetição
    1) Características do gênero :
    - Auxilia a criança na memorização de uma sequência;
    - Desperta a curiosidade do imaginário infantil;
    - Possibilita o reconto individual e em grupo.
    2) Gênero :
    Literária / prosa – verso
    3) Importância para a alfabetização :
    - Desperta o interesse pelos personagens da História;
    - A repetição torna o texto mais familiar, apoiando o descobrimento de novas palavras e fixação das palavras já conhecidas;
    - Melhora a compreensão da sequência de acontecimentos da história e dos personagens;
    - Desenvolve a fluência;
    - Aprimora a interpretação do texto.
    4) Nome do Livro :
    “ BRUXA , BRUXA venha a minha festa “ - Arden Druce
    https://pt.slideshare.net/cirleisantos/bruxa-bruxa-venha-minha-festa-20793777?qid=24818b64-2b98-49e2-b32f-cf7e48bdc0a0&v=&b=&from_search=1
    5) Sequência Didática :
    - Leitura do livro em roda;
    - Reconto da história feito pelas crianças;
    - Reescrita no Word e ilustração no paint;
    - Lista de convidados, de itens para festa, desenvolvimento de um convite;
    - Confecção de máscaras dos personagens
    - Dramatização.
    - Realizar uma festa com o grupo.
    EMEF Pastor Josias Baptista – Maria Aparecida
    EMEIF Prof. Valter de Oliveira Ferreira – Nádima Almeida
    EMEF Cecília Correa Castelani – Silvana
    EMEIEF Saad Bechara – Eliane Rodrigues
    EMEF Gal Antonio de Sampaio – Jéssica Almeida
    EMEF Mal Bittencourt – Geisa Ramalho


    ResponderExcluir
  2. PROJETO TRILHAS
    Turma: 3º ano
    A relação do gênero com o documento do RECEF :
    - Literária Prosa/ Verso
    A importância do gênero na fase da alfabetização:
    Ampliar o repertório das crianças ao mesmo tempo garantir que apreciem versos e aprendam sobre a língua.
    Livro: Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira
    Poema escolhido: Vem navio
    Autor: Haroldo de Campos

    Sequência didática:
    - Fazer um jogral com os alunos, dividindo por gênero (meninos e meninas)
    - Leitura com movimentos (expressão corporal)
    - Reescrita com rimas e ilustração
    - Lista de palavras com a letra V
    - Trabalhar o sentido dos verbos vir (locomoção) e ver (visão)
    - Cruzadinhas e caça-palavras com a letra V
    Site:
    www.proativa.vdl.ufc.br/oa/tirinhas/tirinhas.html
    Montar uma história em quadrinhos com o tema do poema.
    Grupo:
    Marina Vieira – EMEIEF. Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda
    Patrícia Marinho- EMEF. Olavo A.B. Spínola
    Luís Gustavo – EMEF. Marina Von
    Ana Maria Alves Nogueira- EMEF. Maestro Blasco
    Jorge Antônio Costa- EMEF. Benedito Alves Turíbio
    Márcio Urban- EMEF. Frei Gaspar da Madre de Deus

    ResponderExcluir
  3. Gênero: Histórias de engano
    • As características do gênero são: Narrativa em que o engano está presente. Ação e intenção são diferentes uma da outra.
    • É importante trabalhar esse gênero, pois, vale a pena dedicar especial atenção e incluir atividades que façam as crianças pensarem sobre a relação entre os personagens, suas ações, pensamentos e intenções ao longo da narrativa. É importante que os alunos entendam a diferença entre ação e intenção.
    • Este gênero está presente na esfera literária de prosa/verso do Recef.
    • Durante a fase de alfabetização, este gênero facilita a memorização da historia e sua interpretação, por meio das repetições. É uma história curta e de fácil entendimento.
    • Livro: Cabritos, Cabritões.
    Autores: González, O. e Fernández, F.
    • Livro: Branca de Neve – Link no Slideshare: https://pt.slideshare.net/eduardarcosta/branca-de-neve-e-os-sete-anes?qid=fc54afa0-f4d4-4a24-b312-17269e03bacf&v=&b=&from_search=1
    • Ideia de sequência didática com o livro “Cabritos, Cabritões”:
    Iniciar contando a história em roda e realizar uma discussão sobre o mesmo.
    Fazer uma lista de palavras com os alunos.
    Solicitar que façam um reconto.
    Podemos finalizar essa sequência com os seguintes jogos:
    • http://www.escolagames.com.br/
    • http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/
    Atividade que estimula a leitura e a escrita dos alunos, em processo de alfabetização.
    • http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/
    Jogo de visual legal que estimula a leitura e concentração dos alunos.
    • http://www.escolagames.com.br/jogos/maiorMenorSelva/
    Além do conceito relacionado a maior e menor, de modo divertido, o jogo auxilia na complementação dos estudos sobre mamíferos, répteis e aves.

    LILIAN L. DOS SANTOS - EMEF MANOEL TERTULIANO DE CERQUEIRA, Prof.
    JÉSSICA RODRIGUES – EMEF OSCAR PENNACINO
    NADIR SANCHES SILVA – EMEF ELZA BATTISTON
    ADRIANA VIANA MENDES – EMEF QUINTINO BOCAIUVA
    LUCINEIA MARQUES DA SILVA – EMEF JANETE BEAUCHAMP
    CRISTIANE MARIA DOS SANTOS – EMEF PROF. OLINDA MOREIRA LEMES DA CUNHA
    ANA PAULA BRANDÃO DE GODOY – EMEIF PROF. ETIENE SALES CAMPELO
    ERICA MACHADO – EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES

    ResponderExcluir
  4. Histórias Clássicas
    1. É importante trabalhar com contos clássicos porque são histórias narrativas conhecidas do imaginário infantil, passadas de geração em geração e abordam temas pertinentes a idade como medo, abandono, o bem e o mal, engano.

    2. Esfera literária

    3. Apreciar o gosto pela leitura, aguçar o imaginário, texto de memória, parte da realidade dos alunos;

    4. O Pequeno Polegar
    https://pt.slideshare.net/evagois/o-pequeno-polegar-turma-da-mnica

    5. Sequência Didática para 2º e 3º ano

    a) Roda de conversa sobre o conto e interpretação oral;
    b) Escrita coletiva tendo o professor como escriba;
    c) Escrita espontânea partindo da leitura de imagens;
    d) Encontro de palavras no texto;
    e) Textos lacunados;
    f) Caça palavra de contos clássicos
    http://www.imagem.eti.br/caca-palavras/caca-palavras-conto-de-fada-rapunzel-estudo.php
    g) Jogos da memória no SMART KIDS
    http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-da-memoria-contos-de-fadas

    h) Montar um desafio com sites educativos voltados ao conto de fadas
    http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/240-letras-da-rapunzel
    https://novaescola.org.br/conteudo/4832/jogo-da-memoria
    http://m.jogosparamenina.net/jogo/quebra-cabeca-de-conto-de-fadas.html

    nomes:
    Luana Sarrico Lima EMEF. IRMÃ TECLA MERLO
    Geisa Zabotto EMEF BIONDO
    Mariza Pereira da Silva CEMEIEF MARIA JOSÉ FERREIRA FERRAZ
    Edina Rocha EMEF HUGO RIBEIRO
    Rosangela Marques Rodrigues EMEIEF MANOEL AIRES
    Fernanda Silveira EMEF ALFREDO FARAH
    Elisbeth CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI
    Kátia Soares EMEF PROFESSOR RENATO FIUZA TELES


    ResponderExcluir
  5. PROJETO TRILHAS
    LIVRO: BRINQUE-BOOK/ CANTA E DANÇA ( SUZANA SANSON E GRAÇA LIMA)
    GENÊRO TEXTUAL: CANÇÃO
    ESFERA DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA: PROSA E VERSO
    OBJETIVO: É UMA FORMA DIVERTIDA DE ESTIMULAR A ORALIDADE E RESGATAR COSTUMES E TRADIÇÕES REPASSADOS DE GERAÇÕES EM GERAÇÕES, ALÉM DE FAVORECER NOVAS HABILIDADES COMO MEMORIZAÇÃO E ESCRITA.
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    CANÇÃO: POBRE RICA
    IMPOTÂNCIA:
    A música e as crianças:
    - Ensina a criança a cantar e a ter ritmo
    - Anima a criança a fazer gestos
    - Melhora a forma de falar das crianças
    - Aumenta o seu vocabulário
    - Apura a sua concentração
    - Dá segurança, auto-estima, confiança e apoio emocional à criança
    - Aproxima a criança à outras crianças
    - Melhora o estudo, especialmente de matemática. A música é matemática.
    - Permite à criança a aprender outros idiomas
    Letra de 'Eu sou pobre, pobre, pobre'. Canção infantil


    Eu sou pobre, pobre, pobre,
    de marré-marré-marré
    Eu sou pobre, pobre, pobre,
    de marré-de-si (BIS)

    Eu sou rica, rica, rica,
    de marré-marré-marré
    Eu sou rica, rica, rica,
    de marré-de-si (BIS)
    Quero uma de vossas filhas,
    de marré-marré-marré
    Quero uma de vossas filhas,
    de marré-de-si (BIS)
    Escolhei a qual quiser,
    de marré-marré-marré
    Escolhei a qual quiser,
    de marré-de-si (BIS)

    Eu quero a Mariazinha...
    de marré-marré-marré
    Eu quero a Mariazinha...
    de marré-de-si (BIS




    PRIMEIRO MOMENTO
    • RODA DE CONVERSA E LEVANTAMENTO PRÉVIO SOBRE AS CANTIGAS DE RODA
    • ESCOLHA DA CANTIGA COM A TURMA
    SEGUNDO MOMENTO
    • OUVIR A CANTIGA E ESCRITA DA LETRA
    • TRABALHAR TEMA PROFISSÕES ( QUANDO ADIQUIRIR A FASE ADULTA)
    • CONSTRUIR GRÁFICO DAS PROFISSÕES
    TERCEIRO MOMENTO
    • APARTIR DO CONHECIMENTO DA LETRA HAVERÁ SORTEIO DE PESONAGENS ENVOLVIDOS NA LETRA E ENTRE ESSES PERSONAGENS AS PROFISSÕES.
    • ENVOLVER O GRUPO NA CANTIGA DE RODA REALIZADA NO PÁTIO DA ESCOLA
    ESFERA DE CIRCULAÇÃO: IMAGÉTICA

    • ILUSTRAÇÃO DA CANTIGA DE RODA E RELATOS SOBRE A MESMA

    INTRUMENTO TECNOLÓGICO
    • SITE: JOGOSDAESCOLA
    http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/637-jogo-das-cantigas

    EMEF. ÉLIO APARECIDO DA SILVA PROF° CLEIDE
    EMEF. JOÃO CAMPESTRINI PROF° RENILDA
    EMEF. PROF° TEREZINHA MARTINS PROF° CARLA
    CEMEIF. MARINA SADDI HAIDAR PROF° REJANE
    EMEF. LUMBRALES PROF° KAREN
    EMEF. JOSÉ VERISSIMO DE MATOS PROF° TERESA




    ResponderExcluir
  6. LIVRO O BICHO FOLHARAL - Angela lago
    CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO: A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
    QUAL A RELAÇÃO DO GÊNERO COM O DOCUMENTO DO RECEF: è um gênero literário prosa e verso / fábula.
    QUAL A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: As histórias de animais facilitam a conversa com as crianças sobre dimensões aparentemente complexas dos textos, por que, em sua maioria, são textos curtos que perseguem uma ideia central. Além disso, o enredo costuma ser convidativo as crianças, já que faz uso do recurso da personificação de animais que tanto as atrai.
    LIVRO: O BICHO FOLHARAL
    1º AULA: Apresentação do livro; leitura e roda de conversa.
    2º AULA: Exploração dos personagens e suas ações.
    3º AULA: Lista de palavras dos personagens (professor como escriba)
    4º AULA: Registro através de desenho/ confecção de livrinhos das partes principais da história.
    5º AULA: Exposição dos trabalhos.
    SUGESTÃO DE JOGOS ON-LINE:
    http://www.jogos360.com.br/fabulas/
    http://universoneo.com.br/fund/index.php?task=category&id=25
    http://igkids.ig.com.br/jogos-online/educativos/a-lebre-e-a-tartaruga/
    http://www.homerjogosgratis.com/jogos-gratis/jogos-de-fabulas
    PROFESSORAS / ESCOLAS
    Deise Santos E.M.E.I.E.F. – Profeª Oneide Bortolote
    Mara Lígia E.M.E.F.- Benedicto Weschenfelder
    Paula Adriana E.M.E.F.- Luiz Bortolosso
    Samara Prado E.M.E.I.E.F. – Proº João Euclydes Pereira
    Viviane Gomes – CEU – Drº Zilda Arns NNelman
    Tatiana Menezes – EMEF Zuleika Gonçalves Mendes
    Aparecida Ferreira – EMEF – Escultor Victor Brecheret
    Daeli Gengo – EMEF – Max Zedron

    ResponderExcluir
  7. PROJETO HISTORIAS CLÁSSICAS

    CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA
    OS CONTOS CLASSICOS SE CARACTERIZAM POR INICIAR COM “ERA UMA VEZ”, TEM A PRESENÇA DE PRÍNCIPES, PRINCESAS, CASTELOS, ENCANTOS E MAGIAS E TERMINAM COM “UM FINAL FELI”.
    TRQAZEM LIÇÕES DE VIDA E REPRESENTAM A NATUREZA HUMANA.
    CARREGAM TRAÇOS CULTURAIS, SOBREVIVEM AO TEMPO E TRATAM TEMAS QUE SÃO UNIVERSAIS TAIS COMO MEDO, AMIZADE, PERIGO E OUTROS.
    EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO CONTRIBUI COMO BONS EXEMPLOS E VIRTUDES, DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA POR SEU ENCANTAMENTO.

    RELAÇÃO GÊNERO COM O DOCUMENTO DA RECEF
    AS HISTORIAS CLÁSSICAS SE RELACIONAM COM A ESFERA DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA PROSA E VERSO.

    SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA AULA DE INFORMÁTICA 3º ANO – FUND I
    CHAPEUZINHO VERMELHO
    1. RODA DE CONVERSA PARA COLHER CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA DA AULA;
    2. APRESENTAÇÃO DA HISTORIA EM SLIDE SHARE;
    3- SOCIALIZAÇÃO DA HISTÓRIA;
    ATIVIDADES PROPOSTAS NO COMPUTADOR:
    • DESENHO NO PROGRAMA PAINT DA HISTORIA TRABALHADA
    • JOGOS ON LINE – WWW.SMARTKIDS.COM.BR
    JOGO DA FORCA – FADAS E PRINCESAS

    NOME:
    TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI
    MARINETE AUGUSTA DE OLIVEIRA CUNHA
    VIVIANE DE FÁTIMA DOS SANTOS SOUZA
    RUTH DA SILVA CAVALCANTI
    MARIZA CARVALHO REGA
    MARLY PUZZI

    ResponderExcluir
  8. Atividade em grupo: Conto de acumulação
    1) Características do gênero:
    - Auxilia a criança na memorização de uma sequência;
    - Desperta a curiosidade do imaginário infantil;
    - Possibilita o reconto individual;
    - Favorece a compreensão e memorização do texto permitindo uma leitura autônoma.
    2) Gênero :
    Literária / prosa – verso
    3) Importância para a alfabetização :
    - Desperta o interesse pelos personagens da História;
    - A repetição torna o texto mais familiar, apoiando o descobrimento de novas palavras e fixação das palavras já conhecidas;
    - Melhora a compreensão da sequência de acontecimentos da história e dos personagens;
    - Aprimora a interpretação do texto;
    - Desafia a memorização da história .
    4) Nome do Livro :
    “O GRANDE RABANETE. “ - BELINKY, TATIANA https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/infantil/literatura/o-grande-rabanete-269369
    5) Sequência Didática :
    - Leitura do livro em roda na data show;
    - Reconto da história feita pelas crianças;
    - Reescrita no Word e ilustração no paint;
    - Jogos online “smartkids” (memória e pintura);
    - Criar um “Rato Herói “ para mascote da dupla.
    Grupo –período tarde
    EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus – Cristiane de Oliveira Benis
    C.E.U Zilda Arns Neumann – Ana Cláudia Rodrigues de Sá
    EMEF Terezinha Martins Pereira – Maisa Dos Santos Oliveira
    CEMEIEF Marina Saddi Haidar – Maria Marlene Sergio Cordeiro Cruz

    EMEF José Martiniano de Alencar– Luciana Leme Borin

    ResponderExcluir
  9. Atividade em Grupo : Poemas

    1) Características do gênero :

    “Poesia é brincar com palavras
    Como se brinca com bola, papagaio, pião
    Só que bola, papagaio, pião gastam,
    As palavras não...”
    - O poema, materializado em diversos tipos de gêneros, resulta do trabalho especial que se faz com as palavras, no qual prevalece a função poética da linguagem.
    - Jogo de sons e sentidos das palavras;
    - Rima;
    - Jogo visual.

    2) Gênero :
    Literária / prosa – verso

    3) Importância para a alfabetização :
    - Faz com que a criança reflita sobre as relações entre o oral e o escrito;
    - É prazeroso;
    - Amplia o repertório linguístico;
    - Ajuda o leitor na construção do conhecimento;
    - Desenvolver a leitura oral e interpretação de textos pela criança;
    - Aumenta a consciência fonológica dos alunos.

    4) Nome do Livro/Poesia :

    Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira – para crianças de qualquer idade
    “A casa” de Vinícius de Moraes


    5) Sequência Didática :
    - Leitura do poema;
    - Roda de conversa;
    - Ilustração do poema;
    - Reflexão sobre a escrita das palavras do poema: CASA, TETO,
    - Texto lacunado;
    - Dobradura;

    6) Instrumento Tecnológico:
    Jogo: http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/atividades-portugues/485-a-casa-e-seu-dono
    Instrumento teórico: https://pt.slideshare.net/SMBibliotecas/projeto-o-jogo-do-poema

    Arcanja Núbia Gomes Machado – EMEF Olavo Spinola
    Claudemar Ferreira Cambui – EMEF General Antonio Sampaio
    Bruna Stefaneli – CEMEIEF Prof. Darcy Ribeiro
    Marcia Miwa Hiratani – EMEIEF Profa. Etiene Sales Campelo

    ResponderExcluir
  10. PROJETO TRILHAS - FÁBULAS
    • Característica do gênero fabula: texto que traz personagens animais com características humanas
    • Trabalhar com fabulas, traz elementos para que haja uma discussão da moral expressa no texto nas ações do cotidiano; aumento de repertório do vocabulário, linguagem corporal e prazer em ouvir diversos tipos de leituras.
    • Esfera de circulação: Gênero literário Prosa/verso.
    • Em fase de alfabetização as fabulas, incentivam as crianças a ouvir, fantasiar, interpretar, estimulando a linguagem oral e escrita.
    • Livro: A Flauta do tatu; contada por Angela-Lago, editora ROCCO.
    • No slide share não consta em power point.
    • Sequência didática:
    - Leitura da fábula, A flauta do tatu.
    - Roda de conversa com os alunos, sobre o entendimento da leitura
    - Reescrita coletiva ( a professora como escriba).
    - Para finalizar cada dupla, fará a ilustração da fábula no programa Paint.
    • Complementação da atividade, nos sites www.escolagames.com.br (jogo da memória animal) e www.smartkids.com.br (jogo de cenário).

    Nomes dos participantes:
    Solange Ribeiro da Silva – EMEIF Francisco Cavalcante Pontes de Miranda.
    Gesiane Cristina Paliares – EMEF Quintino Bocaiúva.
    Mirian Nobre Couto Vilas Boas – EMEF Marechal Bittencourt.
    Denise Apolinário Kaiya – EMEF Benedicto Welchenfelder.
    Marivalda de Oliveira – EMEF Tobias Barreto de Menezes.

    ResponderExcluir
  11. PROJETO TRILHAS

    LIVRO: Quer brincar de pique-esconde?
    GÊNERO: História com repetição.

    IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM ESTE GÊNERO?
    Estimular a imaginação através da possibilidade de criar novos acontecimentos para a história, compreendendo melhor a narrativa.
    A relação do gênero com o documento da RECEF, é que devemos considerar a leitura de Mundo da criança, ou seja, a leitura e interpretação da ilustração antes da escrita.
    Na fase da alfabetização, este gênero é importante, pois relaciona os símbolos com a escrita por meio da leitura por repetição.

    Uma música que podemos elencar com este livro é “Hoje é domingo”.

    Link do livro no Slideshare: pt.slideshare.net/naysataboada/quer-brincar-de-pique-escondepptx

    SEQUÊNCIA DIDÁTICA (1º ano):
    - Leitura do livro;
    - Reconto coletivo;
    - Roda de conversa sobre a história (onde o professor pergunta “E agora?” e os alunos completam com os acontecimentos da história);
    - Lista de animais;
    - Ilustração da história

    SITES E JOGOS:
    http://www.jogosdaescola.com.br/play/
    http://www.brincandocomarie.com.br/arie-1/
    https://rachacuca.com.br/


    PROFESSORAS:
    ALANE BARBOSA – EMEF PROF JOÃO CAMPESTRINI
    FABIANE – EMEF DR JOSE MANOEL AYRES
    GESIANE - EMEF IRMÃO TECLA MERLO
    CAMILA PONTES – EMEIEF JOÃO EUCLYDES PEREIRA
    REGINA – EMEF DEP ALFREDO FARÁ
    IVONETE – EMEF MAESTRO DOMINGOS BLASCO
    LAÍDE – EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO

    ResponderExcluir