sexta-feira, 26 de julho de 2019

CURRÍCULO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO

É um Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, que tem como principal objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, propondo ampliar as reflexões sobre computação na educação básica e potencializar o uso de tecnologia na aprendizagem. Essa ferramenta oferece a gestores e professores orientação e inspiração para aplicação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas à tecnologia e à computação.Alinhado às competências gerais e às habilidades da Base, o currículo visa auxiliar a implementação do que estabelece a 5ª competência geral: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
Em grupos faça a análise do Currículo e elabore uma sequência didática  utilizando as habilidades apresentadas para os diferentes segmentos.
http://curriculo.cieb.net.br/

27 comentários:

  1. A plataforma do CIEB é muito interessante, além de fornecer a habilidade e competência que será trabalhada, mostra também como faremos para desenvolver as habilidades (prática) e a avaliação em cada etapa da educação.

    ResponderExcluir
  2. BNCC:
    Competência: Reconhecer
    a relação entre idades e
    usos em meio digital.
    PRÁTICA (COMO DESENVOLVER ESTA HABILIDADE?)
    Indicando o que pode ou não ser acessado na internet por uma pessoa, dependendo da sua idade, por exemplo, apresentando aos alunos diferentes sites, demonstrando as exigências de cada um.

    Este eixo, orienta o que devemos orientar a criança sobre os sites, onde é recomendado acessar e onde não.
    Devemos orientar a criança acessar sites que vão contribuir para seu crescimento como cidadão.

    Adonias, Rene. C.E.U. Dra. Zilda Arns

    ResponderExcluir
  3. "[ EF02CI04 ] - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem."
    O eixo do 2º ano apresenta através da habilidade citada acima a possibilidade de desenvolver e aplicar atividades com associação de imagens e textos.

    ResponderExcluir
  4. Dentro do Eixo Tecnologia Digital, temos como competências geral da BNCC, o código 03, que fala sobre a valorização e fluência das diversas manifestações artísticas e culturais, que não condiz com a temática adotada pela rede. Profs. Raphaela e Ruben.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos adaptar o eixo que fala sobre a valorização das diversas manifestações artísticas ao nosso currículo municipal

      Excluir
  5. Através de um currículo integrado onde exista uma visão do que é a tecnologia e como deve-se desenvolvê-la ao longo dos anos (séries) a CIEB estruturou um currículo, com base na BNCC, divindo esta área entre conteúdos e habilidades que devem ser aprendidos e desenvolvidos ao longo da vida escolar.
    Um exemplo é a habilidade TD05HS01 onde aponta-se que @ alun@ compreenda que exista a diferença entre diversos sistemas operacionais, sejam eles em computadores ou celulares.
    Pode-se estruturar uma aula comparativa, trazendo vídeos, entrevistas e até mesmo aparelhos com SO's diferentes, desenvolvendo a sequência didática elaborando comparativos e apontando igualdades e diferenças.
    Essa atividade desenvolve junto da BNCC a habilidade EF15AR26, onde aponta que deve-se explorar os diferentes recursos digitais e seus processos.
    Deste modo, analisar o currículo da CIEB e associá-lo a prática docente fará com que as competências digitais estejam sendo diretamente praticadas pelas crianças, e não só passadas de modo que não são percebidas.

    Guilherme H. Santana - EMEF José Manoel Ayres

    ResponderExcluir
  6. O acesso ao site http://curriculo.cieb.net.br/curriculo abre muitas possibilidades para o professor atuar em sala de aula.
    O CIEB sugere planos de aulas completos, para cada ano/série que desejar. Aborda os eixos e conceitos pertinentes para a faixa etária em questão, além de abordar quais referenciais foram utilizados àquele conteúdo.
    Ele trás a parte teórica e também a prática. Dá-nos acesso a diferentes sites que abordam os conteúdos apresentados e mostra-nos como realizar as atividades propostas.

    Alane Barbosa E Camila Godoi
    EMEF Prof João Campestrini

    ResponderExcluir
  7. A PLATAFORMA DO CIEB, É UM INSTRUMENTO QUE COMPLEMENTA NOSSA PRÁTICA DOCENTE, ASSIM COMO NOS DÁ UMA BASE PARA A ELABORAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS.
    ELA TRAZ PARA OS ALUNOS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E DINÂMICAS QUE AUXILIAM O SEU DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

    ResponderExcluir
  8. Utilizo este site como apoio ao elaborar meus planejamentos bimestrais, uma vez ele nos fornece as habilidades pertinentes ao desenvolvimento dos meus educandos, códigos, competências e materiais de apoio; tenho comigo que quanto maior o auxílio e preocupação com nossos alunos, maior serão os benefícios para a vida deles.

    Profº Clopas

    ResponderExcluir
  9. A Matriz de Competências Digitais CIEB resultante foi então analisada e estruturada adequando as competências de professores e multiplicadores às realidades e às necessidades das redes educacionais brasileiras.
    A CIEB estruturou um currículo, com base na BNCC, divindo esta área entre conteúdos e habilidades que devem ser aprendidos e desenvolvidos ao longo da vida escolar.
    A competencia referente a CIDADANIA DIGITAL INCLUSÃO diz “Ser capaz de utilizar recursos tecnológicos para promover a inclusão e a equidade educativa.”
    Existe uma variedade de sites desta ajuda tecnológica que o professor poderá buscar a fim de ajudar o aluno no seu cotidiano.
    São inúmeras as modificações que a inclusão digital, no meio escolar, realiza: quer na forma de atuação do professor, preparando-se para utilizar os recursos das mídias digitais, quer no interesse dos alunos pelo mundo virtual. ... Promover a aprendizagem no aluno é o objetivo principal do professor.
    Educadores:

    Luciana Leme Borin
    Daniela Morbi Costa
    Márcio Urban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos juntos inovar ainda mais na Informática Educacional

      Excluir
  10. O site do CIEB é uma plataforma que auxilia os professores e educadores que querem complementar sua prática auxiliando no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. A plataforma do CIEB, contribui com as atividades pedagógicas, embasando e dando forma ao processo de aprendizagem. São atividades diferenciadas, que chamam a atenção do aluno, colaborando com a consolidação dos conteúdos propostos.
    Profª Núbia

    ResponderExcluir
  12. A plataforma CIEB auxilia no aprendizado dos alunos, pois traz embasamento em nossa prática docente, com informações relevantes, conteúdos e habilidades a serem exploradas pelos alunos.

    ResponderExcluir
  13. CIEB É UMA PLATAFORMA, QUE UTILIZAMOS ´PARA COMPLEMENTAR A NOSSA PRÁTICA DOCENTE, SENDO UMA EXTENSÃO DA NOSSA ROTINA COM OS ALUNOS, AUXILIANDO EM NOSSO PLANEJAMENTO.
    ENCONTRAMOS LÁ DIVERSAS ATIVIDADES QUE AUXILIAM OS ALUNOS A DESENVOLVEREM SUAS HABILIDADES E TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS.

    EMEIEF ONEIDE BORTOLOTE - CLEIDE
    EMEIEF JOÃO EUCLYDES PEREIRA - SAMARA
    EMEF BENEDICTO WESCHEEFELDER - ANDREA

    ResponderExcluir
  14. A PLATAFORMA É EXCELENTE, AJUDA NO PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA E AVALIAÇÕES, POIS ESTÁ DE ACORDO COM A BNCC- HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA TODOS OS ANOS, O QUE FACILITA MUITO A VIDA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  15. O acesso ao site http://curriculo.cieb.net.br/curriculo abre muitas oportunidades acessíveis para que o Educador atuar em sala de aula.
    O CIEB sugere planos de aulas completos, para cada série que desejar, abordando eixos e conceitos pertinentes para a faixa etária em questão, além de propiciar referenciais utilizados nos conceitos sistematizados.
    Trazendo Teoria e Prática que nos permite diferentes sites de acesso que abordam os conteúdos apresentados e permite melhorar as atividades e as aprendizagens práticas.

    Ivana Campos-EMEIEF Padre José Dias Grossi

    ResponderExcluir
  16. Já estou montando o planejamento bimestral em cima das habilidades apresentadas pelo Currículo Paulista.Esta plataforma veio enriquecer a minha prática pedagógica,porque também me possibilita a acessar planos de aula e complementar o que já havia programado.

    ResponderExcluir
  17. Profª Adriana e Agueda

    O site é uma ótima ferramenta em que o professor pode se basear para planejar suas aulas.
    Infelizmente, tomamos o conhecimento desse site hoje.

    ResponderExcluir
  18. A plataforma do Cieb, assim como outros sites, nos ajuda a desenvolver uma aula digital rica em aprendizagem, e ao mesmo tempo nos ajuda a usar a aula como um "suporte" para o professor em sala de aula. O diferencial é a visualização de qual tipo de habilidade conforme o BNCC está sendo utilizado naquela aula. Isso nos dá um melhor suporte na hora de desenvolver o planejamento.

    ResponderExcluir
  19. A Plataforma CIEB é um ótimo recurso pedagógico que nos auxilia no planejamento de nossas aulas. É um recurso muito interessante e principalmente de fácil acesso para todos os profissionais da educação.
    Seus conteúdos abrangem todos os níveis de ensino que nos proporciona muitas possibilidades em sala de aula.

    Simone Mendes - EMEF Osvaldo Quirino
    Milena Machado Pires - EMEIF Profª Etiene Sales Campelo

    ResponderExcluir
  20. Professora da Unidade Escolar EMEIEF Profº Renato Fiúza Teles

    ResponderExcluir
  21. O site é um apoio essencial em todos os níveis da educação básica, contemplando desde o Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. O mesmo auxilia o processo de apreensão tecnológica e pedagógica , dando suporte ao processo ensino/aprendizagem, conforme os novos conceitos da BNCC.
    Fátima Benite
    Renilda Bulhões
    Denise Pineda

    ResponderExcluir
  22. Achamos a plataforma dinâmica, bem desenvolvida, de fácil consulta, que nos auxilia em nosso planejamento. Gostamos da forma que os assuntos são divididos e como fica claro as habilidades e competências nos ajudando a focar no que precisa ser desenvolvido com as turmas.

    ResponderExcluir
  23. É uma plataforma alinhada com o BNCC O QUE facilita o planejamento e as praticas com recursos digitais e muitas sugestões.

    por Regiane EMEF Prof joão Larizzatti

    ResponderExcluir
  24. A plataforma do CIEB é excelente, pois alinha as atividades com as normas e habilidades do BNCC, complementando as aulas com as práticas digitais.
    Márcia Torres CEMEIEF MARINA SADDI HAIDAR

    ResponderExcluir