segunda-feira, 18 de abril de 2016

PRÊMIO ARCELOR MITTAL DE MEIO AMBIENTE

No ano de 2016, o tema escolhido para o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente envolve a proposta de investigar e conhecer aspectos relacionados à busca de soluções sustentáveis ligadas à temática da energia.

O site para pesquisa é: www.arcelormittalciencias.net
O tema é instigante, pois nos convida a um percurso multidisciplinar. Que desafios temos que enfrentar com relação à energia? Como podemos buscar modos de viver mais sustentáveis? Pode ser que, para alunos do ensino fundamental, a questão da energia não constitua, ainda, um desafio a se enfrentar. Mas é aí que entra em cena a iniciativa do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente: colocar em foco essa questão tão relevante, promovendo um contexto favorável para uma movimentação de pessoas dispostas a pensar e aprender sobre essa temática. Muitas conversas e recursos serão mobilizados para colocar as questões sobre energia no centro de um debate proveitoso.
A energia está em nosso cotidiano e envolve muito conhecimento científico, de diferentes áreas. Ao pensarmos sobre a energia do ponto de vista da física e da química, percebemos que existem pelo menos dois aspectos importantes a serem considerados: as transformações e a conservação. Dizemos que a energia sempre é conservada. Ela pode ser obtida por meio da transformação de outras formas de energia já existentes.
Do ponto de vista tecnológico, é importante considerar a evolução dos artefatos e instrumentos envolvidos na produção e transformação da energia. Já do ponto de vista social, é preciso entender que as questões relacionadas à energia impactam diretamente nossos modos de vida.
Aí está um grande desafio para nós professores: que caminhos podemos trilhar, junto com nossos alunos, para aprendermos um pouco mais sobre o tema e tomarmos consciência da complexidade que envolve a produção, a transformação, os usos da energia e os impactos ambientais associados a essas atividades?
 Veja os temas  das  Referências e indicações de aprofundamento para aprofundar sua pesquisa:

17 comentários:

  1. Marcela – EMEF Manoel Barbosa de Sousa
    Elisabeth – EMEF Doutor José Manoel Ayres
    Daeli – EMEF Professor Max Zendron

    Estudo do Projeto Arcelor / 2016 (no site: http://www.arcelormittalciencias.net/premio2016)
    Produção de energia: Termoelétricas

    No site do Arcelor, encontramos algumas referências:
    Como gerar energia só com água (Gerador Termoelétrico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wLrXYMJs-q8
    Faça chuva ácida em casa! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IEMjO01xm_4
    Chuva Ácida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9egpauSj0IA
    Meio Ambiente por Inteiro – Usinas termoelétricas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gO-SpKiPZo
    Mapa das usinas termoelétricas do Brasil. Disponível em: http://www.gasnet.com.br/termeletricas/mapa.asp
    Termelétricas encarecem conta de luz. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/termeletricas-encarecem-conta-de-luz-eqxyskjgac7qryt04jz11qbta

    Além dessas encontramos outras referências que são bem interessantes como:

    InfoEscola, no site:
    ( www.infoescola.com/fisica/usina-termoeletrica/ )
    Lá encontramos informações de como funciona a instalação de uma usina termoelétrica com figuras. Tipos de materiais que se usa para criar esse tipo de combustível.

    Só Biologia no site:
    (www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/termoeletrica.php )
    Nesse encontramos os impactos para o ambiente com o uso desse tipo de energia.

    Sua pesquisa.com, no site:
    ( www.suapesquisa.com/energia/energia_termoeletrica.htm )
    Aqui, nós encontramos o que é essa energia, as vantagens e desvantagens de utilização da mesma.

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  2. Professoras:
    Ana Paula - EMEIEF Profª Etiene Sales Campelo
    Elisbeth - CEMEIEF Maria Tarcilla Fornasaro Melli
    Gisele - EMEIEF Messias Gonçalves da Silva
    Leila - CEU José Saramago

    O tema pesquisado Energia em casa: uso doméstico, do Projeto Acerlor Mittal, oferece alguns sites para pesquisa:
    - Pilha de Daniell. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Qxu__Pq8Ms
    icone-doc
    - Pilha de moedas. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/pilha-de-moedas/380
    icone-doc
    - Conhecendo o interior da bateria de 9V. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/conhecendo-o-interior-da-bateria-de-9v/372
    icone-doc
    - Bateria de chumbo e ácido. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/bateria-chumbo-acido/67
    icone-doc
    - Como fazer lanterna com limão. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2010/11/como-fazer-lanterna-com-limao/
    icone-doc
    - Bateria de lata de alumínio. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2013/02/bateria-de-lata-de-aluminio/
    icone-livros
    - Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a01.pdf
    icone-livros
    - Pilhas de cobre/magnésio construídas com materiais de fácil obtenção. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a09.pdf
    icone-livros
    - O bicentenário da invenção da pilha elétrica. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a08.pdf

    Além dessas indicações, encontramos outras referências para pesquisa:

    - http://escolakids.uol.com.br/a-luz.htm
    Nesse site é apresentado um resumo de como é criada a energia, desde a solar até a que encontramos em casa.

    - http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/introducao-eletricidade
    A Revista Nova Escola sugere uma sequência didática para trabalhar Introdução à Eletricidade.

    - http://escolavovoesther.blogspot.com.br/2011/05/energia-eletrica.html
    Introduzir a noção de energia elétrica e de como ela é gerada, através de experimentos para serem realizados em sala de aula.

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  3. Tema 3: Energia na iluminação

    Grupo: Luciana Leite, Fabíola, Erlandro, Julio Cesar, Claudia e Homero.

    Teste de lâmpadas: LED, fluorescente ou halógena. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2015/08/teste-de-lampadas-led-fluorescente-ou-halogena/

    Por dentro da lâmpada incandescente. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/por-dentro-da-lampada-incandescente/878

    A fluorescência na lâmpada fluorescente. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/a-fluorescencia-na-lampada-fluorescente/903

    Pílulas de ciência: pulseiras de luz. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/pilulas-de-ciencia-pulseiras-de-luz/263

    What is a flame. Disponível em: https://www.amara.org/pt-br/videos/zrd5s48bQYg6/info/what-is-a-flame/

    Lâmpada de PET. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FBJ-A1VwJVQ

    O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência.

    POR DENTRO DA LÂMPADA INCANDESCENTE

    FASE 1 - IDENTIFICANDO AS LIGAÇÕES ENTRE MATERIAIS CONDUTORES QUE COMPÕEM A LÂMPADA
    Neste passo utilizaremos a lâmpada incandescente 127V e a lixa. Raspe a lateral da lâmpada (rosca) contra a lixa até fazer uma abertura. Note que na base da lâmpada incandescente há dois pontos de solda: um na rosca e outro no disco metálico separado da rosca por um material isolante e preto. Esses pontos de solda estão ligados a duas hastes que sustentam o filamento da lâmpada. O filamento, por sua vez, se parece com uma minúscula mola. Ele é feito a partir de um fio metálico de tungstênio que é enrolado duas vezes na forma helicoidal. Quando a lâmpada é ligada a uma fonte de energia elétrica, geralmente, por meio de fios metálicos de cobre, um fluxo de cargas elétricas é estabelecido no interior da lâmpada. Esse fluxo, denominado corrente elétrica, percorre um caminho constituído pela ligação entre a solda de estanho feita sobre a rosca metálica, uma das duas hastes metálicas que sustentam o filamento, o próprio filamento, a haste metálica situada na outra extremidade do filamento e o outro ponto de solda ligado à base da lâmpada.
    FASE 2 - O COMPRIMENTO DO FILAMENTO DE UMA LÂMPADA INCANDESCENTE
    Observe o filamento da lâmpada. Por ser constituído por uma liga de tungstênio, o filamento é capaz de suportar altas temperaturas sem se fundir. Embora pareça apresentar um comprimento situado entre 1 e 2 centímetros, o filamento é constituído por um fio muito fino, com cerca de 2 metros de comprimento. Como isso é possível? O segredo é o formato do filamento, constituído a partir de uma forma helicoidal que é novamente enrolada em uma segunda forma helicoidal. Neste passo mostraremos como reconstituir esse tipo de formato. Enrole o fio de cobre ao lápis e você terá uma forma helicoidal. Feito isso, enrole a forma helicoidal novamente em torno do mesmo lápis e você terá reconstituído o formato do filamento de uma lâmpada incandescente. Compare, então, o comprimento final do fio de cobre duplamente enrolado na forma helicoidal com o comprimento inicial: quantas vezes foi possível reduzir o comprimento inicial?

    Fonte:http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/por-dentro-da-lampada-incandescente/878 20/04/2016.

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  4. TEMA: ENERGIA MOVEL – PILHAS E BATERIAS

    Além dos temas encontrados no site, http://www.arcelormittalciencias.net, seguem outras opções de pesquisa:
    Reciclagem de pilhas e baterias – www.portalresiduos.com/reciclagem-de-pilhas-e-baterias.
    Neste site os alunos aprenderão a maneira correta de reciclar pilhas e baterias para que não cause impacto no meio ambiente .
    www.infoescola.com/quimica/pilhas-e-baterias
    Este site auxiliará os educandos a conhecer a formação e componentes químicos da pilha.
    www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/
    Este site contribuirá no aprendizado e conscientização sobre a lei de descarte de pilhas e baterias no meio ambiente .
    www.planetasustentavel.abril.com.br
    Os educandos serão envolvidos na contribuição da reciclagem em geral para colaborar com o meio ambiente.

    Adriana - E.M.E.F Pastor Josias Baptista
    Dalva – E.M.E.F Oscar Pennacino
    Silvana – E.M.E.F Tobias Barretos de Menezes
    Viviane- E.M.E.F Profª Cecília Correa Castelani

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  5. Nomes das integrantes: Kátia (Fiuza), Denise (Laerte), Cristina
    (Anézio) e Luciana (Turíbio).

    Referências sobre o trabalho com o Belgo: Subtema – Energia nos alimentos.
    Ao iniciar o trabalho partimos do site do próprio Belgo esta seção disponibiliza os links listados no Manual do Educador. Eles estão separados por cada um dos nove tópicos do tema energia e contemplam experimentos, páginas na Internet, vídeos e outras fontes para aprofundamento, sites educativos conforme legendas abaixo, falaremos sobre o tema 1:
    http://www.arcelormittalciencias.net/premio2016/
    Experimentos:
    Queima de alimentos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0
    Calorímetro de espuma. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF1I3KabxaE
    Como fazer vela de manteiga. Disponível em: http://www.manualdomundo.com.br/2013/03/como-fazer-vela-de-manteiga
    Páginas na internet:
    Transferência de calor. Disponível em: http://mutuslab.cs.uwindsor.ca/schurko/animations/heatcapacitymetals/heat_metal.htm
    Calorias e exercício. Disponível em: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/eating-and-exercise
    Vídeos:
    Pílulas de ciência: Energia nos alimentos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6tk2nd9oNus
    A Importância dos Alimentos - Água, Proteinas, Carboidratos, Lipídios e Vitaminas: https://www.youtube.com/watch?v=YvGof9HpqUQ
    Para saber mais:
    BRAATHEN, P.C. et al. Entalpia de decomposição do peróxido de hidrogênio: uma experiência simples de calorimetria com material de baixo custo e fácil aquisição. Química Nova na Escola, n. 29, ago. 2008. p.42-5. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/10-EEQ-6106.pdf
    Sites Educativos:
    www.atividadeseducativas.com.br – Jogo sobre a Cadeia Alimentar.
    http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/doki-e-os-alimentos/
    https://www.turmacoc.com.br – Jogos relacionados aos alimentos.
    www.escolagames.com.br/jogos/monstroComeFruta.

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  6. Pesquisa realizada para auxiliar a produção de Prêmio Arcelor Mittal 2016 com o Tema : Energia e Ciência: Em Busca de Soluções Sustentáveis.
    Subtema - Fontes alternativas de energia: Eólica.

    Materiais para pesquisa (Textos)
    http://www.infoescola.com/tecnologia/energia-eolica/
    Informações bem resumidas sobre a produção de energia eólica.
    http://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-da-energia-eolica/
    Vantagens e desvantagens da energia eólica.
    https://evolucaoenergiaeolica.wordpress.com/vantagens-e-desvantagens/
    Site apresenta riqueza de conteúdo para pesquisa sobre energia eólica.
    http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-eolica-brasil-mundo-515970.shtml
    Plano de aula sobre energia eólica que aborda do 1º ao 9º.
    http://nuriameurerfeiradeciencias.blogspot.com.br/2012/10/a-energia-eolica-como-energia-eletrica.html
    Projeto completo.
    COLÉGIO ESTADUAL MONTE ALVERNE
    PROJETO LEITURA: ´´ UM NOVO OLHAR... ´´
    XII SEMINÁRIO

    A ENERGIA EÓLICA COMO ENERGIA ELÉTRICA ALTERNATIVA

    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/grama-sintetica-pode-ser-futuro-energia-eolica-932323.shtml
    Grama sintética pode ser o futuro da energia eólica
    Criada a partir de uma parceria entre China e Estados Unidos, a ″grama″ pode fornecer energia para uma casa inteira.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
    Site de pesquisa geral.

    http://grupoperfeito.blogspot.com.br/2010/10/energia-eolica.html
    Site com pesquisa sobre o tema e inclusão de mapas sobre a energia no Brasil.

    Jogos
    http://www.aulavaga.com.br/jogo/eolica.html
    Jogo sobre energia eólica.
    http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-trivia-energia-sustentavel
    Quiz sobre energia sustentável.
    Experimentos
    http://meteoropole.com.br/2012/04/experiencia-6-como-fazer-um-gerador-eolico-caseiro/
    Construção de um gerador eólico caseiro.

    Pesquisa realizada pelas professoras:
    Patrícia Marinho
    Simone Bento
    Paula Adriana
    Samara Prado
    Luciana Sanfelice
    Marina Denise

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  7. Energia e ciência- Prêmio AcelorMIttal-2016
    Tema 6- Fontes alternativas de energia: solar
    Indicações de referência dadas pelo site da Acelor.
    http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?48262/INDC-estudo-do-WWF-Brasil-mostra-que--possvel-diminuir-emisses-em-energia-e-ainda-economizar
    http://www.manualdomundo.com.br/2014/09/como-fazer-forno-solar-com-caixa-de-pizza/
    http://www.manualdomundo.com.br/2014/07/como-fazer-fogo-com-agua/
    http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/cone-de-luz/845
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33063

    Indicação de sites e/ou atividades dadas pelo grupo

    1-Um jogo de cartas semelhante ao Super Trunfo, mas dedicado às fontes de energia.

    A brincadeira é indicada a crianças a partir de oito anos. Com as informações de cada carta, o jogador escolhe a que considera "mais forte" e desafia os adversários a superarem o número contido na mesma categoria. Vence quem terminar a partida com o baralho completo.

    http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/documentos/2014/super-trunfo-cartas.pdf
    2-Através dos sites educativos o professor poderá propor uma discussão acerca do texto informativo proposto abaixo “energias”, de uma forma simples e clara, onde os alunos compreenderão o conteúdo estudado.

    http://www.smartkids.com.br/trabalho/energias
    http://iguinho.com.br/turmadosuperv/leiamaisaquecimento.html
    3- O site da CEMIG traz um jogo da memória explicando as fontes renováveis utilizando como base um jogo da memória.
    http://portalcfu.cemig.com.br/jogos/memoria/cemig_memoria.html

    Integrantes:
    Cleise Gonçalves Passos
    Eduardo Muniz
    Maria Cecília da Silva Lemos
    Marlúcia Alves Duarte

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  8. Tema 4 - produção de energia Hidrelétrica
    No hotsite da Arcelor Mittal, podemos encontrar as seguintes sugestões:
    Como fazer uma turbina hidrelétrica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3L2j3_OHek0
    Mini-hidrelétrica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f6zcVwQZePo
    Como fazer uma excelente turbina hidráulica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XRByv1f_ugA
    Indução eletromagnética com bobina de campainha e ímã de HD. Disponível em: http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/inducao-eletromagnetica-com-bobina-de-campanhia-e-ima-de-hd/398
    Como funciona uma usina hidrelétrica? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iYPMZamqSH4
    Hidrelétrica – principal fonte de energia do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9lX-71NXnwA
    Belo Monte, Anúncio de uma Guerra – filme completo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WxCardqnjk8
    Meio Ambiente por Inteiro – O poder das hidrelétricas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rpqWTUvcd7U
    Barragens Perigosas. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/reuniao-anual-da-sbpc-2011/barragens-perigosas/?searchterm=hidrel%C3%A9tricas
    Hidrelétrica em casa. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/hidreletrica-em-casa/

    *Outros sites para pesquisa do assunto:
    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm
    Este site explica o conceito de hidrelétrica, bem como os locais para a sua instalação e o que muda com ela.
    http://www.ceran.com.br/session/viewPage/pageId/64/language/pt_BR/
    Este explica o caminho da água na estação hidrelétrica e o funcionamento interno da mesma, desde a estrutura, potencial hidráulico, geração e transmissão da energia.
    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm
    Neste, podemos conhecer o potencial elétrico das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras.
    http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par2_cap3.pdf
    A ANEEL disponibiliza aqui todas as informações referentes a hidrelétricas, seu funcionamento, o consumo da energia no Brasil e no mundo, além de apresentar fotos muito interessantes acerca do assunto.
    *Apresentamos um site com jogos e animações sobre o uso da energia:
    http://www.furnas.com.br/frmSOEnergiaEficienteAnimacoesJogos.aspx

    Ana Maria - EMEF Maestro Domingos Blasco
    Fátima - EMEF Prof. Alípio da Silva Lavoura
    Denise - EMEF Alice Rabechini Ferreira

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  9. Osasco, 20 de abril de 2016.
    Formação de Professores do Projeto de Informática Educacional

    Renilda Bulhões – EMEF Prof. João Campestrini
    Mirian Nuccini – EMEF Victor Brecheret
    Érica Parra – EMEF Osvaldo Quirino
    Sandra Lima – EMEF Elio Aparecido da Silva

    Plataforma Arcelor Mittal

    Link: Energia dos Combustíveis.
     1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental:
    Dentro da plataforma Nova Escola podemos utilizar de vários textos informativos que tratam do assunto em questão, além de planos de aula para que o professor se organize.

    http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/
    No site Smart Kids há textos explicativos sobre a energia sustentável e atividades diversificadas sobre o tema para o professor imprimir e utilizar com sua turma.
    http://www.smartkids.com.br/trabalho/energia-sustentavel
    Há também o site Brasil Escola onde o professor encontrara temas diversificados e importantes sobre a energia de combustível de forma interdisciplinar.
    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/combustiveis.htm

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  10. NOMES: FERNANDA BRANDÃO DE GODOY
    MARIZA CARVALHO REGE
    MILENA MACHADO PIRES
    TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI

    PROJETO: ARCELOR MITTAL
    TEMA: ENERGIA NOS ALIMENTOS

    Trabalhando o tema nas aulas de Informática:
    • Apresentação do tema sugerido;

    • Vídeo: “ sid alimentação saudável”

    • Socialização do vídeo/roda de conversa

    • Jogos: www.iguinho.com.br-Supervjogos
     Combate às doenças
     Poder do alimento
     Forca

    • Jogos: www.iguinho.com.br-diversao
     Monte sua tirinha

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  11. Tema: ENERGIA E CIÊNCIA EM BUSCA DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
    Subtema: ENERGIA EM CASA – USO DOMÉSTICO
    GRUPO 9: Alessandra – Zuleika, Annahi – Manoel Barbosa e Valquiria – João Euclydes.
    Referente ao tema trabalhado ficamos com o de número 9, onde avaliamos sites para contribuir no trabalho em sala de aula quanto ao uso da energia em nossas casas. Sugerimos como fonte de pesquisas os seguintes sites:
    Funcionamento do chuveiro. Disponível em: brasilescola.uol.com.br/fisica/funcionamento-chuveiro-eletrico.htm, mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-chuveiro-eletrico;
    Conheça sua conta de luz. Disponível em: www.aneel.gov.br/biblioteca/.../PorDentrodaContadeLuz_2013.pdf; https://www.aeseletropaulo.com.br

    Simulador de consumo de energia. Disponível em: https://www.copel.com/hpcopel/simulador/, https://www.aeseletropaulo.com.br/para-sua.../simulador-de-consumo
    Chuveiro esperto. Disponível em: www.cienciamao.usp.br/.../exibir.php?...chuveiroespertoengenhariaeletrica; eficienciaenergeticaecomagente.blogspot.com/.../chuveiro-esperto.html
    Chuveiros elétricos. Disponível em: brasilescola.uol.com.br/fisica/funcionamento-chuveiro-eletrico.html; www.newtoncbraga.com.br/index.php/instalacoes

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  12. Professoras: Simone Mendes, Viviane de Fatima e Elisanete
    Escola: Quirino, Oscar Pennacino e Elio Aparecido

    Tema 3 – Energia na iluminação

    Indicamos os seguintes sites para pesquisa:
    Site onde explica os benefícios das lâmpadas LED
    http://www.pratil.com.br/blog/2016/03/como-reduzir-o-consumo-de-energia-com-iluminacao-eficiente-lampada-de-led/

     Site onde encontramos informações para pesquisar sobre a energia eficiente com ações, projetos, animações/jogos educacionais e simulador de consumo.
    http://www.furnas.com.br/

     Site onde mostra um jornal sobre energia sustentável
    http://www.turmacoc.com.br/paginas/especiais/energia-sustentavel/jornal-energia-sustentavel/

     Comparativo entre os tipos de lâmpadas
    http://planetasustentavel.abril.com.br/


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  13. Grupo 4
    Participantes:
    Liliane da E.M.E.F Professor Alípio da Silva Lavoura
    Marcia da E.M.E.F Professor João Larizate
    Tatiane da E.M.E.F Escultor Victor Brecheret

    Tema: Energia Hidrelétrica
    Sugestões de atividades:
    *http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2091 ( como funciona uma usina Hidrelétrica)
    *escolaKids.uol.com.br/eletricidade ( como funciona dentro de uma usina Hidréletirca)
    *smartkids.com.br/trabalho energia ( Texto informativo sobre a usina hidrelétrica)
    *portaldoprofessor. mec.gov.br (de onde vem a enegia elétrica)
    *revistaescola.abril.com.br/uso da àgua produção energia( consulta para o professor)
    *www.enegiaesaneamento.org.br/unidades/rede-museu-da-energia/jogos-educativos-online.aspx (diversos jogos educativos online).

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  14. Ana Paula - EMEF QUINTINO BOCAIUVA
    Rosimeire - EMEF ALICE RABECHINI FERREIRA
    Ruth - EMEF OLINDA MOREIRA LEMES DA CUNHA
    Shirlei - EMEIEF ONEIDE BORTOLOTE

    TEMA: ENERGIA DOS COMBUSTÍVEIS

    No site http://www.smartkids.com.br/jogo/jogo-trivia-energia-sustentavel podemos encontrar jogos, atividades e textos referentes ao tema.

    O site http://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/ contém texto bastante claro e objetivo a respeito do tema.

    Para pesquisar sobre fontes alternativas de energia é possível usar o site http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-alternativas-energia.htm

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  15. PROF. DAMARYS MACEDO - EMEF BENEDICTO WESCHENFELDER
    PROF. JORGE COSTA - EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO
    PROF. ALANE BARBOSA - EMEF JOÃO CAMPESTRINI

    Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2016

    TEMA 5: Produção de energia: termoelétricas
    No site do ARCELOR MITTAL CIÊNCIAS (http://www.arcelormittalciencias.net/premio2016/), encontramos diversos links de pesquisas para esse tema, que já foram citados anteriormente.
    Todavia, podemos citar mais alguns, como seguem:
    • Manual do Mundo: Como gerar energia só com água (gerador termoelétrico) http://www.manualdomundo.com.br/2015/06/como-gerar-energia-so-com-agua-gerador-termoeletrico/
    Nesse site, encontra-se como gerar energia a partir da água, além do material utiliza-do;
    • Portal do Professor: Como gerar energia elétrica usando calor de combustão
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40796
    Nesse portal, conseguimos verificar a transformação de energia térmica obtida de um combustível qualquer em energia elétrica, além de outras informações.

    • Energias do Mundo: Os tipos de energia www.energiasdomundo.com.br/educativo/energia
    Possui vídeo aulas, guias do educador e do aluno, disponibiliza atividades extras e livros: professor/aluno.

    • Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente – Parceria com a Petrobrás, pioneira em combustíveis.
    http://www.institutogea.org.br/

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  16. Formação de Professores do Projeto de Informática Educacional

    Rosane Maciel – EMEF DR. José Manoel Ayres
    Plataforma Arcelor Mittal

    Pessoal,

    Segue sugestões para pesquisa e atividades a serem desenvolvidas com o tema energia solar.

    http://escolakids.uol.com.br/fontes-de-energia.htm site para pesquisa que diferencia energias renováveis e não renováveis, dentre elas a energia solar, explorando suas vantagens e possíveis desvantagens.

    http://energiasbr.webnode.com.br/news/atividades-praticas/ sugestão de atividade para a sala de aula que através da experiência prática leva o aluno a observar de maneira concreta a ação da energia solar.

    http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=10841 – No jogo World of Science o estudante encontra o desafio de cuidar de uma cidade e enfrentar questões atuais como o desafio de torna-la produtiva e rentável utilizando energias renováveis como a eólica e solar.

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  17. Osasco, 20 de abril de 2016
    Formação de Professores do Projeto de Informática Educacional
    Claudemar F. Cambuí
    Marinalda Amorim
    Aparecida de Fatima Benite Mammocci
    Marly Puzzi


    Energia móvel: Pilhas e baterias
    No site Portal Resíduos Sólidos, podemos encontrar tipos de pilhas e baterias: primárias e secundárias, o site também apresenta cursos de reciclagem de pilhas e baterias.
    No site www.escolagames, apresenta o jogo Coleta Seletiva, que leva o aluno a ter a consciência da necessidade de separar o lixo para facilitar o processo de reciclagem e ainda explica a diferença entre lixo e resíduo.
    O site brasilescola.uol.com.br/química/pilhas.htm, traz informações sobre a composição da pilha, de como ocorre a corrente elétrica e imagens ilustrativas.
    O site escola.britannica.com.br/article/480754/pilha, traz informações sobre os tipos de pilhas e baterias existentes, bem como, o funcionamento das mesmas, bem como os tipos de pilhas e baterias que existem.

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