No livro Globalização e Interdisciplinaridade, o educador espanhol Jurjo Torres Santomé, da Universidade de La Coruña, afirma que a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo escolar. Ela rompe a divisão hermética das disciplinas. Se a sua escola não trabalha dessa maneira, experimente lançar a discussão em reuniões. Outra opção é deixar seu planejamento à disposição para que os colegas saibam que matéria você dará e em que momento. Assim, os interessados podem se organizar para agir em conjunto. A coordenação tem um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. Esse tipo de trabalho pode até ser feito por apenas um professor. Mas, nesse caso, a equipe estaria perdendo uma ótima oportunidade de obter resultados mais significativos.
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avanco-na-educacao
ELABORE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR INTEGRANDO OS PROJETOS DA REDE MUNICIPAL DE OSASCO: KHAN ACADEMY, BELGO, CIÊNCIA HOJE, ELETROPAULO, TRANSPETRO, TRILHAS, PNAIC - CADA GRUPO DEVERÁ OBSERVAR OS ASPECTOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDE . QUAIS OS TEMAS EM COMUM E COMO TRABALHÁ-LOS. INSIRA UM ELEMENTO ARTÍSTICO - VÍDEO, TEATRO,MÚSICA, LEITURA DELEITE. PREPARE UMA AULA DEMONSTRATIVA. SEJA CRIATIVA E MÃOS A OBRA!
POSTE AQUI SUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS/PROJETOS QUE ABORDEM ESTE CONCEITO E SUAS OBSERVAÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS MESMOS!!
TEMA -
PÚBLICO ALVO
TEMPO ESTIMADO DE EXECUÇÃO
DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
SITES E PORTAIS DE REFERÊNCIA
POSTE AQUI SUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS/PROJETOS QUE ABORDEM ESTE CONCEITO E SUAS OBSERVAÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS MESMOS!!
TEMA -
PÚBLICO ALVO
TEMPO ESTIMADO DE EXECUÇÃO
DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
SITES E PORTAIS DE REFERÊNCIA
ALIMENTAÇÃO
ResponderExcluirObjetivo: Levar informação e conscientização de uma alimentação saudável.
Público alvo: 4º anos
Disciplina: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Informática.
1º momento: Apresentação do vídeo: Muito além do peso
2º momento: Depois de assistirem o vídeo, fazer uma roda de conversa, discutirem sobre o conteúdo do vídeo.
3º momento: Escrever no word a sua opinião sobre o tema.
4º momento: Desenhar no Paint uma alimentação saudável e não saudável
Avaliação: Expor os registros em um mural/ Observação diária.
Professores:
Maria do Carmo (Larizatti)
Kelly Bertini ( Pontes de Miranda)
Elisangela Rocha ( Zilda Arns)
Erica Gonçalves Parra ( Osvaldo Quirino Simões)
Cátia Cristina Araújo ( Anézio Cabral )
Wanglésia Pires ( Etiene Sales Campelo)
Centro de Formação
PLANO DE AULA
ResponderExcluirTEMA: FOLCLORE
PÚBLICO ALVO: 2° ANO
DURAÇÃO: 3 AULAS DE 50 MINUTOS
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA. GEOGRAFIA E ARTES.
Objetivo:
• Conhecer o conceito e os elementos característicos do folclore brasileiro (lendas regionais, personagens, rimas, brincadeiras, parlendas);
Estratégias:
1ª aula
• Roda de conversa sobre o conhecimento prévio do folclore;
• Vídeo Quintal da Cultura – O que é folclore?
• Roda de conversa sobre o vídeo.
2ª aula
• Retomar a atividade da aula anterior, introduzindo novamente o vídeo do Quintal da Cultura;
• Ilustração dos personagens utilizando o Paint;
3ª aula
• Lista de palavras utilizando as ferramentas do Word;
Avaliação:
A avalição será contínua através da observação e participação.
Culminância:
Exposição dos desenhos no mural do Laboratório de Informática.
Professores:
Cosma de Souza Brito – EMEF ESCULTOR VICTOR BRECHERET
Debora Dias dos Santos – EMEF MAESTRO DOMINGOS BLASCO
Eliane Rosa de Souza – EMEF OLAVO SPINOLA
Greice Kelly Biffe – EMEF IRMÃ TECLA MERLO
Jorge Antônio Costa – EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO
Mara Ligia Belato _ EMEF BENEDICTO WESCHENFELDER
Thamiris Felix da Cunha – EMEIEF PROFª ZULEIKA G. MENDES
GRUPO 1 – Nadir Sanches- Elza Battiston, Elisabeth Aparecida-Manoel Ayres, Mª Aparecida- Pastor Josias, Rosa Campos – Janete Beauchamp, Simone Bento – Guimarães Rosa, Carla – Terezinha Martins Pereira, Marcela Asiático – Manoel Barbosa.
ResponderExcluirRoteiro de aula – INFORMATICA 1º ANO
TEMA – FOLCLORE
DISCIPLINAS TRABALHADAS: INFORMÁTICA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE.
LEITURA DELEITE – OS DEZ SACIZINHOS - TATIANA BELINKY
1º passo – Abrir o livro “Os dez sacizinho” no programa Slide Share e apresentar aos alunos usando data show, ou outro recurso disponível.
2º passo - Através da leitura trabalhar questões da história, tais como:
Quais os personagens da história?
Vocês conhecem estes personagens?
Quantos sacizinhos iniciam a história?
Como os sacizinhos desaparecem da história?
Como os sacis retornam a história?
Qual a parte que mais chamou sua atenção? Vamos ilustrá-la?
3º passo - Jogos da memória e de colorir no site Smart Kids com os personagens do folclore.
No jogo da memoria é possível trabalhar: pares, quantidade e sequência numérica e no jogo de colorir você trabalha a parte lúdica da história.
Grupo 5
ResponderExcluirPúblico alvo: 5º ano.
Matérias trabalhadas: Língua portuguesa, História e Arte.
1 aula (50 minutos)
Abertura: Leitura da fábula "Os músicos de Bremen".
Roda de conversa sobre música, regras e combinados relacionados a escolha da música.
Organização de grupos para a escrita da letra da música.
Finalização: As crianças irão apresentar a música para a sala.
PLANO DE AULA
ResponderExcluirTEMA - HISTÓRIA DO CINEMA
PÚBLICO ALVO- Alunos do 3ºs anos
TEMPO ESTIMADO DE EXECUÇÃO- 55 minutos
DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS – História/Língua Portuguesa/Informática e Matemática
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES- Leitura Deleite Texto “Cinema”; Roda de conversa . “Em seguida solicitar aos “alunos que abram o” Word” e a internet fazendo uma pesquisa com imagens e textos sobre o assunto. Fazer uma colagem no “Word”, na sequência apresentar aos alunos a ferramentas de imagens onde os alunos poderão colar e movimentar as imagens explorando a “quebra de texto automática”.
A linha do tempo é uma atividade para ser feita como lição de casa.
SITES E PORTAIS DE REFERÊNCIA
https://www.smartkids.com.br/trabalho/cinema
https://pt.slideshare.net/claudiarocosta/historia-do-cinema-14739794
Integrantes:
Homero Pedro _ CEU Jose Saramago
Sandra Marcelino do Nascimento Felipe – EMEF Profº Renato Fiuza Teles
Eliane Aparecida Roberti _ EMEF Quintino Bocaiuva
Ana Karoline Guedes Almeida – EMEF Alice Rabechini Ferreira
Luís Gustavo Araújo Coelho – EMEF Marina Von P. Melli
Areta Adriana Maria dos Santos – EMEF Élio Aparecido da Silva
FOLCLORE DIFERENTE
ResponderExcluirEM TEMPOS DE FOLCLORE A AULA CONTEMPLARÁ AS SEGUINTES DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA.
PÚBLICO ALVO : 1º ANO – FUNDAMENTAL I
01 – UMA AULA
1 - LLEITURA DELEITE – JORNAL JOCA ONLINE – CULTURA – PERSONAGENS DIFERENTES DO FOLCLORE BRASILEIRO
https://jornaljoca.com.br/portal/5-personagens-do-folclore-brasileiro-que-voce-nao-conhece/
2- SOCIALIZAÇÃO ORAL E REGISTRO DO COMENTÁRIO DA SALA NO JORNAL JOCA ONLINE APRESENTAÇÃO DO MAPA DO BRASIL E OS RESPECTIVOS LOCAIS DOS PERSONAGENS FOLCLORICOS.
3- JOGOS :
www.smartkids.com.br
JOGOS DA MEMÓRIA E JOGOS DE COLORIR FOLCLORE
INFORMÁTICA EDUCACIONAL
Professora Luciana – EMEF José Martiniano de Alencar
Professora Samara – EMEIEF – Profº João Euclydes Pereira
Professora Alane – EMEF – Profº João Campestrini
Professora Mari – EMEF – Pontes de Miranda
Professora Dalva – CEMEIEF – Marina Sadi
Professora Alyx – EMEIEF – Padre José Grossi Dias
Professora Telma – EMEF - Laerte
Professora Regiane – EMEF – Elza Batiston
GRUPO 2
ResponderExcluirARCANJA NÚBIA GOMES MACHADO – EMEF JOSÉ VERISSIMO DE MATOS
MÁRCIO URBAN – EMEIEF FREI GASPAR MADRE DE DEUS
VANESSA ALVES DA SILVA – EMEF DOUTOR FRANCISCO MANUEL LUMBRARES DE SÁ CARNEIR0
DANIELA MORBI – CÉU JOSÉ SARAMAGO
FABIANE SAMARA – EMEIEF VALTER DE OLIVEIRA
SHIRLEI MOURA – EMEIEF ONEIDE BORTOLOSSA
MARIZA CARVALHO REGA – CEMEIEF MARIA TARSILA
PROJETO FOLCLORE
PÚBLICO ALVO: 2° ANO
DURAÇÃO: 30 DIAS
DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS: INFORMÁTICA, ARTES, LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO FÍSICA.
SEQUENCIA DE ATIVIDADES:
1º momento – Em roda de conversa (na sala de Informática) foi contada a história da música “Curupira” (CD Minhas raízes – faixa 2), em seguida as crianças ouviram a melodia. Após desenharam suas impressões sobre a música no PAINT.
2º momento – Nas aulas de Arte, foi proposto o desenho do personagem folclórico, cantado na música.
3º momento – Com a professora regular, foi trabalhado as palavras desconhecidas, a interpretação da música e ensaiaram para uma apresentação final.
4º momento – Os professores de Educação Física fizeram uma coreografia com as crianças.
5º momento – Na sala de Informática, os alunos criaram um Power Point, com imagens escaneadas de seus próprios desenhos, feitos anteriormente.
6º momento – A apresentação será feita para toda a escola, da música e do Power Point criados por eles.
CULMINÂNCIA: Observar e registrar a participação de todos os envolvidos.
VACINAS QUE PROTEGEM!
ResponderExcluirPúblico alvo: Alunos do 5º ano
Duração: 4 aulas / 1 mês
1º Momento: Roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, sobre a doença e métodos de prevenção. Também perguntar o que gostariam de saber sobre o assunto.
2º Momento: Passar o vídeo “Vacina contra HPV” https://www.youtube.com/watch?v=8wjytNHWCuo
3º Momento: Pedir para os alunos fazerem pesquisas sobre o tema, em sites direcionados pelo professor.
4º Momento: Fazer algumas perguntas para os alunos, como forma de avaliação.
Disciplinas envolvidas:
- Matemática: Utilizar e produzir tabelas e gráficos (Faixa etária, sexo, quantos já foram vacinados, tabela do calendário de vacinação).
- Língua Portuguesa: Leitura e produção de textos (Produzir uma tirinha para conscientização dos alunos no site http://www.proativa.virtual.ufc.br/objetos_aprendizagem/tirinhas/tirinhas.html).
- Ciências: Saúde, importância das vacinas desde o nascimento.
Conclusão: Como produção final, imprimir e expor as melhores tirinhas dos alunos.
Ferramentas: Internet, Word, Excel.
Participantes do grupo: Fabiane, Sueli, Rosemeire, Claudemar, Andrea, Mirian, Fátima, Marinete, Ruth.
TEMA: Desperdício/ Acúmulo do lixo
ResponderExcluirPúblico alvo
4ºano
Disciplinas
Língua Portuguesa
Matemática
Ciências
História
Geografia
Deleite: Vídeo “Um plano para salvar o planeta” (turma da Mônica/youtube)
Duração: 4 aulas para desenvolver o projeto, e retorno após ação.
1ºpasso: Roda de conversa sobre o acúmulo do lixo doméstico e coleta de lixos.
2ºpasso: Leitura coletiva do texto “A história do lixo” (http://www.ambiental.sc/saiba-mais/historia-do-lixo/) e discussão em sala sobre o texto.
3ºpasso: Pedir para os alunos observarem o bairro com relação ao descarte e a coleta do lixo.
-Existe a coleta do lixo?
- Como é realizada essa coleta?
- Onde a vizinhança descarta o lixo?
4ºpasso: Trazer a pesquisa do bairro para compartilhar com a turma. Comparar as informações e apontar as consequências que determinadas atitudes podem desencadear ao nosso meio ambiente.
5ºpasso: Pedir para que os alunos observem dentro da escola como e se acontece o desperdício, tanto de materiais quanto de alimentos.
Em trios, os alunos farão uma pesquisa dentro da sala de aula e nos intervalos da escola, observando de que maneira acontece o descarte dos lixos e o desperdício dos alimentos.
6ºpasso: Tabular o resultado da pesquisa e montar gráficos.
7ºpasso: Trabalhar com a conscientização dos alunos através de cartazes informativos incentivando a coleta seletiva, informando sobre a decomposição do lixo, entre outros.
8ºpasso: Após 15 dias, os alunos farão uma nova observação para analisar o resultado da ação.
Andressa Oliveira Loyola Emef Terezinha Martins Pereira.
Elaine Cristina da Silva Cemeief Maria José Ferreira Ferraz.
Elaine Cristina Pelicer Emeief Saad Bechara.
Simone Mendes Emeief Osvaldo Quirino Simões.
Ana Paula Nunes Emeief Profª Jeanete Beauchamp
Rosilene Santana Ferreira Ceu Zilda Arns Neumann
Allinne Cardoso S. Ferreira Emef Profª Marina Von P. Meli.
Projeto Folclore
ResponderExcluirTurmas: 3º ano
Leitura deleite: Como nasceram as estrelas (Clarice Lispector)
Objetivo geral: Trabalhar interdisciplinaridade
Objetivos específicos: Trabalhar a oralidade e escrita;
- Atenção
- Ludicidade
- Criatividade
- Auto controle
- Resgate cultural
Conteúdos: Trabalhar com leitura e escrita através de;
- Parlendas
- jogos
- adivinhas
- medida de tempo
- localização
Estratégias:
- Roda de conversa
- Leitura coletiva
- Pesquisa na internet
- Jogos na internet
- Digitação ferramenta (Word / Paint)
Metodologia:
1º dia leitura do livro e pesquisa das lendas;
2º dia montagem de relógio (jogo) e quebra cabeça
3º dia pesquisa das regiões que nasceram as lendas
4º dia pesquisa de plantas medicinais
Avaliação final
Impressão de alguns trabalhos para expor na reunião de pais.
Participantes:
Ana Paula B de Godoy Silva – EMEIEF Profª Etiene Sales Campelo
Silene Roberta S. Dias Antonio – EMEF Profº Anezio Cabral
Regina Célia C. Tonesser – EMEF Dep. Alfredo Farah
Annahi Aparecida Carmelim – EMEF Profº Manoel Barbosa de Souza
Marco Antonio Siqueira – EMEIEF Profª Zuleika Gonçalves Mendes
Lurdes Izabel de Souza – EMEF Cecilia Correa Castelane
Daniela Domiciano de Andrade – EMEF Profº Max Zendron