quinta-feira, 23 de agosto de 2018

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

O QUE É INTERDISCIPLINARIDADE?

No livro Globalização e Interdisciplinaridade, o educador espanhol Jurjo Torres Santomé, da Universidade de La Coruña, afirma que a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo escolar. Ela rompe a divisão hermética das disciplinas. Se a sua escola não trabalha dessa maneira, experimente lançar a discussão em reuniões. Outra opção é deixar seu planejamento à disposição para que os colegas saibam que matéria você dará e em que momento. Assim, os interessados podem se organizar para agir em conjunto. A coordenação tem um papel mediador, sugerindo parcerias e provocando o diálogo. Esse tipo de trabalho pode até ser feito por apenas um professor. Mas, nesse caso, a equipe estaria perdendo uma ótima oportunidade de obter resultados mais significativos. 
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avanco-na-educacao

ELABORE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR INTEGRANDO OS PROJETOS DA REDE MUNICIPAL DE OSASCO: KHAN ACADEMY, BELGO, CIÊNCIA HOJE, ELETROPAULO, TRANSPETRO, TRILHAS, PNAIC - CADA GRUPO DEVERÁ OBSERVAR OS ASPECTOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDE . QUAIS OS TEMAS EM COMUM E COMO TRABALHÁ-LOS. INSIRA UM ELEMENTO ARTÍSTICO - VÍDEO, TEATRO,MÚSICA, LEITURA DELEITE. PREPARE UMA AULA DEMONSTRATIVA. SEJA CRIATIVA E MÃOS A OBRA!

POSTE AQUI SUAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS/PROJETOS QUE ABORDEM ESTE CONCEITO E SUAS OBSERVAÇÕES SOBRE A INTEGRAÇÃO DOS MESMOS!!
TEMA -
PÚBLICO ALVO
TEMPO ESTIMADO DE EXECUÇÃO
DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
SITES E PORTAIS DE REFERÊNCIA

10 comentários:

  1. ALIMENTAÇÃO


    Objetivo: Levar informação e conscientização de uma alimentação saudável.
    Público alvo: 4º anos
    Disciplina: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física, Informática.

    1º momento: Apresentação do vídeo: Muito além do peso
    2º momento: Depois de assistirem o vídeo, fazer uma roda de conversa, discutirem sobre o conteúdo do vídeo.
    3º momento: Escrever no word a sua opinião sobre o tema.
    4º momento: Desenhar no Paint uma alimentação saudável e não saudável

    Avaliação: Expor os registros em um mural/ Observação diária.


    Professores:
     Maria do Carmo (Larizatti)
     Kelly Bertini ( Pontes de Miranda)
     Elisangela Rocha ( Zilda Arns)
     Erica Gonçalves Parra ( Osvaldo Quirino Simões)
     Cátia Cristina Araújo ( Anézio Cabral )
     Wanglésia Pires ( Etiene Sales Campelo)




    Centro de Formação

    ResponderExcluir
  2. PLANO DE AULA
    TEMA: FOLCLORE
    PÚBLICO ALVO: 2° ANO
    DURAÇÃO: 3 AULAS DE 50 MINUTOS
    DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA. GEOGRAFIA E ARTES.
    Objetivo:
    • Conhecer o conceito e os elementos característicos do folclore brasileiro (lendas regionais, personagens, rimas, brincadeiras, parlendas);
    Estratégias:
    1ª aula
    • Roda de conversa sobre o conhecimento prévio do folclore;
    • Vídeo Quintal da Cultura – O que é folclore?
    • Roda de conversa sobre o vídeo.
    2ª aula
    • Retomar a atividade da aula anterior, introduzindo novamente o vídeo do Quintal da Cultura;
    • Ilustração dos personagens utilizando o Paint;
    3ª aula
    • Lista de palavras utilizando as ferramentas do Word;
    Avaliação:
    A avalição será contínua através da observação e participação.
    Culminância:
    Exposição dos desenhos no mural do Laboratório de Informática.
    Professores:
    Cosma de Souza Brito – EMEF ESCULTOR VICTOR BRECHERET
    Debora Dias dos Santos – EMEF MAESTRO DOMINGOS BLASCO
    Eliane Rosa de Souza – EMEF OLAVO SPINOLA
    Greice Kelly Biffe – EMEF IRMÃ TECLA MERLO
    Jorge Antônio Costa – EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO
    Mara Ligia Belato _ EMEF BENEDICTO WESCHENFELDER
    Thamiris Felix da Cunha – EMEIEF PROFª ZULEIKA G. MENDES

    ResponderExcluir
  3. GRUPO 1 – Nadir Sanches- Elza Battiston, Elisabeth Aparecida-Manoel Ayres, Mª Aparecida- Pastor Josias, Rosa Campos – Janete Beauchamp, Simone Bento – Guimarães Rosa, Carla – Terezinha Martins Pereira, Marcela Asiático – Manoel Barbosa.

    Roteiro de aula – INFORMATICA 1º ANO
    TEMA – FOLCLORE
    DISCIPLINAS TRABALHADAS: INFORMÁTICA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE.
    LEITURA DELEITE – OS DEZ SACIZINHOS - TATIANA BELINKY
    1º passo – Abrir o livro “Os dez sacizinho” no programa Slide Share e apresentar aos alunos usando data show, ou outro recurso disponível.
    2º passo - Através da leitura trabalhar questões da história, tais como:
    Quais os personagens da história?
    Vocês conhecem estes personagens?
    Quantos sacizinhos iniciam a história?
    Como os sacizinhos desaparecem da história?
    Como os sacis retornam a história?
    Qual a parte que mais chamou sua atenção? Vamos ilustrá-la?

    3º passo - Jogos da memória e de colorir no site Smart Kids com os personagens do folclore.
    No jogo da memoria é possível trabalhar: pares, quantidade e sequência numérica e no jogo de colorir você trabalha a parte lúdica da história.

    ResponderExcluir
  4. Grupo 5
    Público alvo: 5º ano.
    Matérias trabalhadas: Língua portuguesa, História e Arte.
    1 aula (50 minutos)

    Abertura: Leitura da fábula "Os músicos de Bremen".

    Roda de conversa sobre música, regras e combinados relacionados a escolha da música.

    Organização de grupos para a escrita da letra da música.

    Finalização: As crianças irão apresentar a música para a sala.

    ResponderExcluir
  5. PLANO DE AULA
    TEMA - HISTÓRIA DO CINEMA

    PÚBLICO ALVO- Alunos do 3ºs anos

    TEMPO ESTIMADO DE EXECUÇÃO- 55 minutos

    DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS – História/Língua Portuguesa/Informática e Matemática

    SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES- Leitura Deleite Texto “Cinema”; Roda de conversa . “Em seguida solicitar aos “alunos que abram o” Word” e a internet fazendo uma pesquisa com imagens e textos sobre o assunto. Fazer uma colagem no “Word”, na sequência apresentar aos alunos a ferramentas de imagens onde os alunos poderão colar e movimentar as imagens explorando a “quebra de texto automática”.
    A linha do tempo é uma atividade para ser feita como lição de casa.
    SITES E PORTAIS DE REFERÊNCIA

    https://www.smartkids.com.br/trabalho/cinema
    https://pt.slideshare.net/claudiarocosta/historia-do-cinema-14739794

    Integrantes:

    Homero Pedro _ CEU Jose Saramago
    Sandra Marcelino do Nascimento Felipe – EMEF Profº Renato Fiuza Teles
    Eliane Aparecida Roberti _ EMEF Quintino Bocaiuva
    Ana Karoline Guedes Almeida – EMEF Alice Rabechini Ferreira
    Luís Gustavo Araújo Coelho – EMEF Marina Von P. Melli
    Areta Adriana Maria dos Santos – EMEF Élio Aparecido da Silva

    ResponderExcluir
  6. FOLCLORE DIFERENTE
    EM TEMPOS DE FOLCLORE A AULA CONTEMPLARÁ AS SEGUINTES DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA.
    PÚBLICO ALVO : 1º ANO – FUNDAMENTAL I
    01 – UMA AULA

    1 - LLEITURA DELEITE – JORNAL JOCA ONLINE – CULTURA – PERSONAGENS DIFERENTES DO FOLCLORE BRASILEIRO
    https://jornaljoca.com.br/portal/5-personagens-do-folclore-brasileiro-que-voce-nao-conhece/


    2- SOCIALIZAÇÃO ORAL E REGISTRO DO COMENTÁRIO DA SALA NO JORNAL JOCA ONLINE APRESENTAÇÃO DO MAPA DO BRASIL E OS RESPECTIVOS LOCAIS DOS PERSONAGENS FOLCLORICOS.

    3- JOGOS :
    www.smartkids.com.br

    JOGOS DA MEMÓRIA E JOGOS DE COLORIR FOLCLORE




    INFORMÁTICA EDUCACIONAL
    Professora Luciana – EMEF José Martiniano de Alencar
    Professora Samara – EMEIEF – Profº João Euclydes Pereira
    Professora Alane – EMEF – Profº João Campestrini
    Professora Mari – EMEF – Pontes de Miranda
    Professora Dalva – CEMEIEF – Marina Sadi
    Professora Alyx – EMEIEF – Padre José Grossi Dias
    Professora Telma – EMEF - Laerte
    Professora Regiane – EMEF – Elza Batiston

    ResponderExcluir
  7. GRUPO 2
    ARCANJA NÚBIA GOMES MACHADO – EMEF JOSÉ VERISSIMO DE MATOS
    MÁRCIO URBAN – EMEIEF FREI GASPAR MADRE DE DEUS
    VANESSA ALVES DA SILVA – EMEF DOUTOR FRANCISCO MANUEL LUMBRARES DE SÁ CARNEIR0
    DANIELA MORBI – CÉU JOSÉ SARAMAGO
    FABIANE SAMARA – EMEIEF VALTER DE OLIVEIRA
    SHIRLEI MOURA – EMEIEF ONEIDE BORTOLOSSA
    MARIZA CARVALHO REGA – CEMEIEF MARIA TARSILA

    PROJETO FOLCLORE
    PÚBLICO ALVO: 2° ANO
    DURAÇÃO: 30 DIAS
    DISCIPLINAS E PROJETOS ENVOLVIDOS: INFORMÁTICA, ARTES, LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO FÍSICA.
    SEQUENCIA DE ATIVIDADES:
    1º momento – Em roda de conversa (na sala de Informática) foi contada a história da música “Curupira” (CD Minhas raízes – faixa 2), em seguida as crianças ouviram a melodia. Após desenharam suas impressões sobre a música no PAINT.
    2º momento – Nas aulas de Arte, foi proposto o desenho do personagem folclórico, cantado na música.
    3º momento – Com a professora regular, foi trabalhado as palavras desconhecidas, a interpretação da música e ensaiaram para uma apresentação final.
    4º momento – Os professores de Educação Física fizeram uma coreografia com as crianças.
    5º momento – Na sala de Informática, os alunos criaram um Power Point, com imagens escaneadas de seus próprios desenhos, feitos anteriormente.
    6º momento – A apresentação será feita para toda a escola, da música e do Power Point criados por eles.
    CULMINÂNCIA: Observar e registrar a participação de todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  8. VACINAS QUE PROTEGEM!

    Público alvo: Alunos do 5º ano
    Duração: 4 aulas / 1 mês

    1º Momento: Roda de conversa para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, sobre a doença e métodos de prevenção. Também perguntar o que gostariam de saber sobre o assunto.
    2º Momento: Passar o vídeo “Vacina contra HPV” https://www.youtube.com/watch?v=8wjytNHWCuo
    3º Momento: Pedir para os alunos fazerem pesquisas sobre o tema, em sites direcionados pelo professor.
    4º Momento: Fazer algumas perguntas para os alunos, como forma de avaliação.

    Disciplinas envolvidas:
    - Matemática: Utilizar e produzir tabelas e gráficos (Faixa etária, sexo, quantos já foram vacinados, tabela do calendário de vacinação).
    - Língua Portuguesa: Leitura e produção de textos (Produzir uma tirinha para conscientização dos alunos no site http://www.proativa.virtual.ufc.br/objetos_aprendizagem/tirinhas/tirinhas.html).
    - Ciências: Saúde, importância das vacinas desde o nascimento.

    Conclusão: Como produção final, imprimir e expor as melhores tirinhas dos alunos.

    Ferramentas: Internet, Word, Excel.

    Participantes do grupo: Fabiane, Sueli, Rosemeire, Claudemar, Andrea, Mirian, Fátima, Marinete, Ruth.

    ResponderExcluir
  9. TEMA: Desperdício/ Acúmulo do lixo

    Público alvo
    4ºano
    Disciplinas
    Língua Portuguesa
    Matemática
    Ciências
    História
    Geografia
    Deleite: Vídeo “Um plano para salvar o planeta” (turma da Mônica/youtube)
    Duração: 4 aulas para desenvolver o projeto, e retorno após ação.
    1ºpasso: Roda de conversa sobre o acúmulo do lixo doméstico e coleta de lixos.
    2ºpasso: Leitura coletiva do texto “A história do lixo” (http://www.ambiental.sc/saiba-mais/historia-do-lixo/) e discussão em sala sobre o texto.
    3ºpasso: Pedir para os alunos observarem o bairro com relação ao descarte e a coleta do lixo.
    -Existe a coleta do lixo?
    - Como é realizada essa coleta?
    - Onde a vizinhança descarta o lixo?
    4ºpasso: Trazer a pesquisa do bairro para compartilhar com a turma. Comparar as informações e apontar as consequências que determinadas atitudes podem desencadear ao nosso meio ambiente.

    5ºpasso: Pedir para que os alunos observem dentro da escola como e se acontece o desperdício, tanto de materiais quanto de alimentos.
    Em trios, os alunos farão uma pesquisa dentro da sala de aula e nos intervalos da escola, observando de que maneira acontece o descarte dos lixos e o desperdício dos alimentos.
    6ºpasso: Tabular o resultado da pesquisa e montar gráficos.
    7ºpasso: Trabalhar com a conscientização dos alunos através de cartazes informativos incentivando a coleta seletiva, informando sobre a decomposição do lixo, entre outros.
    8ºpasso: Após 15 dias, os alunos farão uma nova observação para analisar o resultado da ação.

    Andressa Oliveira Loyola Emef Terezinha Martins Pereira.
    Elaine Cristina da Silva Cemeief Maria José Ferreira Ferraz.
    Elaine Cristina Pelicer Emeief Saad Bechara.
    Simone Mendes Emeief Osvaldo Quirino Simões.
    Ana Paula Nunes Emeief Profª Jeanete Beauchamp
    Rosilene Santana Ferreira Ceu Zilda Arns Neumann
    Allinne Cardoso S. Ferreira Emef Profª Marina Von P. Meli.


    ResponderExcluir
  10. Projeto Folclore

    Turmas: 3º ano

    Leitura deleite: Como nasceram as estrelas (Clarice Lispector)

    Objetivo geral: Trabalhar interdisciplinaridade

    Objetivos específicos: Trabalhar a oralidade e escrita;
    - Atenção
    - Ludicidade
    - Criatividade
    - Auto controle
    - Resgate cultural

    Conteúdos: Trabalhar com leitura e escrita através de;
    - Parlendas
    - jogos
    - adivinhas
    - medida de tempo
    - localização

    Estratégias:
    - Roda de conversa
    - Leitura coletiva
    - Pesquisa na internet
    - Jogos na internet
    - Digitação ferramenta (Word / Paint)

    Metodologia:

    1º dia leitura do livro e pesquisa das lendas;
    2º dia montagem de relógio (jogo) e quebra cabeça
    3º dia pesquisa das regiões que nasceram as lendas
    4º dia pesquisa de plantas medicinais

    Avaliação final

    Impressão de alguns trabalhos para expor na reunião de pais.

    Participantes:

    Ana Paula B de Godoy Silva – EMEIEF Profª Etiene Sales Campelo
    Silene Roberta S. Dias Antonio – EMEF Profº Anezio Cabral
    Regina Célia C. Tonesser – EMEF Dep. Alfredo Farah
    Annahi Aparecida Carmelim – EMEF Profº Manoel Barbosa de Souza
    Marco Antonio Siqueira – EMEIEF Profª Zuleika Gonçalves Mendes
    Lurdes Izabel de Souza – EMEF Cecilia Correa Castelane
    Daniela Domiciano de Andrade – EMEF Profº Max Zendron

    ResponderExcluir