Nome dos Componentes: Silvana, Flávia, Simone e Cristina
Nome do Caderno: Grandezas e Medidas – volume 6
Análise e síntese dos conceitos principais:
O caderno de Grandezas e Medidas tem como objetivo trabalhar noções e situações básicas cotidianas ou lúdicas que envolvam tipos de grandezas, legitimando os direitos de aprendizagem das crianças de 6 a 8 anos aos citados abaixo:
construir estratégias para medir comprimento, massa, capacidade e tempo;
reconhecer, selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza;
produzir registros para comunicar o resultado de uma medição;
comparar comprimento de dois ou mais objetos;
identificar a ordem de eventos em programações diárias;
reconhecer a noção de intervalo e período de tempo;
construir a noção de ciclos;
identificar unidades de tempo;
reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
Nesta perspectiva, se faz necessário salientar que o ensino e a aprendizagem das medidas na educação fundamental tem sido uma das mais frustrantes experiências para alunos e professores, pois as crianças entra nas escolas com conhecimentos diferentes, grande diversidade cultural não só de experiências entre elas, mas também familiares.
Dentro deste contexto o professor deve procurar trabalhar a partir de experiências comuns entre os alunos, de modo que a educação escolar possa acontecer valorizando os conhecimentos que eles já possuem.
Levantamento das atividades sugestão de aulas:
Construindo calendários é um trabalho a longo prazo, há uma série de etapas e objetivos a serem realizados gradativamente podendo ser aplicados em todos os anos.
Sugestão de site: Escola Games
Indicação de livros:
Só um minutinho
Autor: Yuyi Morales
Nenhum comentário:
Postar um comentário