sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Análise Caderno 4 PNAIC

Nome do caderno: Operações na resolução de problemas

Análise e síntese do caderno:

Conceitos de situação- problema;

As estratégias de resolução de problemas;

Os eventuais erros relativos à resolução de problemas;

Os objetivos deste caderno buscam oferecer subsídios teóricos e práticos para

amparar práticas pedagógicas com o intuito de garantir que a criança possa:

• Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo

(adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão), utilizando

e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes

significados;

• Calcular adição e subtração com e sem agrupamento e desagrupamento;

• Construir estratégias de cálculo mental e estimativo, envolvendo dois ou mais termos;

• Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.

• Valorizar as estratégias e as formas de representação espontâneas das crianças, ampliando o repertório de representações simbólicas;

• Trabalhar com os algoritmos tradicionais articulados a compreensão do Sistema de Numeração Decimal;

• Uso de materiais manipulativos, jogos e calculadora;

Situações aditivas

• Problemas de composição simples;

• Problemas com uma das partes desconhecida;

• Problemas de transformação desconhecida;

• Problemas com estado inicial desconhecido;

• Problemas de comparação.  


Situações multiplicativas

• Problema de comparação entre grandezas;

• Problema de divisão por distribuição;

• Problema de divisão envolvendo formação de grupos;

• Problema de configuração retangular;

• Problema com raciocínio combinatório.

Sugestão de sites

www.escolagames.com.br

www.zuzubalandia.com.br

www.siteseducativos.com.br

www.rachacuca.com.br

www.estudamos.com.br
Livros

Quem ganhou o jogo?

Família Gorgonzola

Poemas e problemas

Os filhos do vovô coruja

Historias de contar

Grupo

Daniele Leonese

Erica Parro

Fernanda Brandão de Godoy

Viviane Araújo Ventura Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário