sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Análise Caderno 3

Componentes do grupo: Kátia, Angélica e Lenice.

Caderno 3 - CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE   NUMERAÇÃO DECIMAL

Análise e Síntese dos conceitos principais trabalhados em cada um:

Este caderno permite que o professor auxilie na construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.

Na Matemática, podemos dizer que há uma certa analogia entre o SEA e o SND, visto que, tal elaboração ocorre, pois trata-se de um Sistema de Numeração, cuja maneira de registrar também permite operar com os símbolos.

 Consiste na compreensão do funcionamento da sua característica mais importante em relação à escrita: o fato de ser um sistema Posicional.Parte da base 10, onde o aluno precisa associar o agrupamento as quantidades.

O aluno precisa compreender as posições do número quando o mesmo muda de “casinha”, exemplo da unidade para a dezena quanto vale, para compreender o processo numérico, por isso necessita partir do material concreto.

Site de jogos:

 Noas- Matemática;

Tux- Matemática;

 Escolovar de Numeração Decimal;

 Ariê 2;

 Iguinho;

 Nosso Clubinho;

 Escola Games;

 Smartkids Matemática;

 Imagem.Eti;

 Jogos Matemáticos da Revista Nova Escola e Outros.

Sugestões de livros paradidáticos para leitura deleite partindo do conteúdo abordado, no próprio caderno 3:

• Quem tem medo do ridículo?, de Ruth Rocha;

• Nunca conte com ratinhos, de Silvana D’Angelo;

• Números, bichos e flores, de Cléo Busatto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário