Componentes do grupo: Kátia, Angélica e Lenice.
Caderno 3 - CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Análise e Síntese dos conceitos principais trabalhados em cada um:
Este caderno permite que o professor auxilie na construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
Na Matemática, podemos dizer que há uma certa analogia entre o SEA e o SND, visto que, tal elaboração ocorre, pois trata-se de um Sistema de Numeração, cuja maneira de registrar também permite operar com os símbolos.
Consiste na compreensão do funcionamento da sua característica mais importante em relação à escrita: o fato de ser um sistema Posicional.Parte da base 10, onde o aluno precisa associar o agrupamento as quantidades.
O aluno precisa compreender as posições do número quando o mesmo muda de “casinha”, exemplo da unidade para a dezena quanto vale, para compreender o processo numérico, por isso necessita partir do material concreto.
Site de jogos:
Noas- Matemática;
Tux- Matemática;
Escolovar de Numeração Decimal;
Ariê 2;
Iguinho;
Nosso Clubinho;
Escola Games;
Smartkids Matemática;
Imagem.Eti;
Jogos Matemáticos da Revista Nova Escola e Outros.
Sugestões de livros paradidáticos para leitura deleite partindo do conteúdo abordado, no próprio caderno 3:
• Quem tem medo do ridículo?, de Ruth Rocha;
• Nunca conte com ratinhos, de Silvana D’Angelo;
• Números, bichos e flores, de Cléo Busatto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário