sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Análise do caderno1 do PNAIC

Grupo 1 : Joyce, Sandra, Tatiane e Emerson

Caderno 1 Organização do Trabalho Pedagógico

Síntese dos conceitos principais

É necessário que o professor pense em praticas que situem o aluno em um ambiente de atividade matemática, possibilitando que ele aprenda, além de codificar e decodificar os símbolos matemáticos, a realizar variadas leituras de mundo, levantar argumentos para validar e justificar procedimentos.

Os principais objetivos deste caderno são:

• Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas a à Alfabetização Matemática de

todos os alunos;

• Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;

• Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;

• Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos de Aprendizagem Matemáticas de

todos os alunos.

Em síntese, o caderno 1 apresenta as razões e sugestões para que o trabalho de Alfabetização Matemática seja realizado em um ambiente favorável a aprendizagem dos alunos, com a organização da sala de aula, espaço físico, planejamentos variados (anual, semanal), momentos de experiências, registros, socialização e entrega das produções das crianças.

Sugestão de Aulas/Atividades

Ideia de adição e conservação Fio de contas/ sucatas/ tampinhas

Registro de cálculos mentais Painel de soluções

Situações Problema Pequenos textos/histórias

Tratamento de Informação Situações cotidianas na construção de conteúdos estratégia gráficos, tabelas e legendas/ uso do calendário.

Indicação de livros

Ivo Minkovicius,”O tempo”.

Bia Villella, “Era uma vez um menino travesso”.

Ingrid Berghenhausen, “Um, dois, três, era uma vez”.

links:

Revista eletrônica de Educação – www.reveduc.ufscar.br

Educação Matemática em Revista – www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/243

Jogos diversos – www.escolagames.com.br, www.novaescola.com.br, www.educarparacrescer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário