Grupo 1 : Joyce, Sandra, Tatiane e Emerson
Caderno 1 Organização do Trabalho Pedagógico
Síntese dos conceitos principais
É necessário que o professor pense em praticas que situem o aluno em um ambiente de atividade matemática, possibilitando que ele aprenda, além de codificar e decodificar os símbolos matemáticos, a realizar variadas leituras de mundo, levantar argumentos para validar e justificar procedimentos.
Os principais objetivos deste caderno são:
• Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas a à Alfabetização Matemática de
todos os alunos;
• Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização;
• Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;
• Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos de Aprendizagem Matemáticas de
todos os alunos.
Em síntese, o caderno 1 apresenta as razões e sugestões para que o trabalho de Alfabetização Matemática seja realizado em um ambiente favorável a aprendizagem dos alunos, com a organização da sala de aula, espaço físico, planejamentos variados (anual, semanal), momentos de experiências, registros, socialização e entrega das produções das crianças.
Sugestão de Aulas/Atividades
Ideia de adição e conservação Fio de contas/ sucatas/ tampinhas
Registro de cálculos mentais Painel de soluções
Situações Problema Pequenos textos/histórias
Tratamento de Informação Situações cotidianas na construção de conteúdos estratégia gráficos, tabelas e legendas/ uso do calendário.
Indicação de livros
Ivo Minkovicius,”O tempo”.
Bia Villella, “Era uma vez um menino travesso”.
Ingrid Berghenhausen, “Um, dois, três, era uma vez”.
links:
Revista eletrônica de Educação – www.reveduc.ufscar.br
Educação Matemática em Revista – www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/243
Jogos diversos – www.escolagames.com.br, www.novaescola.com.br, www.educarparacrescer.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário