Formação 19/09/2014
Prof: Ana Rita e Eliana
Caderno – Qualificação, Registros e Agrupamento.
Síntese: A construção do número;
O agrupamento na organização da contagem e na origem dos sistemas de numeração;
Usos e funções dos números em situações do cotidiano;
Para que serve a matemática na perspectiva das crianças;
O numero: compreendendo as principais noções;
Número: de qualidades e quantidades;
Sentido de numero na Educação Matemática;
Diferentes enfoques no ensino de números;
A contagem e o universo infantil.
Análise: É sugerido fazer uma sala de aula ser transformada em oficina, com muitos materiais de fácil acesso, com recursos de baixo custo e que não oferecem risco às crianças. As crianças manuseiam e constroem o conhecimento de forma concreta e descontraída.
Num primeiro momento se apresenta esse material, e depois aos pouco vai direcionando e mudando o grau de conhecimento. Onde se deve trabalhar comparação, agrupamento e seriação por cor, modelo, espécie, organização para depois poder começar a registar.
Num segundo momento se deve mostrar o uso dos números no cotidiano, como calendário, contagem de alunos, dia da semana, para começar a realizar cálculos mentais simples, estimativas e julgamentos quantitativos.
Num terceiro momento ir mostrando para as crianças de forma simples e agradável para que serve a matemática, começando com a oralidade, registro e escrita.
Num quarto momento ao classificar deve se ordenar a sequencia para que a criança comece a visualizar e perceber a qualidade da ordem.
Num quinto momento começa o sentido no número, do problema a ser solucionado, do ganhar e perder da matemática na vida da criança dentro e fora da escola, ou seja, no seu dia-a-dia. Levando ele a reconhecer múltiplas estratégias e múltiplas representações na resolução de atividades escolares.
Num sexto momento contextualizar a criança quanto os diferentes enfoques do uso da matemática com jornais, revistas, endereço, dinheiro, telefone...
Num sétimo momento é hora dar estimativas e sentidos aos números contando com significado e não mecanicamente, possibilitar que as crianças levantem diversas hipóteses perante o problema apresentado, permitindo que a criança faça descobertas e vivencie situações coletivas assim associando o número a quantidade.
Sugestões: trabalhar com tampinhas de garrafa pet, varal com pregador, pega varetas, pescaria, lápis de cor, materiais confeccionados, fios de barbantes, pratos descartáveis, pilhas de argola, figuras, canudos,
- Vídeos: Alfabetizando com os números ou numerizando;
Matemática em toda parte. Episódio: Matemática na comunicação;
Donald no país da matemágica.
- Livros: O presente de aniversario do Marajá de James Rumford;
Beleléu e os números de Patricio Dugnani;
- Sites: www.escolagames.com.br
www.smartkids.com.br
www.clickjogos.com.br/jogos-de-matematica
www.ojogos.com.br/jogos/matematica
www.rachacuca.com.br/jogos
www.jogos360.uol.com.br/matematica
www.jogosdematematica.org
www.revistaescola.abril.com.br/jogos-de-matematica
www.papajogos.com.br/jogos-de-matematica
www.somatematica.com.br/jogos
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