1- Nome do caderno:
Caderno 3 – CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
2-Análise e síntese dos conceitos principais trabalhados em cada um.
O tema central do caderno é o Sistema de Numeração Decimal. No caderno é apresentada uma sequência de jogos e atividades que proporcionam aos alunos possibilidades de ampliação da sua compreensão, ligada ao contexto de práticas sociais.
Objetivo geral:
Permitir ao professor a construção do SND em situações lúdicas onde a criança possa descobrir que no SND a mesma poderá compreender o princípio posicional de sua organização.
3-Levantamento das atividades; sugestões de aulas; sites; links; programas que podem ser utilizados para abordagem do tema:
Uma sugestão de atividade é o jogo Nunca dez (para os primeiros anos e segundos anos)
Materiais necessários: Palitos; canudos ou os dedos (três cores); tampinhas; elásticos; dados e por fim um gráfico com três divisões: unidade, dezena e centena.
Desenvolvimento:
Os alunos em grupos determinados jogam os dados, efetuam a soma dos mesmos, com os palitos, agrupam as quantidades (quando dez, agrupam com o elástico formando uma dezena, e a mesma é colocada na casa das dezenas no gráfico que deverá estar em lugar de fácil acesso). Quando sobra Ex.: cinco palitos os mesmos ficam no gráfico na unidade e assim sucessivamente até a centena.
Ganha o jogo o grupo que formar o número determinado pelo professor primeiro. Ex.: 87
(oito dezenas e sete unidades)
Sites:
www.portalmatematico.com.br
Jogo de Dominó (Bom para alunos que estão iniciando números)
www.somatemática.com.br
www.duende.com.br
www.educação.te.pt/cultura_lazer/index.jep?p-32
www.ababasoft.com
www.atividadeseducativas.com.br
www.iguinho.com.br
Calculadora da Zuzu;
Jogo da matemática;
www.escolagames.com.br
Eu sei contar; Aprenda a contar;
Tabuada do Dino;
Completando os números;
4-Indicação de livros:
Quem tem medo de Ridículo? Ruth Rocha
Nunca conte com ratinhos - Silvana D’Angelo
Livro dos números bichos e flores – Cléo Busatto
Jogando com a Matemática – Ruth Rocha
Teoria e prática de matemática – Toledo M.
Componentes do grupo:
Marinalda Amorim
Marly Puzzi
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