A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Elabore um plano de aula utilizando os descritores de LP e Matemática que foram trabalhados em nossa formação:
Grupo 4
ResponderExcluirSugestão de atividades para alguns descritores da Prova Brasil.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa:
A Raposa e o Cancão
Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:
— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não aguentava! Passava uma descompostura!...
A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...
CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do
Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
No final da história, a raposa foi:
(A) corajosa.
(B) cuidadosa.
(C) esperta.
(D) ingênua.
Sugestão de atividade: Iniciar a atividade apresentando o texto, realizando uma leitura coletiva e abrindo um debate para levantamento de hipóteses sobre o conflito gerador e os elementos que constroem a narrativa. Após este debate mostrar aos alunos as alternativas da questão e solicitar que descubram qual se encaixa melhor ao contexto. Utilizar o dicionário para defender sua resposta.
D8 – Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto:
A raposa e as uvas
Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer.
Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
— Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...
ROCHA, Ruth. Fábula de Esopo. São Paulo, FTD, 1992.
O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que:
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.
(D) as uvas eram poucas.
Sugestão de atividade: Realizar a leitura do texto com os alunos e iniciar o levantamento de hipóteses, sugerindo que criem uma tabela com a sucessão de acontecimentos. Solicitar aos alunos que se coloquem no lugar da Raposa, questionando sobre o fato de pular, para que pulamos? Em qual situação?
Assim conseguirão chegar à alternativa correta.
D20 - Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração
retangular e combinatória.
Pensamos em utilizar o site JOGOS DA ESCOLA onde existem vários jogos matemáticos.
Utilizando como destaque os jogos: divisão da Dora e jogo da multiplicação.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/1024-jogo- da-multiplicacao;
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/978-divisao- da-dora
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional:
Pensamos também em continuar no site JOGOS DA ESCOLA e aplicar o jogo de charadas
matemáticas.
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/161-charadas- matematicas
Emef MANOEL TERTULIANO DE CERQUEIRA, PROF. - LILIAN LUCIANA DOS SANTOS
EMEF QUINTINO BOCAIUVA - ADRIANA VIANA MENDES
EMEF OSCAR PENNACINO - JESSICA RODRIGUES
EMEF Marina Von P Melli - Luís Gustavo Araujo Coelho
CEU José Saramago – Homero Honorato Pedro
EMEF BENEDITO ALVES TURIBIO - JORGE ANTONIO COSTA
PORTUGUÊS
ResponderExcluirDESCRITOR 11 (Distinguir um fato de opinião relativa a esse fato)
ATIVIDADE 1
(A) uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
ATIVIDADE 2
O que o personagem quis dizer em relação a ser preguiçoso?
a) ( x ) Para comer ovo não precisa caçar.
b) ( ) Que ele é muito valente.
c) ( ) Ovo não é comida.
DESCRITOR 2 ( Coerência e coesão no processamento de texto)
ATIVIDADE 1
O Bicho Formigueiro
Cada formiga faz um pouco do trabalho para manter o formigueiro funcionando.
BRAÇOS: As soldadas são formigas maiores e mais fortes. Diante de qualquer ameaça avisam as demais e dilaceram o inimigo com mordidas. SISTEMA IMUNOLÓLOGICO: As formigas produzem uma substância bactericida que mata todo tipo de germe. CIRCULAÇÃO: Os corredores do formigueiro permitem o transporte de nutrientes e ajudam a manter a temperatura num nível mais agradável. ESTÔMAGO: Algumas operárias não digerem alimentos sólidos. As larvas recebem folhas picadas e as regurgitam como substância (...).
Almanaque Super Interessante. 2003. P. 28 – Adaptado.
As palavras que estabelecem uma ligação entre as partes do texto, mantendo o sentido da expressão “cada formiga faz um pouco do trabalho” são:
(A) avisam, produzem, permitem, digerem.
(B) fortes, inimigo, germe, transporte, substância.
(C) as soldadas, diante de, as formigas, os corredores.
(D) braços, sistema imunológico, circulação, estômago.
ATIVIDADE 2
O que Mafalda quer dizer no quarto quadrinho da tirinha?
a) ( ) Que seu dedo indicador esta machucado.
b) ( ) Que o dedo indicador é o mais importante da mão.
c) ( x ) O indicador de desemprego não tem nada haver com o dedo da mão.
MATEMÁTICA
DESCRITOR 13 (Sistema de numeração decimal)
ATIVIDADE 1
Escreva os números abaixo por extenso
12 ______________________________
527 _____________________________
5025 ____________________________
27810_____________________________
DESCRITOR 18 ( Multiplicação e divisão de números naturais)
Resolva as multiplicações e divisões abaixo e relacione com as cores corretas.
a) 150 : 5 = ____________
b) 3000 x 3 = __________
c) 240 : 6 = __________
d) 243 x 5 = ___________
GRUPO 03
ALYX MARTINS – EMEIEF PADRE JOSÉ GROSSI DIAS
ESPERANÇA ALMEIDA – EMEF DR. EDMUNDO BURJATO CAMPANHÂ
LUCINÉIA MARQUES – EMEIEF JEANETE BEAUCHAMP
SILVANA M F S LIMA – EMEF CECÍLIA C CASTELANI
Prova Brasil – Sugestões de atividades
ResponderExcluirESTRATÉGIA:
No final de cada aula oferecer aos alunos desafios relacionados aos descritores para a prova Brasil. Depois trocar as atividades entre os alunos para a correção, que deverá ser feita no mesmo dia.
PORTUGUÊS –
D12: Estabelecer relações lógicos-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Leitura de textos diversos mais exercícios.
https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzYUk0bkl5b0ZpYTQ/edit
D13: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Leitura de histórias em quadrinhos, livro de piadas.
https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzN1NqSGFoRVBZNVE/edit
MATEMÁTICA-
D22: Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Medir objetos com a régua.
https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkza0JLV3VyUXZuM0U/edit
D23: Resolver problema utilizando a escrita decimal sistema monetário brasileiro.
Montar mercadinho, pegar panfleto de supermercado e fazer situações problemas.
https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzSDFRbzREcXJsbGs/edit
Grupo:
Daeli – EMEF Professor Max Zendron
Jéssica – EMEF General Antônio Sampaio
Cristiane – EMEIEF Professora Zuleika Gonçalves Mendes
Tatiana – EMEIEF Professora Zuleika Gonçalves Mendes
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA -
ResponderExcluirD4 Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
- Através da comparação entre textos de diferentes gêneros textuais, identificar o tema e as informações implícitas contidas no texto. Como exemplos utilizamos os textos abaixo para tratarmos de problemas ambientais como: poluição das águas, meio ambiente, lixo e sustentabilidade.
TEXTO 1
Saúde. Abril, nov. 2007.
De acordo com esse texto, qual é a solução que está nas mãos das pessoas?
A) A fabricação de sacos plásticos.
B) A preservação do planeta.
C) O consumo de produtos.
D) O cuidado com o sapo-dourado.
TEXTO 2
Os rios precisam de um banho
A população das cidades esquece a importância dos rios e os utilizam como cestas de lixo. O resultado muita gente já deve conhecer: enchentes! Com tanto entulho, os canais de drenagem – isto é, o caminho que as águas percorrem morro abaixo, acabam ficando entupidos e causando inundações em dias de chuvas fortes. Para evitar as enchentes – que, além da destruição, trazem doenças –, a solução é não jogar lixo nos rios. O lugar das coisas que não queremos mais sejam chinelos, garrafas ou até eletrodomésticos, é a lata de lixo!
O texto trata:
(A) da poluição dos rios.
(B) da poluição das indústrias.
(C) da reciclagem do lixo.
(D) do desperdício de água.
DESCRITORES DE MATEMÁTICA
Exemplos de atividades de para serem aplicadas aos alunos de 5º anos, para fixação de conteúdo auxiliando as dúvidas apresentadas na sondagens do Observatório de Educação.
D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e de término e / ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Na escola “Aprender”, o horário do recreio foi definido como mostram os quadros abaixo:
Esse recreio tem a duração de:
(A) 10 minutos
(B) 15 minutos
(C) 20 minutos
(D) 30 minutos
(Projeto conseguir – DC). O relógio mostra dois momentos: o do início e do término de um filme.
Quanto tempo durou esse filme?
(A) 6h 40 min
(B) 8h 30 min
(C) 5 min
(D) 2h 45 min
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Ricardo anda de bicicleta na praça perto de sua casa. Representada pela figura abaixo.
Se ele der a volta completa na praça, andará:
(A) 160 m.
(B) 100 m.
(C) 80 m.
(D) 60 m.
(PROVA BRASIL). Uma pessoa faz caminhada em uma pista desenhada em um piso quadriculado, como a representada na figura a seguir.
Sabendo que o lado de cada quadrado mede 1m, quantos metros essa pessoa percorre ao completar uma volta?
(A) 36m
(B) 24m
(C) 22m
(D) 20m
Professoras:
Cláudia Abs - EMEF José Martiniano de Alencar
Érica Parra – EMEF Osvaldo Quirino Simões
Marina Vieira – EMEIEF – Francisco C. Pontes de Miranda
Patrícia Marinho – EMEF Olavo Barbosa Spínola
Site de apoio - https://profwarles.blogspot.com.br/
DESCRITORES DE MATEMÁTICA
ResponderExcluirG1 GRANDEZAS E MEDIDAS
D7- RESOLVER PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS COMO km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
Atividade 1
Uma das brincadeiras mais antigas de festa junina é o pau de sebo. Um menino resolveu subir no pau de sebo. Primeiro ele subiu 2m e escorregou meio metro.
A que distância ele ficou do chão?
(A) 2,5m
(B) 4m
(C) 1,5m
(D) 0,5m
Atividade 2
Leia a notícia abaixo:
Essa cobra pesa 25 kg. Quanto representa esse peso em gramas?
(A) 250g
(B) 25g
(C) 2500g
(D) 25000g
Atividade 3
Gabriel foi comprar um refrigerante para o almoço.
Ele comprou esta garrafa de 2 litros. Quantos mililitros (ml) de refrigerante há na garrafa?
(A) 2
(B) 20
(C) 200
(D) 2000
D8- Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
O trabalho deverá ser desenvolvido em um mês.
Fazemos uma flor de EVA, que deverá ser colocada em um relógio, contendo em suas pétalas os minutos. No caule, deverá conter duas folhas de tamanhos diferentes. Uma pequena escrito HORAS e uma maior escrita MINUTOS, para que os alunos visualizem qual ponteiro se refere as horas e qual se refere aos minutos.
Posteriormente, utilizar atividades que se explore esta medida de tempo.
Professoras:
DENISE CAMACHO SANTOS EMEF Profº Laerte José dos Santos
ROSANGELA MARQUES RODRIGUES EMEF Dr Jose Manoel Ayres
ANA PAULA B. DE GODOY SILVA EMEIEF Profª Etiene Sales Campelo
TERESA CRISTINA B. DE CARVALHO COELHO EMEF Prof. José Verissimo Matos
ELISBETH FÁTIMA LARA DA SILVA – CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO
MELLI
Descritores de Língua Portuguesa
ResponderExcluir• G1 Procedimentos de leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto
Que habilidade pretendemos avaliar?
A habilidade prevista nesse descritor concerne à capacidade do aluno para localizar, no percurso do texto, uma informação que, explicitamente, consta na sua superfície. Como se vê, corresponde a uma habilidade bastante elementar. Assim, espera-se que o item relativo a esse descritor solicite do aluno identificação de uma determinada informação, entre várias outras expressas no texto.
Pré-requisito:
O aluno deverá ter o domínio da leitura, sendo capaz de realizá-la fluentemente. Faz-se também necessário que aluno identifique as várias informações contidas em um texto.
Proposta metodológica:
O professor poderá trabalhar com pequenas narrativas, notícias, textos didáticos, buscando desenvolver nos alunos a habilidade de encontrar informações explícitas. Para isso, é importante orientá-los a capturar qual elemento textual (personagem, tempo, espaço, fato que compõem o enredo) se relaciona à informação requisitada, de modo que o aluno consiga resgatá-lo por meio de uma leitura descendente, que não exige do aluno uma releitura atenta de todo o texto.
É importante que o professor apresente ao aluno a estrutura básica de um texto (introdução/conflito gerador, desenvolvimento e conclusão/desfecho) e que ele consiga reconhecê-las no texto em questão.
Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?
Os professores podem ajudar os alunos, por exemplo, levando para a sala de aula textos de diferentes gêneros e de temáticas variadas para que as atividades de leitura sejam diversificadas. Dessa forma, podem estimular o aluno a articular o sentido literal do que lê com outros fatores de significação.
Isso o levará a desenvolver a habilidade de localizar informações e, ao mesmo tempo compreender que aquilo que consta em um texto adquire vários sentidos dependendo das circunstâncias de sua produção.
Sugestões de atividades:
- Leitura de uma notícia ou de um texto didático e posterior reconhecimento da presença ou ausência de fatos, apresentados pelo professor em uma lista, no texto lido.
- Produção de pequenas histórias reais, vividas pelos próprios alunos, e posterior localização de informações explícitas relacionadas aos elementos da narrativa, como tempo, espaço e personagens principais.
- Leitura de um livro e posterior realização de um quiz, em que os próprios alunos devem indagar seus colegas sobre informações explícitas no texto.
Textos e questões:
Seja criativo: Fuja das desculpas manjadas
Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa.
Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
- Nós tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
- O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem, ninguém se machucou!
- Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas esperando uma carona...
- Você acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
- Mas vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
- Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
De acordo com o texto, os pais não acreditam em
(A) adolescentes.
(B) psicólogos.
(C) pesquisas.
(D) desculpas.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
Professoras:
Ana Paula Brandão de Godoy Silva – EMEIEF Profª Etiene Sales Campelo
Rosangela Marques Rodrigues – EMEF Dr Jose Manoel Ayres
Teresa Cristina Batista de Carvalho Coelho – EMEF Prof. José Verissimo Matos
Denise Camacho Santos – EMEF Profº Laerte José dos Santos
Elisabeth Fátima Lara da Silva – CEMEIEF Maria Tarcilla Fornasaro Melli
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ResponderExcluirTEXTO: O GALO QUE LOGROU A RAPOSA
O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
– Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, – esperteza e meia.
1) No texto, o traço de humor está no fato de:
a) A subida do galo na árvore.
b) A chegada dos cães.
c) A raposa desculpar-se fingindo tristeza.
d) A novidade contada pela raposa.
D14 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações. Os sinais de pontuação e outras notações (negrito, maiúsculas, itálico, etc.) são recursos expressivos. Esses recursos podem acumular funções discursivas, como aquelas ligadas à ênfase, à reformulação ou à justificação de certos segmentos, ou ainda à indicação de indignação, surpresa, entre outros efeitos.
2) No trecho “…Deixe estar, seu malandro, que já te curo!…”, as aspas tem efeito de:
a) Marcar a fala de alguém.
b) Marcar que alguém está desapontado.
c) Marcar que alguém quer falar.
d) Marcar um diálogo.
D10 Avalia a habilidade de o estudante reconhecer as variações (gramaticais ou lexicais) que, mais especificamente, revelam as características dos interlocutores.
3) O texto é narrado por quem?
a) Pelo galo.
b) Pela raposa.
c) Pela raposa e o galo.
d) Pelo narrador.
DESCRITORES DE MATEMÁTICA
D24 – Identificar a fração como a representação que pode estar associada a diferentes significados. D25 – Resolver o problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração. com gabarito
1) Colocando os números decimais 2,05; 2,12; 2,1; 2,25 em ordem crescente, têm se:
a) 2,05; 2,12; 2,1; 2,25
b) 2,05; 2,1; 2,12; 2,25
c) 2,1; 2,12; 2,05; 2,25
d) 2,1; 2,12; 2,25; 2,05
2) Roseli tem uma coleção de 84 DVDs, e o seu amigo tem 2/6 desta quantidade. Quantos DVDs têm seu amigo?
R.:
3) No park de diversão, Carla teve 30 tentativas para acertar tiro ao alvo. Ela acertou 4/6 dos tiros. Quantos tiros ela acertou?
R.:
CEU ”José Saramago” – Daniela Morbi Costa
EMEF “Benedito Alves Turíbio” – Laides Betonte
EMEF “Anézio Cabral” – Raphaella Jacob da Silva
Grupo 4
ResponderExcluirSugestão de atividades para alguns descritores da Prova Brasil.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa:
A Velha Contrabandista
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! - insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não "espáia"? - quis saber a velhinha.
- Juro - respondeu o fiscal.
- É lambreta.
No final da história a velhinha demonstrou-se:
a) Esperta
b) Ingênua
c) Maldosa
d) Ladra
Sugestão de Atividade:
- Leitura do texto coletivo e individual;
- Roda de conversa debatendo o tema do texto, relacionando com o nosso cotidiano;
- Relacionar as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionários;
- Criar um outro final para a história;
- Ilustrar a história.
Nomes:
Marcia Miwa Hiratani – EMEIEF Profa. Etiene Sales Campelo
Alessandra de Oliveira – EME Edmundo Campanhã Burjato
Arcanja Núbia Gomes Machado – EMEF Prof. Olavo A. B. Spínola
D8 – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto
ResponderExcluirChapeuzinho Vermelho...
Chapeuzinho Vermelho caminha pela floresta, com o cestinho na mão, rumo à casa da vovó. De repente, à margem do caminho de terra, percebe uma moita se mexendo. Muito curiosa, pára e afasta os galhos com as mãos para espiar atrás da moita. Descobre, então, o Lobo Mau agachado atrás da folhagem e pergunta para ele:
- Nossa, seu Lobo! Para que são esses olhos tão grandes?
- Para te enxergar, Chapeuzinho. . . - Responde o Lobo.
E a menina segue o seu caminho pela floresta. Daí a pouco, vê outro arbusto balançar e novamente vai espiar. Mais uma vez encontra o Lobo Mau agachado atrás da moita e pergunta:
- Para que são essas orelhas tão grandes, seu Lobo?
- Para te escutar, Chapeuzinho. . .
A garota ouve a resposta do Lobo e prossegue em sua caminhada. Mais adiante, vê outra moita balançando, vai espiar e, pela terceira vez, encontra o Lobo atrás. Dessa vez ela pergunta, espantada:
- Credo, seu Lobo! Pra que esse saco tão grande?!
- Pra te aturar, Chapeuzinho! Faz mais de uma hora que eu tô tentando fazer minhas necessidades sossegado e você não deixa, criatura!
Por que o Lobo Mau estava tão irritado com a Chapeuzinho?
a) Por que ele estava ocupado.
b) Ele queria ficar sozinho.
c) Achava a Chapeuzinho chata.
d) Ele queria fazer as necessidades.
Sugestão de Atividade:
- Leitura do texto coletivo e individual;
- Roda de conversa sobre o tema: O que pode causar a invasão de privacidade.
- Sequenciar as partes do texto;
- Relacionar as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionários;
Nomes:
Marcia Miwa Hiratani – EMEIEF Profa. Etiene Sales Campelo
Alessandra de Oliveira – EME Edmundo Campanhã Burjato
Arcanja Núbia Gomes Machado – EMEF Prof. Olavo A. B. Spínola
D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
ResponderExcluirEm uma garagem, estão estacionados carros em 12 fileiras. Em cada fileira há 15 carros.
Quantos carros há nesta garagem?
A) 120
B) 236
C) 172
D) 180
Sugestão de Atividade:
- Debate em grupo como resolver o problema;
- Usar papel quadriculado;
- Decomposição.
D21 - Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
Maria comeu 3/10 de uma barra de chocolate. A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é:
A) 3,10
B) 3,00
C) 0,30
D) 0,03
Nomes:
Marcia Miwa Hiratani – EMEIEF Profa. Etiene Sales Campelo
Alessandra de Oliveira – EME Edmundo Campanhã Burjato
Arcanja Núbia Gomes Machado – EMEF Prof. Olavo A. B. Spínola
DESCRITORES
ResponderExcluirGrupo:
- Telma Aparecida Santana Liberti – EMEF Laerte
- Heloisa Lucio Barbosa - EMEF Max Zendron
- Viviane de Fátima - EMEF Oscar Pennacino
- Simone Mendes – EMEF Osvaldo Quirino
MATEMÁTICA
D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades e medidas padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
Usar o site www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/427-medidas
São 10 problemas envolvendo unidades de medida, metros e centímetros.
D8- Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
(Projeto conseguir – DC). Doralice estuda todo dia durante 2h. Hoje ela terminou de estudar às 12h30min.
Então, ela começou a estudar às:
A) 10h
B) 11h30min
C) 10h30min
D) 14h30min
LÍNGUA PORTUGUESA
D1 – Localizar informações explícitas em um texto
www.sol.et.br/a/portugues/interpretacao_texto_joaninha.php
Neste site tem atividades com leitura e interpretação de texto trabalhando com este descritor.
Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que em contato com a sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.
Ciência Hoje das Crianças. jan./fev. 2007, ano 20, nº176.
Qual é o assunto desse texto?
A) A importância da água para o corpo.
B) A importância de higiene com as mãos.
C) Os cuidados de higiene com os alimentos.
D) Os micro-organismos nocivos ao corpo.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
A surdez da bisavó
– Vó, já são horas – diz o meu pai para a minha bisavó, depois do jantar. Mas a minha bisavó nem se mexe na cadeira.
Então a minha mãe afirma que é preciso explicar-lhe melhor as coisas. Chega perto dela e diz:
– Vó, já são horas de ir para a cama.
Mas a minha bisavó, continua sem se mexer na cadeira.
– Está cada vez mais surda coitada – murmura meu pai.
E minha mãe insiste, mais uma vez:
– Vó, já são horas de ir para a cama porque está muito frio.
A minha bisavó nem se mexe, os olhos colados na TV no fundo da sala. [...]
– Vó, já são horas de ir para a cama porque está muito frio e não queremos que fique gripada, porque depois fica com febre e precisa tomar remédio.
A minha bisavó, nem um piu.
Até que meu pai tira a mesa e não pensa mais no assunto. E a minha mãe volta a suspirar profundamente e vai lavar a louça.
– Eu não sou surda – murmura então para mim a minha bisavó, com um sorriso no canto da boca e apontando para a televisão – mas não vou para a cama sem saber o restante.
Quer dizer, sem saber se a moça loira e rica casa com o rapaz moreno e pobre.
Encosta-se na cadeira e lá fica.
Eu ia jurar que, alguns minutos depois, a ouvi roncar. Mas devia ser impressão minha.
– Vi tudo até o fim – garante-me ela no dia seguinte...
VIEIRA, Alice. A surdez da bisavó. In: Livro com cheiro de baunilha. São Paulo: Texto Editores, 2009, p. 6-7. Fragmento.
No trecho “A minha bisavó, nem um piu.” (10° parágrafo), a expressão destacada significa que a bisavó
A) continuou muda.
B) dormia sem roncar.
C) estava sem se mexer.
D) ficou vendo TV.
Grupo: 2
ResponderExcluirLÍNGUA PORTUGUESA
• 1 Atividade: inferir uma informação implícita em um texto
1 Momento: faremos uma roda de conversa, para verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito de uma informação implícita dentro de um texto, e um breve relato sobre o tema, a seguir uma atividade.
2 Momento: Iremos apresentar uma tirinha
3 Momento: Exposição oral a respeito da ideia central, de forma individual e coletiva identificando a informação implícita.
Atividade 2: identificar o tema de um texto
1 Momento: Questionar as diferenças entre titulo e tema.
2 Momento : sanar as duvidas coletivamente
3 Momento: propor um titulo onde os alunos irão elaborar um texto e posteriormente identificarão o tema.
MATEMÁTICA
• 1 Atividade: estabelecer relações entre o horário de inicio e termino e/ou intervalo
1 Momento: iremos avaliar a habilidades dos alunos para realizar situações problemas envolvendo tempo.
2 Momento: utilizaremos materiais como relógio como recurso para uma aula pratica
Atividade 2: resolver um problema envolvendo calculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas
1 Momento: apresentaremos um projeto para os alunos desenvolverem uma maquete, representando um espaço cultural onde eles terão que demarcar as áreas destinadas de cada atividade.
2 Momento: os alunos irão utilizar seus conhecimentos a respeito do calculo do perímetro, desenhadas em malha quadriculada.
3 Momento: exposição das maquetes e explicação prática e teórica sobre o assunto abordado.
EMEF Quintino Bocaiúva Gesiane Cristina Paliares
EMEF Marechal Bittencourt Mirian Nobre Couto Vilas Boas
EMEIF Francisco Cavalcante Pontes de Miranda Solange Ribeiro da Silva
GRUPO : 3
ResponderExcluirNOME: Alline – E.M.E.F Marina Von ; Rosimeire – E.M.E.F. Alice Rabechini e Claudemar – E.M.E.F. General Sampaio.
Língua Portuguesa – Coesão e Coerência
Exemplos:
1) Dê coerência às frases abaixo:
a) Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.
b) Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.
c) Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.
2) A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das frases a seguir:
a) Maria deixou a sala completamente suja.
b) O advogado viu o réu saindo do tribunal.
c) O avô conversou muito com neto em seu quarto.
Matemática – Números e Operações / Álgebra e funções
1- No ábaco abaixo, Cristina representou um número.
Responda as seguintes perguntas:
Qual foi o número representado por Cristina?
( A)1.314 (B) 4.131 (C) 10.314 (D) 41.301
O Ábaco vai facilitar o registro do número, quando o aluno vai usar, por ex. um círculo para representar 1.000.
No ábaco cada procedimento realizado deve ser realizado da direita para a esquerda.
2- Descubra a massa de cada lado e assinale a alternativa correta:
Sabe-se que cada lata “pesa” 20 gramas e que a balança está em equilíbrio.
Lado esquerdo 15 caixinhas. Lado direito 6 latas com 20gr. cada uma.
a) 200g b) 130g c) 120g d) 300g
R: 20 x 6 = 120
Descritores Língua Portuguesa
ResponderExcluirDescritor 12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc
D12
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Poluição do solo
É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desen-volvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.
Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios es-tragos ambientais.
O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.
{...}
Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. lmanaques CDD_056-9. 2003.
No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre” (ℓ.1), a expressão sublinhada indica:
(A) causa.
(B) finalidade.
(C) lugar.
(D) tempo
-----------------------------------------------------------------
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
Há traço de humor no trecho:
(A) “Era uma vez um menino triste, magro”. (ℓ. 1)
(B) “ele estava sentado na poeira do caminho”. (ℓ. 3)
(C) “quando passou um vigário”. (ℓ. 4)
(D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (ℓ. 7)
-----------------------------------------------------------------
Grupo 5
Professoras:
Angélica Aparecida Peixinho - EMEF Elza Battiston
Sonia Regina de Souza Faria - EMEF João Guimarães Rosa
Valquiria Cristina Guedes Barbosa da Silva - EMEF Luciano Felício Biondo
DESCRITORES MATEMÁTICA
ExcluirD 22 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
Os números decimais podem ser representados na reta numérica.
Observe a reta abaixo. Resposta: C
Qual é o símbolo que representa o valor 36,7?
****************************************
(PROVA BRASIL). Vamos medir o parafuso?
O parafuso mede:
(A) 2,1 cm.
(B) 2,2 cm.
(C) 2,3 cm.
(D) 2,5 cm.
****************************************
As balanças podem ser utilizadas para medir a massa dos alimentos nos supermercados.
A reta numérica na figura seguinte representa os valores, em quilograma, de uma balança.
A partir da figura, tem-se que a seta indica uma massa, em quilogramas, de:
(A) 0,30.
(B) 0,23.
(C) 2,30.
(D) 2,03.
***************************************
Roberto está com febre.
Veja a ilustração do termômetro que marca a temperatura dele.
Esse termômetro está marcando
A) 39º C
B) 39,3º C
C) 39,5º C
D) 40º C
*************************************
(Projeto conseguir – DC). Cleber é ciclista e participa de vários campeonatos.
A reta numérica abaixo ilustra o percurso feito em um dos seus treinos. A distância já percorrida por Cleber (grifada de cinza) é de:
(A) 7 km
(B) 3,5 km
(C) 3 km
(D) 4,5 km
*************************************
(SEPR). Na reta numérica abaixo, o ponto identificado pela seta representa qual número decimal?
(A) 0,4
(B) 0,45
(C) 4,5
(D) 5,5
*************************************
(SAEB) O número decimal correspondente ao ponto assinalado na reta numérica é
(A) 0,3.
(B) 0,23.
(C) 2,3.
(D) 2,03.
D23 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
(PROEB). Antônia foi à mercearia e comprou um pacote de arroz que custou R$ 3,20.
Ela pagou sua compra com uma nota de R$ 5,00.
O troco que Antônia recebeu foi de:
A) R$ 0,80
B) R$ 1,00
C) R$ 1,20
D) R$ 1,80
***************************************
(PROVA BRASIL). Vera comprou para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?
(A) R$ 22,80
(B) R$ 31,80
(C) R$ 32,80
(D) R$ 33,80
****************************************
Fernando tem, no seu bolso, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25.
Que quantia Fernando tem no bolso?
(A) R$ 4,05
(B) R$ 2,05
(C) R$ 1,80
(D) R$ 1,55
***************************************
(Prova Brasil). Uma loja divulgou a seguinte oferta:
Quanto receberá de troco uma pessoa que der uma nota de 10 reais para pagar 4 revistinhas?
A) R$ 0,60
B) R$ 1,50
C) R$ 1,60
D) R$ 3,20
***************************************
Na papelaria “ESCOLAR”, o preço do caderno está em oferta. Veja.
Ana aproveitou essa oferta e comprou dois desse caderno.
Quanto ela gastou?
A) R$ 2,00
B) R$ 3,27
C) R$ 6,44
D) R$ 6,54
****************************************
Silvia está juntando dinheiro para comprar um livro. Ela precisa juntar três notas de 10 reais, quatro notas de 2 reais e três moedas de 50 centavos para comprar o livro. O livro custa
(A) R$ 38,00.
(B) R$ 38,50.
(C) R$ 39,00.
(D) R$ 39,50.
****************************************
Observe a tabela abaixo:
Fátima foi a uma loja e comprou uma corneta e um boné. Ela gastou
(A) R$ 12,00.
(B) R$ 13,00.
(C) R$ 13,50.
(D) R$ 14,00.
Professoras:
Angélica Aparecida Peixinho - EMEF Elza Battiston
Sonia Regina de Souza Faria - EMEF João Guimarães Rosa
Valquiria Cristina Guedes Barbosa da Silva - EMEF Luciano Felício Biondo
PLANO DE AULA 5º
ResponderExcluirTEMA: Língua Portuguesa – Desc. 7
Objetivo: Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Conteúdo: Textos narrativos e interpretação.
Estratégia: 1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite;
2ª Aula: Leitura acompanhada por questões de interpretação;
O Fazendeiro, seu Filho e o Burro
Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moças que riram e zombaram deles:
– Já viram que bobos? Andando a pé, quando deviam montar no burro?
O fazendeiro, então, ordenou ao filho:
– Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos.
O filho assim o fez. Daí a pouco, passaram por uma aldeia (...) e uns velhos que comentaram:
– Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas.
– Talvez eles tenham razão, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé.
Trocaram então as posições.
Alguns quilômetros adiante, encontraram camponesas, as quais disseram:
– A crueldade de alguns pais para com os filhos é tremenda! Aquele preguiçoso, muito bem instalado no burro, enquanto o pobre filho gasta as pernas.
– Suba na garupa, meu filho. Não quero parecer cruel, pediu o pai.
Assim, ambos montados no burro, entraram no mercado da cidade.
– Oh!! Gritaram outros fazendeiros que se encontravam lá. Pobre burro, maltratado, carregando uma dupla carga! Não se trata um animal desta maneira. (...) Deviam carregar o burro às costas, em vez de este carregá-los.
O fazendeiro e o filho saltaram do animal e carregaram-no. Quando atravessavam uma ponte, o burro, que não estava se sentindo confortável, começou a escoicear com tanta energia que os dois caíram na água.
Fábulas de Esopo. www.clubedobebe.com.br
O problema que dá origem à essa história é
A) o fazendeiro e seu filho queriam agradar a todas as pessoas e não conseguiam.
B) o fazendeiro e seu filho precisavam chegar rapidamente ao Mercado da Cidade.
C) o burro estava muito cansado de caminhar.
D) o burro estava sendo muito maltratado.
TEMA: Língua Portuguesa – Desc. 8
Objetivo: Estabelecer relação causa consequência entre partes e elementos do texto. Reconhecer sequencia descritivas narrativas e argumentativas identificar aspectos relativos aos tipos textuais.
Conteúdo: Textos narrativos, fábulas, tirinhas contos e interpretação.
Estratégia: 1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite;
2ª Aula: Leitura acompanhada por questões de interpretação;
A raposa e as uvas
Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo: — Eu nem estou ligando para as uvas. Elas estão verdes mesmo...
ROCHA, Ruth. Fábula de Esopo. São Paulo, FTD, 1992.
O motivo por que a raposa não conseguiu
apanhar as uvas foi que:
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.
(D) as uvas eram poucas.
PROFESSORAS / ESCOLAS
Deise Santos E.M.E.I.E.F. – Profeª Oneide Bortolote
Mara Lígia E.M.E.F.- Benedicto Weschenfelder
Paula Adriana E.M.E.F.- Luiz Bortolosso
Samara Prado E.M.E.I.E.F. – Proº João Euclydes Pereira
Viviane Gomes – CEU – Drº Zilda Arns NNelman
D13
ResponderExcluirAs placas dos automóveis são formadas por quatro algarismos. Considere os algarismos 8, 9, 1 e 5.
Qual é o maior número que se pode escrever usando esses algarismos sem repeti-los?
(A) 9 851
(B) 9 815
(C) 9 581
(D) 9 518
Para este tipo de atividade trabalhamos o valor posicional, ordem dos algarismos, decomposição do algarismo, para que a criança adquira o conhecimento sobre unidade, dezena e centena.
D18
Carlos fez esta multiplicação corretamente, mas apagou o resultado.
425
X 3
Qual foi o resultado obtido por Carlos?
(A) 1 265
(B) 1 275
(C) 1 295
(D) 1 375
Para resolução desta atividade devemos trabalhar com situações problemas envolvendo multiplicação, adição, cálculo mental.
D2 ––––––––– Leia o texto abaixo.
A Costureira das Fadas
(Fragmento)
Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
“— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
A expressão vê-la (ℓ. 9) se refere à:
(A) Fada.
(B) Cinderela.
(C) Dona Aranha.
(D) Narizinho.
Estabelecer relação entre palavras para identificar o sujeito dentro do texto ,trabalhando com palavras sinônimas ou pronomes que remetam ao personagem relacionado no contexto.
D11 –––––––––
Leia o texto abaixo.
A raposa e as uvas
Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)
A frase que expressa uma opinião é:
(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 7-8)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).
Trabalhar com os alunos palavras que expressam opinião. Exemplo: acredito, acho, aposto, me parece, etc.
Marcela Asiático EMEF Manoel Barbosa
Eliane Rodrigues EMEF Saad Bechara
Ana Maria Nogueira EMEF Maestro Domingo Blasco
Márcio Urban EMEF Frei Gaspar
PLANO DE AULA 5º
ResponderExcluirTEMA: Matemática – Desc. 20
Objetivo: Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Conteúdo: Exercícios relacionados a multiplicação divisão e pesos e medidas;
Estratégia: 1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite relacionadas à matemática;
2ª Aula: Situação problema diversificados;
Em uma garagem, estão estacionados carros em 8 fileiras. Em cada fileira há 12 carros.Quantos carros há nesta garagem?
A) 20
B) 36
C) 72
D) 96
(NOVA ESCOLA). Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas?
(A) 59
(B) 64
(C) 245
(D) 295
(Revistaescola.abril.com.br). Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas. Quantos pães foram colocados em cada cesta?
(A) 31
(B) 310
(C) 554
(D) 783
TEMA: Matemática– Desc. 21
Objetivo: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
Conteúdo: Números decimais, frações, porcentagem, correspondência entre frações e números decimais representação por figuras.
Estratégia: 1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite relacionadas à matemática;
2ª Aula: Situação problema diversificados;
Pedro adubou ¾ de sua horta. A parte da horta adubada por Pedro corresponde a:
(A) 10%.
(B) 30%.
(C) 40%.
(D) 75%.
****************************************
A professora do 5º Ano, corrigindo as avaliações da classe, viu que Pedro acertou 20/100 das questões. De que outra forma a professora poderia representar essa fração?
(A) 0,02
(B) 0,10
(C) 0,20
(D) 2,10
****************************************
Maria comeu 3/10 de uma barra de chocolate. A quantidade de chocolate que Maria comeu na forma decimal é:
A) 3,10
B) 3,00
C) 0,30
D) 0,03
****************************************
(PORTAL MEC). A professora de 4ª série, corrigindo as avaliações da classe, viu que Pedro acertou 2/10 das questões. De que outra forma a professora poderia representar essa fração?
(A) 0,02
(B) 0,10
(C) 0,2
(D) 2,10
PROFESSORAS / ESCOLAS
Deise Santos E.M.E.I.E.F. – Profeª Oneide Bortolote
Mara Lígia E.M.E.F.- Benedicto Weschenfelder
Paula Adriana E.M.E.F.- Luiz Bortolosso
Samara Prado E.M.E.I.E.F. – Proº João Euclydes Pereira
Viviane Gomes – CEU – Drº Zilda Arns NNelman
PLANO DE AULA
ResponderExcluirATIVIDADES DE ESTÍMULO PARA PROVA BRASIL
DESCRITORES LÍNGUA PORTUGUESA
PROCEDIMENTO DE LEITURA
ROTEIRO DE AULA 5º ANO
G1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA:
D1 LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM UM TEXTO
• FORMAR GRUPOS DE NO MÁXIMO 02 ALUNOS
• LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ABAIXO
• ELABORAR QUESTÕES DE ACORDO COM O MODELO ABAIXO
• SOCIALIZAR COM AS DEMAIS DUPLAS PARA TROCA DE INFORMAÇÕES
Leia o texto abaixo:
Texto 1 Texto 2
Água
Sem água não há vida! Tudo aquilo que cresce, respira, anda, nada ou voa na Terra precisa de água para viver. Os seres humanos são formados por aproximadamente 70% de água, e nós consumimos em média 3 litros de água por dia (por meio da bebida e da comida).
Na nossa vida cotidiana, nós usamos cada vez mais água para as nossas necessidades habituais: cozinhar nossos alimentos, lazer nossa higiene pessoal, lavar nossa roupa e nossa louça. O consumo de água no Brasil vem aumentando ano a ano: de 2003 a 2006, a média de uso de água por habitante aumentou de quase 143 litros por dia para pouco mais de 145 litros, (fonte: Ministério das Cidades, 2007). Em outros países, as pessoas usam ainda mais água: por exemplo, cada francês consome, em média, quase 200 litros de água por dia. Dicas para economizar água
• Não deixar a água da torneira escorrer inutilmente.
• Não abusar das banheiras. Preferir os chuveiros, e tomar banhos curtos.
• Eliminar vazamentos em vasos sanitários e torneiros.
• Preferir uma descarga econômica, que consome litros a menos a cada uso. Ao comprar uma lavadora de louça ou de roupa, escolher o modelo que usa menos água.
• A água evapora muito rápido sob o calor do sol. Se você tem um jardim em casa, aproveite o frescor da manhã ou da noite para regá-lo. Você também pode usar água da chuva.
Ecoguia: guia ecológico de A a Z. Fundação Nicolas Hulot. Apresentação e adaptação da edição brasileira: Martha Argel. São Paulo: Landy Editora, 2008. P.21-22. (P090595ES_SUP)
(POBOS08ES) De acordo com o Texto 2, pode-se economizar seis litros de agua
A. eliminando vazamentos.
B. preferindo os chuveiros.
C. tomando banhos curtos
D. usando descarga econômica.
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/saep/portugues/saep_port_3em/internas/d01.html
GRUPO QUE DESENVOLVEU A ATIVIDADE
CLEIDE BASOTOS/ EMEF ÉLIO APARECIDO
FERNANDA SILVEIRA/ EMEF ALFREDO FARHAT
KAREN CAROLINE C. S. PEREIRA/ EMEF. DR. FRANCISCO MANUEL LUMBRALES DE SÁ
RENILDA BULHÕES/ EMEF. JOÃO CAMPESTRINI
G1 PROCEDIMENTOS DE LEITURA:
ResponderExcluirD3 INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO
ROTEIRO DE AULA
• A PRINCÍPIO SOLICITAR QUE OS ALUNOS TRAGAM BULAS DE MEDICAMENTOS
• ANALISAR AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS MESMAS EM DUPLAS
• REALIZAR AS DESCRIÇÕES DAS INFORMAÇÕES OBSERVADAS NAS BULAS
• SOLIALIZAR COM A TURMA ATRAVES DE RODA DE CONVERSA SOBRE A IMPORTANCIA DA INTERPRETAÇÃO DE UMA BULA
BULA DE REMÉDIO
VITAMIN
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos
COMPOSIÇÃO
Sulfato ferroso .................... 400 mg
Vitamina B1 ........................ 280 mg
Vitamina A1 ........................ 280 mg
Ácido fólico ......................... 0,2 mg
Cálcio F .............................. 150 mg
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses. É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No tratamento das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1999. v. 2, p. 184.
No texto, a palavra “COMPOSIÇÃO” indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.
http://valdinere123.blogspot.com.br/2015/07/d1-localizar-informacoes-explicitas-em_2.html
GRUPO QUE DESENVOLVEU A ATIVIDADE
CLEIDE BASOTOS/ EMEF ÉLIO APARECIDO
FERNANDA SILVEIRA/ EMEF ALFREDO FARHAT
KAREN CAROLINE C. S. PEREIRA/ EMEF. DR. FRANCISCO MANUEL LUMBRALES DE SÁ
RENILDA BULHÕES/ EMEF. JOÃO CAMPESTRINI
PLANO DE AULA
ResponderExcluirATIVIDADES DE ESTÍMULO PARA PROVA BRASIL
DESCRITORES MATEMÁTICA
PROCEDIMENTO DE LEITURA
ROTEIRO DE AULA 5º ANO
G1 GRANDEZAS E MEDIDAS
D7 RESOLVER PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADOS COMO km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
• ATIVIDADES IMPRESSAS E ONLINE
• Situações que possibilitem a utilização de instrumento de medida, como régua, esquadro, trena, relógios, cronômetros, balanças para fazer medições, selecionando os instrumentos e unidades de medida adequada à precisão que se requerem, em função da situação problema;
https://image.slidesharecdn.com/d75ano-mat-150217061645-conversion-gate02/95/d7-5-ano-mat-1-638.jpg?cb=1424175437
GRUPO QUE DESENVOLVEU A ATIVIDADE
CLEIDE BASOTOS/ EMEF ÉLIO APARECIDO
FERNANDA SILVEIRA/ EMEF ALFREDO FARHAT
KAREN CAROLINE C. S. PEREIRA/ EMEF. DR. FRANCISCO MANUEL LUMBRALES DE SÁ
RENILDA BULHÕES/ EMEF. JOÃO CAMPESTRINI
G2 – Rejane Menezes Cemeief Marina Saddi Haidar – Carla Sacramento Emef Terezinha Martins Pereira – Cristina Gatz Emef Anézio Cabral
ResponderExcluirDescritores de Língua Portuguesa
D4 - Inferir uma informação implícita em um texto:
Iniciar a aula com uma leitura deleite com uma tirinha da Bruxa Onilda
Abrir espaço para discussão em grupo leitura da imagem identificando:
• Tipo de portador;
• As informações que são passadas nesse tipo texto;
• Que mensagem esse texto quer passar;
No Word fazer uma releitura da história
D6 – Identificar o tema de um texto
Apresentação da música com a letra;
Roda de conversa abordando o seguinte tema
Ilustração da música no Paint.
https://pt.slideshare.net/silvaniabarbara/simulado-com-descritores
Descritores de Matemática
https://pt.slideshare.net/silvaniabarbara/atividades-com-descritores-matematica-proeb-5-ano
PLANO DE AULA
ResponderExcluirATIVIDADES DE ESTÍMULO PARA PROVA BRASIL
DESCRITORES MATEMÁTICA
PROCEDIMENTO DE LEITURA
ROTEIRO DE AULA 5º ANO
G1 GRANDEZAS E MEDIDAS
D8 ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO
• ATIVIDADES IMPRESSAS E ONLINE
• Uso do calendário para localizar datas e eventos de longa duração;
https://i.pinimg.com/736x/82/e2/02/82e202c6a8dee9350320ae441e807548--wal-gabriel.jpg
GRUPO QUE DESENVOLVEU A ATIVIDADE
CLEIDE BASOTOS/ EMEF ÉLIO APARECIDO
FERNANDA SILVEIRA/ EMEF ALFREDO FARHAT
KAREN CAROLINE C. S. PEREIRA/ EMEF. DR. FRANCISCO MANUEL LUMBRALES DE SÁ
RENILDA BULHÕES/ EMEF. JOÃO CAMPESTRINI
Plano de aula
ResponderExcluirLíngua Portuguesa
5º Ano Ensino Fundamental I
Trabalhar os descritores:
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,
marcadas por conjunções, advérbios etc.
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
Objetivos:
• Conhecer gênero textual, carta aberta e carta ao leitor;
• Relembrar o que são e como utilizar os pronomes;
• Entender pontuação;
• Conhecer os gêneros textuais fábula e apólogo;
• Conhecer os gêneros textuais mito;
• Entender sujeito e predicado;
Conteúdos :
• Textos e Produção de Texto;
• Literário (prosa e verso, conto e poema);
• Bilhetes, carta e convite.
Recurso:
• Jogos Educativos escola games
• Jogos Educativos Proativa
• Jogos Educativos Brincando com Ariê
• Cartazes e encartes;
• Material pedagógico;
• Aula expositiva;
• Conversa informal;
• Quadro branco, pincel, apagador.
Referencia Bibliográfica
www.espacoprofessor.com/2014/03/plano-de-aula-5-ano.html
alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/planos-de-aula-para-baixar-atualizado
www.brincandocomarie.com.br/jogos
www.editorapositivo.com.br/planos-de-aula
www.proativa.com.br
www.escolagames.com.br/
Escola Darcy Ribeiro / Erlandro
Escola Pastor Josias Baptista / Maria Aparecida
Escola Hugo Riberio de Almeida / Edina Rocha
Escola Olinda Moreira/ Cristiane dos Santos
Plano de aula
ResponderExcluirEscola: Hugo Ribeiro De Almeida, Pastor Josias Baptista, Darcy Ribeiro, Olinda Moreira.
Turma:5° Ano
Professores: Edina Rocha, Maria Aparecida, Erlandro, Cristiane Santos.
Disciplina: Matemática
G5 D22 D23
Introdução: Ao estudar os números racionais os alunos podem relacionar o conteúdo com situações do seu cotidiano, pois os números racionais estão presentes em receitas caseiras, jornais, revistas entre outros.
A abordagem dos números racionais tem como objetivo principal lavar os alunos a perceberem que os números naturais, já conhecidos, são insuficientes para resolver determinados problemas. No momento que os números naturais já não são suficientes para resolver todas as atividades realizadas na aula é que se deve trabalhar com atividades que proporcionam um estudo dos números racionais e a sua relação com a divisão.
Objetivos:
• Estimular o uso do computador para estudar matemática;
• Estimular o uso do raciocínio lógico pelas crianças;
• Conscientiza-los sobre a importância da matemática no seu dia a dia;
• Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional;
• Identificar a localização de números naturais na reta numérica;
• Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens;
• Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial;
• Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais;
• Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em função de seus valores;
Estratégias:
• Os alunos acessarão os sites e jogarão no racha cuca, jogos da escola, Khan Academy;
• Jogos, material dourado, tabuada divertida, enigmas matemático, noções de classificação, jogo da multiplicação, jogo das grandezas, adição Heatblast, quanto devo pagar, contando no supermercado, labirinto da tabuada.
Avaliação: No final das atividades o aluno deverá está apto a realizar as operações básicas de matemática (adição, média aritmética), compreender um pouco mais sobre o conceito de lógica matemática além de dominar um pouco mais esta ferramenta tão maravilhosa que é o computador e seus softwares.
A avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento da atividade e pela participação de cada estudante em sala de aula, acontecerá de forma continua.
Referencias:
www.univates.br
www.jogosdaescola.com.br
profwarles.blogspot.com.br
teceducsaadonfilho.blogspot.com.br/
www.khanacademy
GRUPO 6
ResponderExcluirLÍNGUA PORTUGUESA
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações
D10 Variação linguística
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1 ° AULA
o Iniciar a aula conversando com os alunos sobre o que conhecem de piadas;
o Realizar uma leitura deleite com o livro “ O Livro do Riso do Menino Maluquinho” do Ziraldo. Após a leitura, fazer uma interpretação oral das piadas lidas;
o Em seguida, solicitar que tragam uma piada para a próxima aula, a fim de realizar um festival de piadas;
2° AULA
o Com a piadinha em mãos os alunos irão ler para os colegas;
3 ° AULA
o Pediremos aos alunos que escolham a piada que mais gostaram e registraremos na lousa, de modo que observem a estrutura do texto, o diálogo e a pontuação.
o Propor atividades que exercitem a pontuação e o diálogo;
4° AULA
o Eleger as melhores piadinhas da sala e montar um livrinho.
PROFESSORAS/ESCOLAS
Luana Sarrico EMEF IRMÃ TECLA MERLO
MARIZA PEREIRA CEMEIEF MARIA JOSÉ FERREIRA FERRAZ
KATIA MIRANDA EMEF RENATO FIUZA TELES
ERICA MACHADO EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES
Matemática - Grupo G 6
ResponderExcluirDESCRITOR D 24 - Identificar fração como representação que pode estar associada a
diferentes significados.
Sequência didática envolvendo as frações:
Aula 1
- Partir da leitura deleite: O pirulito do Pato (https://pt.slideshare.net/lucianavl/livro-o-pirulito-do-pato), com indagações sobre como poderia ser feito esta divisão com um disco de fração com E.V.A;
- Depois dividir a turma em grupos de 04 participantes para o manuseio do disco de fração em e.v.a e cada grupo terá a tarefa em dividir o disco, de acordo com a fração sorteada;
-Depois escolher uma das frações para apresentar à sala e desenhar na lousa.
Aula 2
- Resolução de situações- problema e exercícios para exercitar a compreensão da fração (ver anexo).
https://www.google.com.br/search?q=atividades+de+fra%C3%A7oes+representativas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjLzqzh9P7VAhVGE5AKHS3VCVIQ_AUICigB&biw=1600&bih=794#imgrc=Cztq30SqfadZ6M:
Aula 3
Na aula anterior solicitar uma barra de chocolate para fazer as divisões propostas, partindo do coletivo e realizando inferências, como por exemplo, divida o seu chocolate em 2/5.
Montagem do dominó de frações para a manipulação em grupos de 4 alunos.
DOMINÓ DAS FRAÇÕES (ver anexo).
http://matematicatododia2010.blogspot.com.br/2011/10/molde-do-domino-das-fracoes.html (link do molde).
Aula 4
Desafio com frações e a exploração do site: www.jogodaescola.com.br e também atividades direcionadas na Khan Academy (aritmética – frações ).
http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/404-fracoes
Aula 5
Realização do Quiz do 5º ano no link: https://profwarles.blogspot.com.br/2016/03/5-ano-por-descritores-matematica.html
PROFESSORAS/ESCOLAS
Luana Sarrico EMEF IRMÃ TECLA MERLO
MARIZA PEREIRA CEMEIEF MARIA JOSÉ FERREIRA FERRAZ
KATIA MIRANDA EMEF RENATO FIUZA TELES
ERICA MACHADO EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES
Matemática - Grupo G 6
ResponderExcluirDESCRITOR 25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.
Aula 1
Partir da utilização do dinheiro sem valor para separar quantidades do valor de um produto de um encarte do mercado.
Introduzir ou retomar a relação entre representações fracionárias e decimais, propor situações envolvendo o contexto do dinheiro. Forme duplas e apresente um problema usando moedas dos seguintes valores: R$ 1,00, R$ 0,50, R$ 0,10, R$ 0,05 e R$ 0,01. Proponha que os alunos escrevam três maneiras de pagar R$ 3,75 (informem que eles podem usar várias moedas de um mesmo valor). Discuta as respostas com todos e peça que cada um cite duas maneiras de formar R$ 0,87 e R$ 2,08. Analise com a classe as possibilidades, incluindo os erros. Por exemplo, formar R$ 2,08 com 28 moedas de 10 centavos. Discuta os equívocos e peça que digam se estão de acordo e justifiquem.
Perguntar aos alunos quantas moedas de 10 centavos são necessárias para pagar as seguintes quantias: R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 3,50. Depois, peça que digam como pagar as mesmas quantidades com moedas de 50 centavos, de 25 centavos e de 1 centavo. Discuta se em todos os casos foi necessário fazer contas ou se encontraram outro jeito.
Hora de generalizar o recurso utilizado no contexto do dinheiro. Peça que resolvam os seguintes cálculos: 1 : 10, 4 : 10, 7 : 10, 2 : 10, 5 : 10 e 8 : 10. Depois, escrevam o resultado com frações e com números com vírgula. Proponha que observem que com base em cada divisão feita é possível deduzir o resultado de uma multiplicação por 10. Por exemplo: como 2 : 10 = 0,2, se deduz que 0,2 x 10 = 2.
Finalizar com os exercícios no caderno, segue alguns exemplos:
https://www.google.com.br/search?q=exercicios+para+numeros+decimais&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjg-NjThP_VAhWIS5AKHYMnDjQQ_AUICygC&biw=1600&bih=794#imgrc=JdRTi0R0cZlCsM
https://www.google.com.br/search?q=exercicios+para+numeros+decimais&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjg-NjThP_VAhWIS5AKHYMnDjQQ_AUICygC&biw=1600&bih=794#imgrc=i0oIDSJhc3vTXM
PROFESSORAS/ESCOLAS
Luana Sarrico EMEF IRMÃ TECLA MERLO
MARIZA PEREIRA CEMEIEF MARIA JOSÉ FERREIRA FERRAZ
KATIA MIRANDA EMEF RENATO FIUZA TELES
ERICA MACHADO EMEF TOBIAS BARRETO DE MENEZES
Plano de aula
ResponderExcluirGRUPO G4
Escolas: EMEF José Martiniano de Alencar, EMEF Benedito Weschenfelder, EMEF Prof. Alipio da Silva Lavoura e CEMEIF Profª Maria José Ferreira Ferraz.
Professores: Luciana Leme Borin, Denise Apolinário Kaiya, Liliane da Silveira e Marly Puzzi
Turma: 5° Ano
DISCIPLINA: Matemática – D20
Objetivo: Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
Conteúdo: Exercícios relacionados a multiplicação divisão e pesos e medidas;
Estratégia:
1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite relacionadas à matemática;
2ª Aula: Situação problema diversificados; e solucionar o problema.
A quantidade de roupa arrecadada foi de 996 peças e foi dividida igualmente entre 6 comunidades. Cada comunidade recebeu?
(A) 115 peças.
(B) 166 peças.
(C) 135 peças.
(D) 145 peças.
DISCIPLINA: Matemática - D21
Objetivo: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
Conteúdo: Números decimais, frações, porcentagem, correspondência entre frações e números decimais representação por figuras.
Estratégia:
1ª Aula: Roda de conversa e Leitura deleite relacionadas à matemática;
2ª Aula: Situação problema diversificados e solucionar o problema.
Na competição de atletismo, Carla completou a prova. Ronaldo não conseguiu chegar ao final.
Ele percorreu 80% do percurso estabelecido. O percurso que Ronaldo fez também pode ser representado por:
(A) 0,80
(B) 0,08
(C) 80
10
(D) 8_
1000
Sugestão de Atividade:
- Debate em grupo como resolver o problema;
- Usar papel quadriculado;
- Decomposição.
- Material dourado.
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA
Descritores de Língua Portuguesa
D7
Chapeuzinho Vermelho (Leitura e interpretação):
Analisar se no final da história:
Que o Lobo era um personagem
( ) Conquistador
( ) Mentiroso
( ) Queria saciar sua fome
Sugestão de Atividade:
- Leitura do texto coletivo e individual;
- Roda de conversa debatendo o tema do texto, relacionando com o nosso cotidiano;
- Relacionar as palavras desconhecidas e procurar o significado nos dicionários;
- Recriar o final da história.
- Ilustrar a história com cenário.
D8
Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto:
A mariposa e as luvas
Uma mariposa passou por baixo de uma ladeira e viu lindas luvas amarelas e ficou apaixonada.
Ela tentou vestir e não conseguiu porque eram muito pequenas.
Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo:
— Eu não queria mesmo...
MORAL: Quem desdenha... Às vezes quer possuir.
O motivo da mariposa não conseguiu vestir as luvas:
(A) que eram amarelas .
(B) eram grandes e feias.
(C) porque eram muito pequenas.
(D) estavam apertadas.
Sugestão de atividade: Realizar a leitura do texto com os alunos e iniciar o levantamento de hipóteses, sugerindo que criem uma tabela com a sucessão de acontecimentos. Solicitar aos alunos que se coloquem no lugar da Mariposa, questionando sobre o fato de desdenhar algo que queremos e não damos “braço” a torcer? Em qual situação?
Assim conseguirão chegar à alternativa correta.
GRUPO 3
ResponderExcluirCOMPONENTES: Ana Cláudia CEU Zilda Arns, Maísa EMEF Terezinha M . Pereira, Maria Marlene CEMEIEF Marina Saddi Haidar.
Roteiro de aula
Disciplina: Língua Portuguesa
Objetivo: D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Metodologia: Ouvir a música para conhecimento da letra e o seu sentido, em seguida cantar partes para que as crianças possam aprender a letra e distinguir as informações implícitas no texto.
Em um segundo momento ilustrar a música (podendo montar um mural).
Leitura e interpretação de texto
(AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
MEIO AMBIENTE
A descoberta do estranhíssimo sapo-fóssil
Apareceu pelas colinas da Índia um sapo
bem esquisitão. Para começar, ele é roxo
(“creeedo!”). Tem sete centímetros e um focinho
pontudo. A cabeça é meio pequena para o corpo,
e, por isso, o bicho parece mais uma bolha
gosmenta roxa (Creedo!) do que um ser vivo. E
mais estranho que isso só o nome dele:
Nasikabatrachus sahyadrensis (mas esse nome-
palavrão na verdade quer dizer uma coisa bem
simples – “sapo da montanha Sahyadri”).
O sapo pode até ser feioso, mas, para os
seus descobridores, ele é o bicho mais bonito do
mundo. É que o sapo da montanha é um fóssil
vivo, de 130 milhões de anos atrás. Os
antepassados dele viveram na época dos
dinossauros, e, por isso, o sapão roxo é muito
importante para entender como os anfíbios da
família dele evoluíram. Logo... o Nasika é lindo!
Pois é... se o amor é cego, a ciência
também! (mas que mal gosto, hein?)
Disponível em:
<http://www.canalkids.com.br/central/arquivo/meio_sapofossil.htm>
De acordo com esse texto, qual é a opinião dos
pesquisadores sobre o sapo encontrado na Índia?
A) Ele é o bicho mais lindo do mundo.
B) Ele tem sete centímetros e focinho pontudo.
C) É roxo e apareceu nas colinas da Índia.
D) É um fóssil vivo de 130 milhões de anos.
*****************************************************************************
Leia o texto abaixo
A causa da chuva
Não chovia há muitos e muitos meses, de
modo que os animais ficaram inquietos. Uns
diziam que ia chover logo, outros diziam que
ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma
conclusão.
— Chove só quando a água cai do telhado
de meu galinheiro - esclareceu a galinha.
— Ora, que bobagem! - disse o sapo de
dentro da lagoa. - Chove quando a água da lagoa
começa a borbulhar suas gotinhas.
— Como assim? - disse a lebre. - Está visto
que só chove quando as folhas das árvores
começam a deixar cair as gotas d'água que têm
dentro.
Nesse momento começou a chover.
— Viram? - gritou a galinha. — O telhado de
meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
— Ora, não vê que a chuva é a água da
lagoa borbulhando? - disse o sapo.
— Mas, como assim? - tornou a lebre —
Parecem cegos! Não vêem que a água cai das
folhas das árvores?
Millôr Fernandes
O trecho do texto que indica um fato é
(A) “...começou a chover.”
(B) “... diziam que ia demorar...”
(C) “... que bobagem!”
(D) “... diziam que ia chover...”
*********************************************************************
Leia o texto abaixo.
O Desenhista
A professora pegou Joãozinho na sala de
aula desenhando caricaturas de seus amiguinhos.
Tomou seu caderno e disse:
– Vamos mostrar para a diretora e ver o que
ela acha disso!
Chegando na sala da diretora, após esta
olhar com atenção para os desenhos, exclamou:
– Muito bonito isso, não é, seu Joãozinho?
Respondeu Joãozinho com a maior
naturalidade do mundo:
– Bonito e bem desenhado. Na verdade, eu
sempre soube que era um grande artista, mas a
modéstia me impedia de falar sobre o assunto.
Mas agora, vindo da senhora, sei que é sincero,
por isso fico muito contente!
sitededicas.uol.com.br, 19 de maio de 2008.
O que Joãozinho estava desenhando?
(A) A professora
(B) Os amiguinhos
(C) A diretora
(D) Os artistas.
GRUPO 3
ResponderExcluirCOMPONENTES: Ana Cláudia CEU Zilda Arns, Maísa EMEF Terezinha M . Pereira, Maria Marlene CEMEIEF Marina Saddi Haidar.
Roteiro de aula
Disciplina: Matemática
D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional
D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
Metodologia: Iniciar a aula com o jogo nunca dez com material dourado. Dividir a sala e realizar a atividade.
Em segundo momento realizar a dinâmica Cálculo estourado onde será feita a competição entre as crianças nas resoluções dos problemas/cálculos de multiplicação e divisão.
Atividades
Na América do Sul, 42490 clubes de futebol são
registrados.
Nesse número, qual é o valor do algarismo 2?
A) 2
B) 20
C) 200
D) 2000
***************************************
(PROVA BRASIL – 2009). No ábaco abaixo, Cristina
representou um número:
Qual foi o número representado por Cristina?
(A) 1.314
(B) 4.131
(C) 10.314
(D) 41.301
****************************************
As placas dos automóveis são formadas por
quatro algarismos. Considere os algarismos 8, 9,
1 e 5.
Qual é o maior número que se pode escrever
usando esses algarismos sem repeti-los?
(A) 9 851
(B) 9 815
(C) 9 581
(D) 9 518
***************************************
O carteiro identificou o número de uma
residência: 10.060.
Neste número, o algarismo 6 ocupa a ordem da:
(A) unidade simples.
(B) dezena simples.
(C) centena simples.
(D) dezena de milhar.
A professora Lílian do 5º ano resolveu a operação
a seguir, mas durante o recreio, o aluno Inácio
apagou o resultado.
O resultado dessa operação é:
A) 52
B) 54
C) 50
D) 56
***************************************
(PROVA BRASIL). Carlos fez esta multiplicação
corretamente, mas apagou o resultado.
Qual foi o resultado obtido por Carlos?
(A) 1 265
(B) 1 275
(C) 1 295
(D) 1 375
***************************************
O produto de 50 x 231 é
(A) 11.050
(B) 11.550
(C) 11.600
(D) 11.650
***************************************
O resultado da multiplicação 64 x 32 é:
(A) 320
(B) 1.048
(C) 1.948
(D) 2.048
****************************************
(PROVA BRASIL -adaptada). O cálculo de 480 ÷ 5 é
(A) 106
(B) 96
(C) 86
(D) 76
Descritores
ResponderExcluirLíngua Portuguesa
- G1: Procedimento de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas no texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
No site do ESCOLA GAMES, encontramos diferentes textos, que podem ser trabalhados em diferentes turmas.
O texto que escolhemos foi “O CASAMENTO DA MIMOSA”, onde podemos trabalhar os dois descritores D1 e D3.
O primeiro descritor (D1 – Localizar informações explícitas no texto) pode levantar qual o assunto que esse texto trabalha. O que acontece no decorrer dele, quais personagens aparece, qual o ambiente que ela se passa.
Já o segundo descritor (D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão), pode-se levantar algumas palavras que aparecem no texto que eles desconhecem. Fazer o uso de dicionários roda de conversa...
http://www.escolagames.com.br/livros/oCasamentoDaMimosa/
Texto: A VACA MIMOSA VAI CASAR.
PERGUNTAS D1
1) Qual a personagem principal da história?
a) Boi da Cara Preta
b) Boitatá
c) Mimosa
d) Boi do Presépio
2) Qual o assunto principal?
a) A elegância do boi Bumbá
b) A calma do Boi do Presépio
c) O casamento da Mimosa
d) A briga dos bois Garantido e Caprichoso
3) Quais os candidatos que surgem?
a) Boi da Cara Preta e a Galinha Pintadinha
b) Boi Bumbá e Boitatá
c) Pingo d’água e Boi Caprichoso
d) Boi Azul e Boi Goiaba
4) Qual a melhor característica do candidato escolhido:
a) Muito louco e faz careta
b) Religioso e quieto
c) Alegre e educado
d) Destemido e caprichoso.
PERGUNTAS D3
1) Após consultar um dicionário, identifique significado da palavra faceiro:
a) Chato
b) Irritante
c) Elegante
d) Magoado
2) Procure no dicionário a diferença entre as palavras CORAJOSO E VALENTE.
3) Você já ouviu a expressão: “SOLTANDO FOGO PELAS VENTAS?” Sabe o que significa? Assinale a alternativa correta:
a) Muito feliz
b) Irritado
c) Triste
d) Cansado
4) Substitua as palavras em destaque por seus sinônimos:
“Mimosa é uma vaca muito boa e amorosa.
Mas, para nenhum boi da fila, deu prosa.”
a) Amorosa: __________________________
b) Prosa: _____________________________
Matemática
- G1: Grandezas e Medidas:
D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como KM, M, Cm, MM / KG, G, MG, L, ML.
D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
Iniciaríamos a aula, elaborando uma lista de mercado que podemos comprar por Quilo e por Litro, e seus múltiplos e submúltiplos.
Após a lista ter sido elaborada apresentaríamos para sala o que cada um pode comprar. Seriam vistos diferentes tipos de produtos, mas com a mesma unidade de medida: creme dental, extrato de tomate, farinha de trigo (...); leite, óleo, desinfetante, vinagre (...)
Finalizando essa atividade, apresentaríamos as unidades de Medida de Comprimento. Abordando a distância da casa deles até o mercado mais próximo e mais distante.
Para trabalharmos as Unidades de Tempo, utilizaríamos quizz de perguntas e respostas, abordando situações do dia a dia.
PERGUNTAS D7
1) Qual tem o maior peso:
a) 1 kg de algodão
b) 1000gr de sabonete
c) Os dois possuem o mesmo peso
d) O sabonete pesa mais que o algodão.
2) 1 litro de leite possui:
a) 500 ml
b) 1000 ml
c) 10 ml
d) 250 ml
3) Uma prateleira no mercado tem 2,3 m e José tem 1,52 m. Qual a diferença entre a altura de José e o tamanho da prateleira?
PERGUNTAS D8
1) Aline gasta 25 minutos de sua casa até a escola. Se ela precisa entrar às 7 horas, qual horário ela precisa sair de casa para não se atrasar? Desenhe um relógio representando o horário certo que ela precisa sair.
2) O médico receitou que certo remédio fosse tomado de 8 em 8 horas. Se eu tomar às 12h, qual o próximo horário que preciso tomar o remédio novamente?
a) 20 horas
b) 16 horas
c) 8 horas
d) 15 horas
3) Quantos minutos têm em uma hora?
a) 45 minutos
b) 30 minutos
c) 60 minutos
d) 70 minutos
Atividade realizada pelas professoras:
Alane Barbosa – EMEF Prof João Campestrini
Camila Pontes – EMEIEF Prof João Euclydes Pereira
Tatiane Viana Santos – EMEF Escultor Victor Brecheret
Gesiane Oliveira – EMEF Irmã Tecla Merlo
ATIVIDADE REFERENTE AOS DESCRITORES DO 5º ANO
ResponderExcluirNome: Sabrina Figueiredo dos Santos Escola: EMEIEF Saad Bechara
Nome: Sueli Eugenio Escola: EMEF Pastor Josias Baptista
Nome: Eloisa Escola: EMEF Luiz Bortolosso
Nome: Marinalva Escola: EMEF Tobias Barreto
Nome: Cristiane Escola: EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus
Grupo 2
D9 Estabelecer relações entre o horário de início e término e / ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Um espetáculo iniciará as 13h00 e seu término será as 16h00. Sabendo que o intervalo acontecerá as 15h15. Quanto tempo se passou até a hora do intervalo?
( )2 horas e 15 minutos
( ) 1 hora e 10 minutos
( ) 3 horas e 20 minutos
( ) 2 horas
D11 Resolver problema envolvendo cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
De acordo coma imagem calcule o perímetro da figura abaixo.
( ) 200
( ) 120
( ) 100
( ) 150
G2- Professoras de Informática: Eloisa, Marinalva, Cristiane, Sueli, Sabrina
ResponderExcluirEMEFs: Luis Bortolosso; Tobias Barreto; Frei Gaspar; Pastor Josias; Saad Bechara
D4 Inferir uma informação implícita em um texto- Questão 1
D6 Identificar o tema de um texto- Questão 2
TEXTO - POESIA
OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecilia Meireles)
Questões
1- Assinale a alternativa que representa a ideia que a poesia transmite:
a) ( ) Devemos ter sempre uma escolha.
b) ( ) A autora não gosta de luvas.
c) ( ) O dinheiro não é suficiente para comprar doces.
d) ( ) É melhor brincar do que estudar.
2- Assinale a alternativa que indica o tema tratado na poesia:
a) ( ) Diferença
b) ( ) Semelhanças
c) ( ) Aceitação
d) ( ) Escolha
G2- Professoras de Informática: Eloisa, Marinalva, Cristiane, Sueli, Sabrina
EMEFs: Luis Bortolosso; Tobias Barreto; Frei Gaspar; Pastor Josias; Saad Bechara
D4 Inferir uma informação implícita em um texto- Questão 1
D6 Identificar o tema de um texto- Questão 2
TEXTO - POESIA
OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecilia Meireles)
Questões
1- Assinale a alternativa que representa a ideia que a poesia transmite:
a) ( ) Devemos ter sempre uma escolha.
b) ( ) A autora não gosta de luvas.
c) ( ) O dinheiro não é suficiente para comprar doces.
d) ( ) É melhor brincar do que estudar.
2- Assinale a alternativa que indica o tema tratado na poesia:
a) ( ) Diferença
b) ( ) Semelhanças
c) ( ) Aceitação
d) ( ) Escolha
G 6D14
ResponderExcluirOs sinais de pontuação
CONTEÚDO
Sinais de pontuação.
Público Alvo: 4° e 5° anos
OBJETIVOS
• Conhecer alguns sinais de pontuação;
• Identificar os sinais de pontuação e sua função no texto;
• Desenvolver a interpretação e leitura.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1º – Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. Levar para a sala exemplos de frases.
• SOCORRO !
• Que dia é hoje ?
• Ele falou:
- Hoje tem prova.
• Mariana comprou: maçã, uva, morango e alface.
2º Explicar aos alunos, a importância dos sinais de pontuação e sua função na frase. Pedir que recortem figuras e façam frases relacionadas as pontuações explicadas.
3º – Levar para sala de aula jornais, revistas ou panfletos de propagandas, e pedir que os alunos recortem frases que contenham os sinais de pontuação apresentados em aula: (.)/(,)/(?)/(!)/(:)/(_).
4° – Organize a turma em grupos solicitando que juntem as frases recortadas e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões.
Entregue folhas de papel sulfite pedindo que relacionem as frases da atividade anterior, as expressões recortadas, criando mini cartazes.
5º - Folha de atividade para que o aluno pontue corretamente as frases.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Imagens para criação de frases
• Xerox da matriz
• Caderno
• Lápis
• Borracha
• Cola
• Tesoura
• Jornais
• Revistas
• Panfletos
• Folhas de papel sulfite
AVALIAÇÃO
Observar durante a discussão a participação e interação dos alunos.
ATIVIDADE
1 - PONTUE AS FRASES ABAIXO ADEQUADAMENTE:
A) MARIA E JOANA FORAM AO TEATRO
B) CAMILA COMPROU UMA CALÇA UMA BLUSA E UMA SANDÁLIA
C) QUE DIA É HOJE
D) OLHA QUE CARRO LINDO
E) MAMÃE DISSE
VOCÊ JÁ JANTOU
F) QUE FILME MARAVILHOSO
G) NÃO VOU AO CINEMA
H) CARLOS VENHA ALMOÇAR
Conteúdo
Variações linguísticas
D10 Locutor e Interlocutor de um texto.
Plano de aula
Público Alvo: 4° e 5° anos
Objetivo
• Que o aluno reconheça em texto e imagem quem é o locutor e interlocutor.
Desenvolvimento
1º Trazer interpretações de textos onde contenham diálogos, exemplo: narrativas de futebol, historias em quadrinhos, tirinhas, entre outras.
2º Folha de atividades com imagens ou textos onde o aluno reconheça o locutor e interlocutor.
3º O trabalho onde o aluno monte uma atividade que contenha locutor e interlocutor.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Xerox da matriz
• Caderno
• Lápis
• Borracha
• Cola
• Tesoura
• Jornais
• Revistas
• Panfletos
• Folhas de papel sulfite
AVALIAÇÃO
Observar durante a discussão a participação e interação dos alunos.
ATIVIDADE
ATIVIDADE
João:
- Ei cara, você pode me ajudar a trocar essa lâmpada?
Maria:
- Você tem certeza que temos gente o suficiente?
Na situação acima indique quem é o locutor e o interlocutor:
Bruna Stefaneli – CEMEIEF PROFESSOR DARCY RIBEIRO
Marcia Aparecida da Silva- EMEF PROFESSOR JOÃO LARIZZATTI
Nàdima Almeida- EMEIEF PROFESSOR VALTER DE OLIVEIRA FERREIRA
Plano de aula - Frações
ResponderExcluirPúblico Alvo: 4° e 5° anos
Necessidade: Visando atender e compreender a utilização e as necessidades práticas cotidianas dos alunos, onde se faz presente o uso de frações no dia-a-dia, é que está aula se faz necessária.
Objetivos
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Compreender a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.
• Construir representações fracionárias.
• Resolver situações problemas.
• Ler e interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas.
Conteúdos Conceituais:
• Numerador e denominador.
• Gráfico.
• Tabela de receita.
• Situações problema
Metodologia:
Aula expositiva e dialógica, trabalho em grupo e individual.
Khan Academy
1º Momento: A professora explica para os alunos, numerador e denominador , mostrando figuras com a representação e mostrando como se lê uma fração , para facilitar a visualização utiliza cartaz explicando oralmente.
2º Momento: A professora passa uma atividade xerografada sobre uma pesquisa realizada com uma turma da 4ª série, mostrando o resultado, em seguida os alunos irão desenhar um círculo e representar as questões propostas.
3º Momento: A professora entregará uma folha de papel quadriculado no qual o aluno vai reproduzir o quadrado ou retângulo pintando a fração correspondente, que a professora estará indicando na lousa.
4º Momento: Atividade no livro de frações a relação a hora, parte, gráfico, entre outras.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos nas atividades descritas acima, interação no Khan Academy e avaliações.
ATIVIDADE
1- No quadriculado que recebeu desenhe e represente as frações abaixo:
a) ¾
b) 5/7
c) 3/12
d) 4/10
PLANO DE AULA
D25 Problemas com números racionais expresso na forma decimal
Objetivo:
Que a criança identifique os números decimais e seu uso no cotidiano.
Metodologia:
1º Mostrar o número decimal e sua utilização no cotidiano, por exemplo: medidas, sistema monetário, frações.
2º Recortar situações onde identifique a utilização de números decimais.
3º Resoluções de situações problemas.
4º Khan Academy.
Avaliação:
Observação da participação dos alunos nas atividades descritas acima, interação no Khan Academy e avaliações.
ATIVIDADE:
1- Mariana comprou vários materiais e gastou R$ 33,95. Ela gastou próximo de R$ 30,00 ou R$ 40,00?
2- Sr. João colocou 10,6 litros de gasolina no seu carro, semana passada. Nesta semana ele colocou 20,5 litros de gasolina. Quantos litros a mais ele colocou nessa semana?
Bruna Stefaneli – CEMEIEF PROFESSOR DARCY RIBEIRO
Marcia Aparecida da Silva- EMEF PROFESSOR JOÃO LARIZZATTI
Nàdima Almeida- EMEIEF PROFESSOR VALTER DE OLIVEIRA FERREIRA