A terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apresentada pelo Ministério da Educação no dia 6 de abril, define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.
1 CONHECIMENTO, 2 PENSAMENTO CIENTÍFICO,CRÍTICO E CRIATIVO, 3 SENSO ESTÉTICO, 4 COMUNICAÇÃO, 5 ARGUMENTAÇÃO. 6 CULTURA DIGITAL, 7 AUTOGESTÃO, 8 AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, 9 EMPATIA E COOPERAÇÃO, 10 AUTONOMIA.
ELABORE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE OPORTUNIZE AO ALUNO DESENVOLVER UMA DAS COMPETÊNCIAS ABORDADAS.
PLANO DE AULA ENVOLVENDO A BNCC
ResponderExcluirHABILIDADE 1- CONHECIMENTO
TEMA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
TURMAS: 4º E 5º ANOS
OBJETIVOS: VALORIZAR E UTILIZAR OS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS SOBRE O MUNDO FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL.
ESTRATÉGIAS:
• RODA DE CONVERSA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
• LEITURAS DELEITE DE SLIDESHARE E YOUTUBE DE LITERATURAS ENVOLVENDO O TEMA
• PESQUISAR NA INTERNET, SITES, VÍDEOS, BLOGS SOBRE O ASSUNTO
• WORD PARA RESUMO DAS PESQUISAS
• PAINT PARA ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS TRABALHADAS
• POWER POINT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
MARIA DO CARMO – EMEF PROFESSOR JOÃO LARIZZATTI
ELISBETH FÁTIMA LARA DA SILVA – CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI
FÁBIA DOS SANTOS LIMA – EMEIEF PROFESSOR WALTER DE OLIVEIRA FERREIRA
KELLY REGINA BERTINI – EMEIF FRANCISCO CAVALCANTI PONTES DE MIRANDA
COMPETÊNCIA CULTURA DIGITAL
ResponderExcluirDISCIPLINA: Língua Portuguesa
Ano: 5º ANO
Atividade: Criação de e-mail
Desenvolvimento: Em roda, conversar com os alunos sobre a criação de um e-mail, a utilização na comunicação digital, ressaltando os pontos positivos e negativos para um uso consciente.
A professora orientará os alunos a criar a conta de e-mail em um único site, acompanhando e orientando individualmente quando necessário.
Ao final da aula os alunos trocarão e-mails entre si, com o intuito de aprender utilizar a ferramenta.
ELIANE ROSA DE SOUZA- EMEF OLAVO SPINOLA
ANDRESSA CODO DIAS – EMEIEF. PROFº JOÃO EUCLYDES PEREIRA
ELISABETH APARECIDA RIBEIRO DA SILVA – EMF DR JOSÉ MANOEL AYRES
Plano de aula 5º Anos – Competências Gerais – Base Nacional Curricular Competência 3 – Repertório Cultural
ResponderExcluirObjetivo: Conhecer diferentes manifestações artíticas e seu valor para o desenvolvimento da cultura e identidades do povo brasileiro.
Desenvolvimento: Apresentar imagens como: capoeira, instrumentos musicais, artesanatos, entre outros. Promover uma discussão sobre as variadas manifestações artísticas.
Os alunos deverão escolher uma imagem ou pesquisar outra e elaborar um panfleto no Paint divulgando uma mostra cultural.
Avaliação: Observação do professor, quanto o desenvolvimento e participação da atividade proposta.
Professores: Érica G. Parra, Claudia Abs, Ruthemar dos Santos e Shirlei Moura.
ROTEIRO DE AULA DE INFORMÁTICA
ResponderExcluirBNCC 9 – EMPATIA E COOPERAÇÃO E 10 AUTONOMIA
PLANO DE AULA:
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA
SOCIALIZAÇÃO
JOGOS:
1º ANO-CDROM LALALOOPSY
2º ANO- CDROM LALALOOPSY
3º ANO- SMARTKIDS – JOGO A SÍLABAS
4º ANO – SMARTKIDS-FORCA-CORES
5º ANO – PAINT – AUTORETRATO DESTACANDO O QUE VOCÊ ACHA QUE FAZ A DIFERENÇA EM VOCÊ.
TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI – EMEF LAERTE
MARINETE CUNHA – EMEIEF PADRE JOSÉ GROSSI DIAS
ALYX MARTINS – EMEIEF PADRE JOSÉ GROSSI DIAS
LUCINEIA MARQUES - EMEIEF JANETE BEAUCHAMP
CLEISE GONÇALVES PASSOS – EMEIEF MONSENHOR ELÍDIO MANTOVANI
LUÍS GUSTAVO ARAUJO COELHO – EMEF MARINA VON P MELLI
Plano de aula - Competência 2 - pensamento científico, crítico e criativo.
ResponderExcluirTema: Água
Público alvo: 5º ano.
Objetivo: Sensibilizar as crianças ao uso correto da água, a importância que tem a água em nosso mundo.
Atividades:
- vídeos relacionados a importância da água;
- gráficos que contêm o consumo da água;
- pesquisa: como é usado a água em casa;
Avaliação:
- Word : escrita de um resumo sobre a água e tudo o que aprendeu;
- Montar uma tabela e um gráfico de como é usado a água em sua casa.
Grupo 2
Professores e escolas:
Carla – Emef Terezinha Martins Pereira.
Eliédina - Emeief Saad Bechara
Cátia Cristina - Emef Anézio Cabral
Jorge – Emef - Benedito Alves Turíbio
PLANO DE AULA – COMPETÊNCIA 5 e 6
ResponderExcluirARGUMENTAÇÃO e CULTURA DIGITAL
INFORMÁTICA 5º ANO
Disciplina – Língua Portuguesa
Objetivo: Trabalhar a argumentação escrita e oral de forma que os alunos consigam expressar suas opiniões.
Justificativa: Mostrar aos alunos como defender seus pontos de vista e suas opiniões, para no futuro exercer seu papel de cidadão.
Tema: A ética dentro das mídias sociais.
Metodologia:
• 1º Momento – Roda de conversa sobre o uso das mídias sociais, (positivo e negativo) elencando a opinião dos alunos;
• 2º Momento – No Pacote Office Word os alunos escreverão um comentário expressando sua opinião quanto o seu uso e comportamento com a mídia social;
• 3º Momento – E por fim, os alunos apresentarão seus argumentos para a turma.
Avaliação: Será avaliada a participação, a exposição e a conclusão da atividade.
Participantes: Debora Dias dos Santos Oliveira – EMEF Maestro Domingos Blasco
Jessica Rodrigues de Melo - EMEF Oscar Pennacino
Elisangela Rocha - CEU Zilda Arns Newmann
Eliane Aparecida Roberti - EMEF Quintino Bocaiúva
PLANO DE AULA INFORMÁTICA
ResponderExcluirCOMPETÊNCIA 4 (COMUNICAÇÃO) BNCC
ESCOLAS:
EMEF PROFESSOR LUCIANO FELÍCIO BIONDO (Prof. Moisés)
EMEF PROFESSOR RENATO FIUZA TELES (Prof.ª Sandra)
CEMEIEF PROFESSOR DARCI RIBEIRO (Prof. Leandro)
EMEF LUIZ BORTOLOSSO (Prof.ª Paula Adriana)
TEMA: FAKE NEWS (NOTÍCIAS FALSAS) 5ºs anos
OBJETIVO GERAL:
- Expressar-se utilizando linguagem verbo-visual através de pesquisa na internet, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo.
CONTEÚDO:
- Escolha dos grupos de trabalho;
- Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
- Montagem de apresentação em Power Point;
- Apresentação final oral com a participação dos alunos;
ESTRATÉGIA:
Acesso a sites para pesquisa direcionado pelo professor:
- www.veja.abril.com.br
- www.g1.globo.com
- www.vestibular.uol.com.br
- Manipulação do programa Power Point do pacote Office.
- Salvar em pen drive ou imprimir o arquivo de acordo com a disponibilidade de cada U.E.
AVALIAÇÃO:
- Observação durante a participação no desenvolvimento do trabalho coletivo e finalização através de apresentação em programa específico para levantar o quanto do conteúdo os alunos se apropriaram
COMPETÊNCIAS 7 E 8 DA BNCC
ResponderExcluirGRUPO: Greice Kelly – EMEF Irmã Tecla
- Cleide Bastos – EMEF Elio Aparecido
- Lilliane Goepfert Contador Neves – EMEF Max Zendron
- Maria Aparecida Sousa – EMEF Pastor Josias
- Alessandra Grapeia – EMEF Messias Gonçalves da Silva
- Erica Henriques Machado – EMEF Tobias Barreto de Menezes
PLANO DE AULA PARA TRABALHAR A COMPETÊNCIA 7 – AUTOGESTÃO
• Projeto 8 remédios naturais (quem quiser o projeto enviar e-mail para ericahenriquesmachado@gmail.com; “criadora” do Projeto, que será disponibilizado).
• Abrir Roda de Conversa sobre os 8 remédios naturais, destacando o Remédio Temperança (ou Domínio Próprio). Sondar o que os alunos sabem sobre o assunto.
• Passar o vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=iAJtttqJcMQ&list=PLtej0RHy4CvnIxTXerCTZOxpwpEVbw7jA&index=4
• Fazer o fechamento.
• Site: imagem.eti.br – Jogo: Cartões do Humor
PLANO DE AULA PARA TRABALHAR A COMPETÊNCIA 8 – AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
• Projeto 8 remédios naturais (quem quiser o projeto enviar e-mail para ericahenriquesmachado@gmail.com; “criadora” do Projeto, que será disponibilizado).
• Abrir Roda de Conversa sobre os 8 remédios naturais, destacando o Remédio Alimentação Saudável. Sondar o que os alunos sabem sobre o assunto.
• Passar o vídeo sobre o tema (Açúcar Branco): https://www.youtube.com/watch?v=iMooj4svyeo
• Fazer o fechamento.
• Site: imagem.eti.br – Jogos Palavras Cruzadas sobre Alimentação
PLANO DE AULA INFORMÁTICA
ResponderExcluirCOMPETÊNCIA Cinco (Cultura Digital) BNCC
ESCOLAS:
EMEF José Martiniano de Alencar (Prof.ª Luciana)
EMEF Max Zendron (Prof.ª Daniela )
CEMEIEF PROFESSOR Maria Tarsila (Prof.ª Mariza)
CEMEIEF PROFESSOR Maria José Ferreira Ferraz (Prof.ª Elaine Cristina )
EMEF Luiz Bortolosso (Prof.ª Eloisa )
Plano de aula - Competência 4 TEMA: A comunicação na sala de aula
OBJETIVO GERAL:
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.
- Pesquisar o significado do vocábulo no dicionário e definir o conceito de mídia.
- Identificar tudo que funciona como mídia: de simples placas e faixas artesanais, camisetas e panfletos, carro de som, passando pelas peças publicitárias até os veículos de comunicação e informação (jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, sites na web).
- Identificar os processos de comunicação trabalhados via essas mídias: de que forma e em que escala elas atingem os públicos a que se destinam.
- Introduzir o conceito de comunicação de massa.
- Discutir a relação entre os processos de comunicação de massa, os investimentos necessários e o poder econômico.
CONTEÚDO:
-Roda de conversa e leitura deleite sobre o tema
-Escolha dos grupos de trabalho;
- Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
- Montagem de apresentação em Power Point feito pelo professor;
- Apresentação final oral com a participação dos alunos;
ESTRATÉGIA:
AULA 1
TEMAS PROPOSTOS O que é mídia? O que funciona como mídia? O que são os veículos de comunicação? Como cumprem suas funções? Que investimentos necessitam para cumprir suas funções? A “quê”/ a “quem” a mídia serve?
Aula 2
Trabalhar com alunos no pacote office desenhos e informações de montagem de Panfletos de pequeno comércio, flyers (comunicação de eventos festivos e shows cartazes, bottons, adesivos, jornais comunitários, jornais de grande circulação, revistas e peças publicitárias impressas.
AVALIAÇÃO:
- Observação durante a participação no desenvolvimento do trabalho coletivo e finalização através de apresentação em programa específico para levantar o quanto do conteúdo os alunos se apropriaram
REFERÊNCIAS
Mídia e Meios de Comunicação Sociais http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/index.html
SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação in revista Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP – Editora Segmento, Ano VIII, n. 23: 16 a 25, jan./abr, 2002.
Plano de aula - Competência 3 - Repertório cultural
Tema: Leonardo da Vinci (“Monalisa)
Objetivos: Apresentar o artista Leonardo da Vinci e sua importante obra “Monalisa”, e também apresentar a técnica do sfumato, utilizada por ele para pintá-la.Público alvo: 5º ano.
Conteúdo(s)
Arte
ESTRATÉGIA:
-Roda de conversa e leitura deleite sobre o tema com a Turma da Mônica
-Escolha dos grupos de trabalho;
- Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
- Montagem de apresentação em Power Point feito pelo professor;
- Apresentação final oral com a participação dos alunos;
Desenvolvimento
1ª etapa
Deleite informativo sobreo pintor Italiano Leonardo da Vinci e sua famosa obra Monalisa, provavelmente a obra mais famosa da história da Arte. Conversaremos com as crianças sobre seu valor e sobre o Museu do Louvre na França, local onde a obra esta exposta. Explicaremos que a técnica utilizada por Leonardo da Vinci para pintar a Monalisa foi o Sfumato que em italiano quer dizer “misturado” ou “esfumaçado”. Esta técnica apresenta uma pintura sem linhas ou limites, como se fosse fumaça. A seguir entregaremos para as crianças uma folha apenas com o contorno da Monalisa e pediremos que pintem com lápis de cor e giz de cera a figura da Monalisa como se ela vivesse nos dias de hoje, tentando a medida de o possível fazer pinturas esfumaçadas, usando raspas do grafite e o dedo.
2ª etapa
No paint os alunos farão A REESCRITA DA MONALISA de LEONARDO DA VINCI
PLANO DE AULA INSERINDO AS COMPETÊNCIAS DO BNCC
ResponderExcluirHABILIDADES: 1,4 E 5
CONHECIMENTO / COMUNICAÇÃO / CULTURA DIGITAL
TURMAS: 4º E 5º ANO.
ESCOLAS:
EMEF PROF. JOÃO CAMPESTRINI (PROF. ALANE)
EMEF PROF MAESTRO DOMINGOS CLASCO (PROF. IVONETE)
CEMEIEF PROF ALIPIO DA SILVA LAVOURA (PROF. FÁTIMA)
CEU DRA ZILDA ARNS NEUMANN (PROF. ROSILENE)
EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO (PROF. VANILZA)
EMEIEF FREI GASPAR DA MADRE DE DEUS (PROF. MARCIO)
EMEF. PROF ANÉSIO CABRAL (PROF. GEOCASSIA)
TEMA: REDES SOCIAIS
OBJETIVO GERAL: VERIFICAR A CULTURA DIGITAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, LEVANTANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL.
CONTEÚDO:
o APRESENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EXISTENTES;
o LEVANTAMENTO PRÉVIO DAS REDES SOCIAIS QUE ELES CONHECEM E UTILIZAM;
o INSERIR OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS ACERCA DO ASSUNTO;
o VERIFICAR A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES ÀS QUAIS ELES TÊM ACESSO;
o CRIAÇÃO DE UM GRÁFICO DAS REDES SOCIAIS MAIS UTILIZADAS;
o CRIAÇÃO DE UMA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO LEVANTADO NA AULA.
ESTRATÉGIA:
o LEVANTAMENTO DAS REDES SOCIAIS QUE ELES CONHECEM E UTILIZAM, ATRAVÉS DE RODA DE CONVERSA E LEVANTAMENTO DAS SEGUINTES QUESTÕES:
- POR QUÊ?
- QUAL A JUSTIFICATIVA DE DETERMINADO ASSUNTO TE INTERESSAR MAIS?
- QUANTO TEMPO PASSA NESSAS REDES SOCIAIS?
- QUAIS MÁQUINAS UTILIZAM PARA ACESSAR ESSAS REDES SOCIAIS?
AVALIAÇÃO:
o A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA E DIAGNÓSTICA, ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA INICIAL E FINAL.
¬
PLANO DE AULA - BNCC
ResponderExcluirCOMPETÊNCIA 4 – COMUNICAÇÃO
COMPETÊNCIA 5 – CULTURA DIGITAL
TEMA:
• Comunicação
DISCIPLINA:
• Língua Portuguesa
TURMA:
• 4º e 5º ANOS
OBJETIVO:
• Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos;
• Produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo;
• Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
CONTEÚDO:
• Leitura e interpretação de texto;
• Produção de texto;
•Orientação de sites confiáveis;
• Características de um jornal;
• Elaboração de um folhetim.
ESTRATÉGIA:
• Pesquisa;
•Uso de jornal eletrônico;
AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO CONTÍNUA, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO ALUNO.
SITES SUGERIDOS:
Portal de Osasco, Jornal Joca, site Educar para crescer.
GRUPO:
ARCANJA NUBIA GOMES MACHADO – EMEF PROF. OLAVO A. B. SPÍNOLA
LURDES IZABEL DE SOUZA – EMEF CECÍLIA C. CASTELANI
MARINALDA AMORIM DA COSTA – EMEIEF FRANCISCO C. PONTES DE MIRANDA
ADRIANA PIRES STRINGHINI – CEMEIEF MARINA SADDI HAIDAR
CLAUDEMAR FERREIRA CAMBUÍ – EMEF GENERAL ANTONIO DE SAMPAIO
PLANO DE AULA ENVOLVENDO A BNCC
ResponderExcluirHABILIDADE: 6 – 7
TEMA: NOTÍCIAS DE JORNAL
TURMAS: 4º E 5º ANOS
DURAÇÃO: UM MÊS
OBJETIVOS: VALORIZAR O CONHECIMENTO PRÉVIO E SUAS COMPETÊNCIAS E INTRODUZIR NOVOS CONCEITOS.
ESTRATÉGIAS:
• RODA DE CONVERSA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
• LEITURA DELEITE: JORNAL JOCA.
• PESQUISAR NA INTERNET A VERACIDADE DA NOTÍCIA DO JORNAL, ORGANIZANDO OPINIÕES E ARGUMENTOS DIVERSOS.
• WORD PARA RESUMO DAS PESQUISAS.
• PAINT PARA ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS TRABALHADAS.
• POWER POINT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
AVALIAÇÃO: CONTÍNUA DURANTE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO, DESDE OS DEBATES ATÉ A FINALIZAÇÃO.
GRASIELA: E.M.E.F. MARINA VON P. MELLI
ROSEMEIRE: E.M.E.F. ALICE RABECHINI FERREIRA
SIMONE: E.M.E.I.E.F. OSVALDO QUIRINO SIMÕES
ADRIANA: E.M.E.F. QUINTINO BOCAIÚVA
MIRIAN NOBRE E.M.E.F. MARECHAL BITTENCOURT
ISIS : E.M.E.F. PROFº LAERTE JOSÉ DOS SANTOS.
TELMA EMEF OSCAR PENNACINO
TEREZA EMEF ESCULTOR VICTOR BRECHERET
BRUNA EMEIEF JEANETE BEAUCHAMP
PLANO DE AULA 5ºano
ResponderExcluir1- Tema: Competência 8 - Autoconhecimento e autocuidado
Competência 9 – Empatia e cooperação
2- Objetivo: Cuidar de sua saúde física e emocional; fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro sem preconceitos de nenhuma natureza;
3- Conteúdo: Trabalhar as competências da BNCC.
4- Duração: 5 aulas
5- Desenvolvimento:
1º aula – Autobiografia
Roda de conversa.
Entrevista com os pais sobre sua história de vida.
Sugestão Filme Touro Ferdinando
2ºaula – Autobiografia
Registro da entrevista no Word.
3ºaula – Autocuidado
https://www.youtube.com/watch?v=BBl5imKmcLs
Roda de conversa sobre o vídeo
4º aula – Empatia
https://www.youtube.com/watch?v=ONdb717GhK4
roda de conversa sobre o vídeo.
Deixar como sugestão para o aluno assistir o Filme Extraordinário.
5º aula – Cooperação
https://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w
Roda de conversa.
Lista de como cooperar com os colegas dentro da escola e contribuir para um mundo melhor.
Professoras:
Andressa – EMEF – Terezinha Martins Pereira
Andrea – EMEF Benedicto Wescheenfelder
Fatima – EMEIEF – Messias Gonçalves da Silva
Elaine – EMEIEF – Saad Bechara
Raphaela – EMEF – Elio Aparecido da Silva
Daniela – CEU – José Saramago
Fabiane – EMEIEF – Valter de Oliveira Ferreira
Adriana – EMEF – Tobias Barreto de Menezes
Ana Paula – EMEIEF – Etiene Sales Campelo
Samara – EMEIEF – João Euclydes Pereira