terça-feira, 27 de março de 2018

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apresentada pelo Ministério da Educação no dia 6 de abril, define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.
1 CONHECIMENTO, 2 PENSAMENTO CIENTÍFICO,CRÍTICO E CRIATIVO, 3 SENSO ESTÉTICO,  4 COMUNICAÇÃO, 5 ARGUMENTAÇÃO. 6 CULTURA DIGITAL, 7 AUTOGESTÃO, 8 AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO, 9 EMPATIA E COOPERAÇÃO, 10 AUTONOMIA.
ELABORE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE OPORTUNIZE AO ALUNO DESENVOLVER UMA DAS COMPETÊNCIAS ABORDADAS.

13 comentários:

  1. PLANO DE AULA ENVOLVENDO A BNCC
    HABILIDADE 1- CONHECIMENTO
    TEMA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
    TURMAS: 4º E 5º ANOS
    OBJETIVOS: VALORIZAR E UTILIZAR OS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS SOBRE O MUNDO FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL.
    ESTRATÉGIAS:
    • RODA DE CONVERSA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
    • LEITURAS DELEITE DE SLIDESHARE E YOUTUBE DE LITERATURAS ENVOLVENDO O TEMA
    • PESQUISAR NA INTERNET, SITES, VÍDEOS, BLOGS SOBRE O ASSUNTO
    • WORD PARA RESUMO DAS PESQUISAS
    • PAINT PARA ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS TRABALHADAS
    • POWER POINT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
    MARIA DO CARMO – EMEF PROFESSOR JOÃO LARIZZATTI
    ELISBETH FÁTIMA LARA DA SILVA – CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI
    FÁBIA DOS SANTOS LIMA – EMEIEF PROFESSOR WALTER DE OLIVEIRA FERREIRA
    KELLY REGINA BERTINI – EMEIF FRANCISCO CAVALCANTI PONTES DE MIRANDA

    ResponderExcluir
  2. COMPETÊNCIA CULTURA DIGITAL
    DISCIPLINA: Língua Portuguesa
    Ano: 5º ANO
    Atividade: Criação de e-mail
    Desenvolvimento: Em roda, conversar com os alunos sobre a criação de um e-mail, a utilização na comunicação digital, ressaltando os pontos positivos e negativos para um uso consciente.
    A professora orientará os alunos a criar a conta de e-mail em um único site, acompanhando e orientando individualmente quando necessário.
    Ao final da aula os alunos trocarão e-mails entre si, com o intuito de aprender utilizar a ferramenta.

    ELIANE ROSA DE SOUZA- EMEF OLAVO SPINOLA

    ANDRESSA CODO DIAS – EMEIEF. PROFº JOÃO EUCLYDES PEREIRA

    ELISABETH APARECIDA RIBEIRO DA SILVA – EMF DR JOSÉ MANOEL AYRES

    ResponderExcluir
  3. Plano de aula 5º Anos – Competências Gerais – Base Nacional Curricular Competência 3 – Repertório Cultural
    Objetivo: Conhecer diferentes manifestações artíticas e seu valor para o desenvolvimento da cultura e identidades do povo brasileiro.
    Desenvolvimento: Apresentar imagens como: capoeira, instrumentos musicais, artesanatos, entre outros. Promover uma discussão sobre as variadas manifestações artísticas.
    Os alunos deverão escolher uma imagem ou pesquisar outra e elaborar um panfleto no Paint divulgando uma mostra cultural.
    Avaliação: Observação do professor, quanto o desenvolvimento e participação da atividade proposta.
    Professores: Érica G. Parra, Claudia Abs, Ruthemar dos Santos e Shirlei Moura.





    ResponderExcluir
  4. ROTEIRO DE AULA DE INFORMÁTICA
    BNCC 9 – EMPATIA E COOPERAÇÃO E 10 AUTONOMIA
    PLANO DE AULA:



    CONTAÇÃO DA HISTÓRIA
    SOCIALIZAÇÃO
    JOGOS:
    1º ANO-CDROM LALALOOPSY
    2º ANO- CDROM LALALOOPSY
    3º ANO- SMARTKIDS – JOGO A SÍLABAS
    4º ANO – SMARTKIDS-FORCA-CORES
    5º ANO – PAINT – AUTORETRATO DESTACANDO O QUE VOCÊ ACHA QUE FAZ A DIFERENÇA EM VOCÊ.



    TELMA APARECIDA SANTANA LIBERTI – EMEF LAERTE
    MARINETE CUNHA – EMEIEF PADRE JOSÉ GROSSI DIAS
    ALYX MARTINS – EMEIEF PADRE JOSÉ GROSSI DIAS
    LUCINEIA MARQUES - EMEIEF JANETE BEAUCHAMP
    CLEISE GONÇALVES PASSOS – EMEIEF MONSENHOR ELÍDIO MANTOVANI
    LUÍS GUSTAVO ARAUJO COELHO – EMEF MARINA VON P MELLI

    ResponderExcluir
  5. Plano de aula - Competência 2 - pensamento científico, crítico e criativo.
    Tema: Água
    Público alvo: 5º ano.
    Objetivo: Sensibilizar as crianças ao uso correto da água, a importância que tem a água em nosso mundo.
    Atividades:
    - vídeos relacionados a importância da água;
    - gráficos que contêm o consumo da água;
    - pesquisa: como é usado a água em casa;
    Avaliação:
    - Word : escrita de um resumo sobre a água e tudo o que aprendeu;
    - Montar uma tabela e um gráfico de como é usado a água em sua casa.
    Grupo 2
    Professores e escolas:
    Carla – Emef Terezinha Martins Pereira.
    Eliédina - Emeief Saad Bechara
    Cátia Cristina - Emef Anézio Cabral
    Jorge – Emef - Benedito Alves Turíbio

    ResponderExcluir
  6. PLANO DE AULA – COMPETÊNCIA 5 e 6


    ARGUMENTAÇÃO e CULTURA DIGITAL
    INFORMÁTICA 5º ANO
    Disciplina – Língua Portuguesa

    Objetivo: Trabalhar a argumentação escrita e oral de forma que os alunos consigam expressar suas opiniões.
    Justificativa: Mostrar aos alunos como defender seus pontos de vista e suas opiniões, para no futuro exercer seu papel de cidadão.
    Tema: A ética dentro das mídias sociais.
    Metodologia:
    • 1º Momento – Roda de conversa sobre o uso das mídias sociais, (positivo e negativo) elencando a opinião dos alunos;
    • 2º Momento – No Pacote Office Word os alunos escreverão um comentário expressando sua opinião quanto o seu uso e comportamento com a mídia social;
    • 3º Momento – E por fim, os alunos apresentarão seus argumentos para a turma.

    Avaliação: Será avaliada a participação, a exposição e a conclusão da atividade.


    Participantes: Debora Dias dos Santos Oliveira – EMEF Maestro Domingos Blasco
    Jessica Rodrigues de Melo - EMEF Oscar Pennacino
    Elisangela Rocha - CEU Zilda Arns Newmann
    Eliane Aparecida Roberti - EMEF Quintino Bocaiúva


    ResponderExcluir
  7. PLANO DE AULA INFORMÁTICA
    COMPETÊNCIA 4 (COMUNICAÇÃO) BNCC
    ESCOLAS:
    EMEF PROFESSOR LUCIANO FELÍCIO BIONDO (Prof. Moisés)
    EMEF PROFESSOR RENATO FIUZA TELES (Prof.ª Sandra)
    CEMEIEF PROFESSOR DARCI RIBEIRO (Prof. Leandro)
    EMEF LUIZ BORTOLOSSO (Prof.ª Paula Adriana)

    TEMA: FAKE NEWS (NOTÍCIAS FALSAS) 5ºs anos
    OBJETIVO GERAL:
    - Expressar-se utilizando linguagem verbo-visual através de pesquisa na internet, produzindo sentidos que levem ao entendimento mútuo.

    CONTEÚDO:
    - Escolha dos grupos de trabalho;
    - Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
    - Montagem de apresentação em Power Point;
    - Apresentação final oral com a participação dos alunos;

    ESTRATÉGIA:
    Acesso a sites para pesquisa direcionado pelo professor:
    - www.veja.abril.com.br
    - www.g1.globo.com
    - www.vestibular.uol.com.br
    - Manipulação do programa Power Point do pacote Office.
    - Salvar em pen drive ou imprimir o arquivo de acordo com a disponibilidade de cada U.E.

    AVALIAÇÃO:
    - Observação durante a participação no desenvolvimento do trabalho coletivo e finalização através de apresentação em programa específico para levantar o quanto do conteúdo os alunos se apropriaram

    ResponderExcluir
  8. COMPETÊNCIAS 7 E 8 DA BNCC
    GRUPO: Greice Kelly – EMEF Irmã Tecla
    - Cleide Bastos – EMEF Elio Aparecido
    - Lilliane Goepfert Contador Neves – EMEF Max Zendron
    - Maria Aparecida Sousa – EMEF Pastor Josias
    - Alessandra Grapeia – EMEF Messias Gonçalves da Silva
    - Erica Henriques Machado – EMEF Tobias Barreto de Menezes


    PLANO DE AULA PARA TRABALHAR A COMPETÊNCIA 7 – AUTOGESTÃO
    • Projeto 8 remédios naturais (quem quiser o projeto enviar e-mail para ericahenriquesmachado@gmail.com; “criadora” do Projeto, que será disponibilizado).
    • Abrir Roda de Conversa sobre os 8 remédios naturais, destacando o Remédio Temperança (ou Domínio Próprio). Sondar o que os alunos sabem sobre o assunto.
    • Passar o vídeo sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=iAJtttqJcMQ&list=PLtej0RHy4CvnIxTXerCTZOxpwpEVbw7jA&index=4
    • Fazer o fechamento.
    • Site: imagem.eti.br – Jogo: Cartões do Humor


    PLANO DE AULA PARA TRABALHAR A COMPETÊNCIA 8 – AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
    • Projeto 8 remédios naturais (quem quiser o projeto enviar e-mail para ericahenriquesmachado@gmail.com; “criadora” do Projeto, que será disponibilizado).
    • Abrir Roda de Conversa sobre os 8 remédios naturais, destacando o Remédio Alimentação Saudável. Sondar o que os alunos sabem sobre o assunto.
    • Passar o vídeo sobre o tema (Açúcar Branco): https://www.youtube.com/watch?v=iMooj4svyeo
    • Fazer o fechamento.
    • Site: imagem.eti.br – Jogos Palavras Cruzadas sobre Alimentação

    ResponderExcluir
  9. PLANO DE AULA INFORMÁTICA
    COMPETÊNCIA Cinco (Cultura Digital) BNCC
    ESCOLAS:
    EMEF José Martiniano de Alencar (Prof.ª Luciana)
    EMEF Max Zendron (Prof.ª Daniela )
    CEMEIEF PROFESSOR Maria Tarsila (Prof.ª Mariza)
    CEMEIEF PROFESSOR Maria José Ferreira Ferraz (Prof.ª Elaine Cristina )
    EMEF Luiz Bortolosso (Prof.ª Eloisa )

    Plano de aula - Competência 4 TEMA: A comunicação na sala de aula
    OBJETIVO GERAL:
    - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.
    - Pesquisar o significado do vocábulo no dicionário e definir o conceito de mídia.
    - Identificar tudo que funciona como mídia: de simples placas e faixas artesanais, camisetas e panfletos, carro de som, passando pelas peças publicitárias até os veículos de comunicação e informação (jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, sites na web).
    - Identificar os processos de comunicação trabalhados via essas mídias: de que forma e em que escala elas atingem os públicos a que se destinam.
    - Introduzir o conceito de comunicação de massa.
    - Discutir a relação entre os processos de comunicação de massa, os investimentos necessários e o poder econômico.
    CONTEÚDO:
    -Roda de conversa e leitura deleite sobre o tema
    -Escolha dos grupos de trabalho;
    - Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
    - Montagem de apresentação em Power Point feito pelo professor;
    - Apresentação final oral com a participação dos alunos;

    ESTRATÉGIA:
    AULA 1
    TEMAS PROPOSTOS O que é mídia? O que funciona como mídia? O que são os veículos de comunicação? Como cumprem suas funções? Que investimentos necessitam para cumprir suas funções? A “quê”/ a “quem” a mídia serve?
    Aula 2
    Trabalhar com alunos no pacote office desenhos e informações de montagem de Panfletos de pequeno comércio, flyers (comunicação de eventos festivos e shows cartazes, bottons, adesivos, jornais comunitários, jornais de grande circulação, revistas e peças publicitárias impressas.

    AVALIAÇÃO:
    - Observação durante a participação no desenvolvimento do trabalho coletivo e finalização através de apresentação em programa específico para levantar o quanto do conteúdo os alunos se apropriaram
    REFERÊNCIAS
    Mídia e Meios de Comunicação Sociais http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/index.html
    SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação in revista Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP – Editora Segmento, Ano VIII, n. 23: 16 a 25, jan./abr, 2002.
    Plano de aula - Competência 3 - Repertório cultural
    Tema: Leonardo da Vinci (“Monalisa)
    Objetivos: Apresentar o artista Leonardo da Vinci e sua importante obra “Monalisa”, e também apresentar a técnica do sfumato, utilizada por ele para pintá-la.Público alvo: 5º ano.

    Conteúdo(s)
    Arte
    ESTRATÉGIA:
    -Roda de conversa e leitura deleite sobre o tema com a Turma da Mônica
    -Escolha dos grupos de trabalho;
    - Pesquisa em site direcionado sobre o tema;
    - Montagem de apresentação em Power Point feito pelo professor;
    - Apresentação final oral com a participação dos alunos;
    Desenvolvimento
    1ª etapa
    Deleite informativo sobreo pintor Italiano Leonardo da Vinci e sua famosa obra Monalisa, provavelmente a obra mais famosa da história da Arte. Conversaremos com as crianças sobre seu valor e sobre o Museu do Louvre na França, local onde a obra esta exposta. Explicaremos que a técnica utilizada por Leonardo da Vinci para pintar a Monalisa foi o Sfumato que em italiano quer dizer “misturado” ou “esfumaçado”. Esta técnica apresenta uma pintura sem linhas ou limites, como se fosse fumaça. A seguir entregaremos para as crianças uma folha apenas com o contorno da Monalisa e pediremos que pintem com lápis de cor e giz de cera a figura da Monalisa como se ela vivesse nos dias de hoje, tentando a medida de o possível fazer pinturas esfumaçadas, usando raspas do grafite e o dedo.
    2ª etapa
    No paint os alunos farão A REESCRITA DA MONALISA de LEONARDO DA VINCI

    ResponderExcluir
  10. PLANO DE AULA INSERINDO AS COMPETÊNCIAS DO BNCC

    HABILIDADES: 1,4 E 5
    CONHECIMENTO / COMUNICAÇÃO / CULTURA DIGITAL
    TURMAS: 4º E 5º ANO.

    ESCOLAS:
    EMEF PROF. JOÃO CAMPESTRINI (PROF. ALANE)
    EMEF PROF MAESTRO DOMINGOS CLASCO (PROF. IVONETE)
    CEMEIEF PROF ALIPIO DA SILVA LAVOURA (PROF. FÁTIMA)
    CEU DRA ZILDA ARNS NEUMANN (PROF. ROSILENE)
    EMEF BENEDITO ALVES TURÍBIO (PROF. VANILZA)
    EMEIEF FREI GASPAR DA MADRE DE DEUS (PROF. MARCIO)
    EMEF. PROF ANÉSIO CABRAL (PROF. GEOCASSIA)

    TEMA: REDES SOCIAIS
    OBJETIVO GERAL: VERIFICAR A CULTURA DIGITAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, LEVANTANDO OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA COMUNICAÇÃO SOCIAL.

    CONTEÚDO:
    o APRESENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EXISTENTES;
    o LEVANTAMENTO PRÉVIO DAS REDES SOCIAIS QUE ELES CONHECEM E UTILIZAM;
    o INSERIR OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS ACERCA DO ASSUNTO;
    o VERIFICAR A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES ÀS QUAIS ELES TÊM ACESSO;
    o CRIAÇÃO DE UM GRÁFICO DAS REDES SOCIAIS MAIS UTILIZADAS;
    o CRIAÇÃO DE UMA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO LEVANTADO NA AULA.

    ESTRATÉGIA:
    o LEVANTAMENTO DAS REDES SOCIAIS QUE ELES CONHECEM E UTILIZAM, ATRAVÉS DE RODA DE CONVERSA E LEVANTAMENTO DAS SEGUINTES QUESTÕES:
    - POR QUÊ?
    - QUAL A JUSTIFICATIVA DE DETERMINADO ASSUNTO TE INTERESSAR MAIS?
    - QUANTO TEMPO PASSA NESSAS REDES SOCIAIS?
    - QUAIS MÁQUINAS UTILIZAM PARA ACESSAR ESSAS REDES SOCIAIS?
    AVALIAÇÃO:
    o A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA E DIAGNÓSTICA, ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA INICIAL E FINAL.
    ¬


    ResponderExcluir
  11. PLANO DE AULA - BNCC

    COMPETÊNCIA 4 – COMUNICAÇÃO
    COMPETÊNCIA 5 – CULTURA DIGITAL

    TEMA:
    • Comunicação

    DISCIPLINA:
    • Língua Portuguesa

    TURMA:
    • 4º e 5º ANOS

    OBJETIVO:
    • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos;
    • Produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo;
    • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

    CONTEÚDO:
    • Leitura e interpretação de texto;
    • Produção de texto;
    •Orientação de sites confiáveis;
    • Características de um jornal;
    • Elaboração de um folhetim.


    ESTRATÉGIA:
    • Pesquisa;
    •Uso de jornal eletrônico;


    AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO CONTÍNUA, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO ALUNO.

    SITES SUGERIDOS:
    Portal de Osasco, Jornal Joca, site Educar para crescer.




    GRUPO:
    ARCANJA NUBIA GOMES MACHADO – EMEF PROF. OLAVO A. B. SPÍNOLA
    LURDES IZABEL DE SOUZA – EMEF CECÍLIA C. CASTELANI
    MARINALDA AMORIM DA COSTA – EMEIEF FRANCISCO C. PONTES DE MIRANDA
    ADRIANA PIRES STRINGHINI – CEMEIEF MARINA SADDI HAIDAR
    CLAUDEMAR FERREIRA CAMBUÍ – EMEF GENERAL ANTONIO DE SAMPAIO

    ResponderExcluir
  12. PLANO DE AULA ENVOLVENDO A BNCC
    HABILIDADE: 6 – 7
    TEMA: NOTÍCIAS DE JORNAL
    TURMAS: 4º E 5º ANOS
    DURAÇÃO: UM MÊS
    OBJETIVOS: VALORIZAR O CONHECIMENTO PRÉVIO E SUAS COMPETÊNCIAS E INTRODUZIR NOVOS CONCEITOS.
    ESTRATÉGIAS:
    • RODA DE CONVERSA SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
    • LEITURA DELEITE: JORNAL JOCA.
    • PESQUISAR NA INTERNET A VERACIDADE DA NOTÍCIA DO JORNAL, ORGANIZANDO OPINIÕES E ARGUMENTOS DIVERSOS.
    • WORD PARA RESUMO DAS PESQUISAS.
    • PAINT PARA ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS TRABALHADAS.
    • POWER POINT PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
    AVALIAÇÃO: CONTÍNUA DURANTE O PROCESSO DE REALIZAÇÃO, DESDE OS DEBATES ATÉ A FINALIZAÇÃO.
    GRASIELA: E.M.E.F. MARINA VON P. MELLI
    ROSEMEIRE: E.M.E.F. ALICE RABECHINI FERREIRA
    SIMONE: E.M.E.I.E.F. OSVALDO QUIRINO SIMÕES
    ADRIANA: E.M.E.F. QUINTINO BOCAIÚVA
    MIRIAN NOBRE E.M.E.F. MARECHAL BITTENCOURT
    ISIS : E.M.E.F. PROFº LAERTE JOSÉ DOS SANTOS.
    TELMA EMEF OSCAR PENNACINO
    TEREZA EMEF ESCULTOR VICTOR BRECHERET
    BRUNA EMEIEF JEANETE BEAUCHAMP

    ResponderExcluir
  13. PLANO DE AULA 5ºano
    1- Tema: Competência 8 - Autoconhecimento e autocuidado
    Competência 9 – Empatia e cooperação
    2- Objetivo: Cuidar de sua saúde física e emocional; fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro sem preconceitos de nenhuma natureza;
    3- Conteúdo: Trabalhar as competências da BNCC.
    4- Duração: 5 aulas
    5- Desenvolvimento:
    1º aula – Autobiografia
    Roda de conversa.
    Entrevista com os pais sobre sua história de vida.
    Sugestão Filme Touro Ferdinando
    2ºaula – Autobiografia
    Registro da entrevista no Word.
    3ºaula – Autocuidado
    https://www.youtube.com/watch?v=BBl5imKmcLs
    Roda de conversa sobre o vídeo
    4º aula – Empatia
    https://www.youtube.com/watch?v=ONdb717GhK4
    roda de conversa sobre o vídeo.
    Deixar como sugestão para o aluno assistir o Filme Extraordinário.
    5º aula – Cooperação
    https://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w
    Roda de conversa.
    Lista de como cooperar com os colegas dentro da escola e contribuir para um mundo melhor.
    Professoras:
    Andressa – EMEF – Terezinha Martins Pereira
    Andrea – EMEF Benedicto Wescheenfelder
    Fatima – EMEIEF – Messias Gonçalves da Silva
    Elaine – EMEIEF – Saad Bechara
    Raphaela – EMEF – Elio Aparecido da Silva
    Daniela – CEU – José Saramago
    Fabiane – EMEIEF – Valter de Oliveira Ferreira
    Adriana – EMEF – Tobias Barreto de Menezes
    Ana Paula – EMEIEF – Etiene Sales Campelo
    Samara – EMEIEF – João Euclydes Pereira

    ResponderExcluir